Fechando o cerco
Até o início do ano letivo de 2012, as escolas particulares terão de eliminar o impacto que causam no trânsito. À luz do Código Brasileiro de Trânsito, a responsabilidade de bancar a solução é do provocador do impacto e a Settrans está autorizada por Anderson a “fechar o cerco”. Colégios como o Marista Diocesano têm área suficiente para facilitar o embarque e desembarque de seus alunos com menor reflexo negativo no tráfego em suas imediações. Até agora a fiscalização tem sido complacente com os pais que buscam os filhos, a exemplo do que se vê à porta do Marista, em que placas de estacionamento proibido são literalmente desrespeitadas.
Macrodrenagem
E somente em dezembro de 2012 é que serão concluídas as obras da 1ª etapa da macrodrenagem das avenidas do centro da cidade, atualmente desenvolvidas em trechos da Leopoldino de Oliveira (entre a rua Cândida Mendonça Bilharinho e a avenida Santos Dumont) e Pedro Salomão/Santa Beatriz. Na segunda etapa, os serviços de construção de novo canal atingirão trechos também da Leopoldino e Guilherme Ferreira/Nelson Freire. Obras agora estão voltadas para a eliminação das frequentes inundações do centro da cidade.
Economia
Corte de despesas na Prefeitura chegou ao secretariado. Os carros que servem aos titulares de cada pasta instalada dentro do Centro Administrativo estarão inseridos na Central de Veículos. Isso significa que, enquanto não usado pelo secretário, o veículo poderá ser destinado a outra atividade. Houve corte no número de carros a serviço da Central. A preferência do uso será do secretário, desde que a serviço. As viagens estão restringidas àqueles que forem consideradas indispensáveis (coisas que não se resolve por telefone ou comunicação eletrônica).
Dívida ativa
Mais um lote de 15 mil multas de trânsito foi enviado pela Settrans à Secretaria da Fazenda. Todas elas serão inseridas na dívida ativa, o que sujeitará os responsáveis à inscrição em serviços de proteção ao crédito. Multas, a maioria de recursos analisados e indeferidos pela Jari, representam mais de R$ 200 mil e referem-se a um período de cinco anos. Mais uma evidência do grande número de veículos que circulam irregularmente pelas ruas de Uberaba, pois multa pendente impede a expedição do licenciamento, de porte obrigatório.
Gananciosos
Em postagem em seu mural no facebook, o vereador Tony Carlos rotula de “gananciosos” os donos da Piracicabana e Líder, empresas responsáveis pelo transporte coletivo em Uberaba. “Eles querem diminuir despesas para ganhar mais, buscam o enriquecimento e não a divisão de lucros com os trabalhadores” – sentencia, criticando a iminente demissão de trocadores, substituídos pela informatização do sistema, em que raramente haverá dinheiro vivo, mas apenas bilhete eletrônico como passagem. E mais uma vez sobrou para o Executivo, nas críticas do peemedebista que quer ser o candidato do partido a prefeito.
Sem ofensa
Não dá para acreditar que a Câmara tornasse realidade o boicote, sugerido por alguns de seus membros, à análise do orçamento municipal para 2012 como forma de pressionar o Executivo a liberar as emendas parlamentares. Isso soa a chantagem e foge ao perfil da Casa. O orçamento precisa, sim, é de estudos sérios e decisões inteligentes que levem ao seu aperfeiçoamento na busca de prestação de serviços públicos eficientes e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Não deve ser instrumento de barganhas de interesses pessoais.
Chácaras
Chácaras usadas para sediar festas com cobrança de ingressos terão de se regularizar na Prefeitura. A exigência já é prevista em lei municipal, mas vinha sendo sistematicamente ignorada. Com a decisão da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (COMOVEEC) de “fechar o cerco” às festas e shows realizados na clandestinidade, as atenções se voltaram para chácaras e repúblicas, tão irregulares quanto aos próprios eventos. No dia 1º de dezembro, a COMOVEEC decidirá novas regras para shows e festas.
Mototáxi
Ainda este ano estará divulgado o edital de licitação para a legalização de trezentos mototaxistas – num universo de mais de 900 pessoas que exploram o serviço irregularmente. Diz o secretário de Trânsito que os detalhes do edital estão sendo acertados com a Secretaria da Administração.
Preço definido
A permissão por vinte anos custará R$ 2 mil ao mototaxista selecionado, em valor fixo, e não mediante leilão. A cada renovação anual da licença serão cobrados mais R$ 150. A categoria precisará também de seguro de vida em grupo, beneficiando igualmente o passageiro. O credenciamento de motoboys e motofretistas ainda não tem normas definidas.
Uma e outras
O segundo Conselho Tutelar de Uberaba não terá homem. A disputa está entre sete mulheres, em eleição pelo voto popular programada para 11 de dezembro.// Última turma do TG/11, sob o comando do subtenente Melo, tem formatura programada para 6ª feira, 20h, no Colégio Nossa Senhora das Dores.// Cuide do corpo exercitando-se na Academia do Sansão (praça do Uberabão).// Advogado Leuces Teixeira fica mais experiente hoje.
"A amizade verdadeira não é cega, mas se enxerga defeito nos corações amigos, sabe amá-los e entendê-los mesmo assim”.