Sai CEF, entra BB
A partir de janeiro, os servidores municipais passarão a receber pelo Banco do Brasil. Perdedora da disputa pela folha da Prefeitura, depois de anos de domínio, a Caixa Econômica Federal tem até o final de fevereiro para desocupar as instalações que usa em anexo do Centro Administrativo. Até que isso ocorra, o BB atuará com uma agência móvel, passando para as instalações ainda ocupadas pela CEF a partir de então.
Bom negócio
Por um período de cinco anos, o Banco do Brasil pagará à Prefeitura R$ 22 milhões e cederá ao município alguns andares do prédio da Leopoldino de Oliveira. Local abrigará uma ou duas secretarias. O BB, a partir de janeiro, perde a folha de pagamentos do Estado, que migra para o Banco Itaú.
Números trágicos
Entre 31 de dezembro de 2020 e 26 de dezembro de 2021, o número de vítimas fatais da Covid-19 em Uberaba cresceu 478,33%, saltando de 240 no último dia do ano passado para 1 mil 388 no último fim de semana. Os meses mais críticos da pandemia ocorreram em 2021.
Contaminados
No mesmo período, os uberabenses contaminados passaram de 9 mil 944 para 46 mil 165. Um aumento de 364,24%.
Alívio
Se há 8 meses, a ocupação de leitos era altamente preocupante, o quadro é de alívio neste final de dezembro. Em 26 de abril, 93% dos leitos de UTI e 75% das enfermarias estavam com ocupados. Dia 26 agora, a ocupação não passava de 6,9%.
Redução
A queda é ainda mais expressiva se levada em consideração redução de 69% dos leitos de enfermaria, entre abril e dezembro, e de 46,62% de vagas em UTI disponibilizadas para pacientes de Covid-19.
Vazamento
Trabalho de cadastramento da rede de água e identificação dos pontos de vazamento consumirá trinta meses – na estimativa do presidente da Codau. E, segundo José Waldir, a eliminação das perdas de água precisará ser atacada também pelos futuros gestores.
Curto prazo
Recentemente, o presidente disse que a expectativa é reduzir 10% do vazamento de até 59% até o término deste mandato. “Três anos é curto prazo no saneamento” – frisou.
Dois detalhes
Primeir José Waldir foi indicação do vice-prefeito para a presidência da Codau. Moacyr Lopes o conheceu enquanto seu aluno no Colégio José Ferreira.
Projetos
O segundo detalhe também é contado por Moacyr: os projetos de saneamento apresentados recentemente para a Caixa Econômica Federal são de autoria do corpo técnico da autarquia.
Só verdade
Entre as inesperadas afirmações de vereadores nas últimas semanas está a de Fernando Mendes. Líder do Executivo, o evangélico disse, sem ter sido provocado, que não mente nem nos pequenos detalhes.
Nova CNH
A partir de junho a Carteira Nacional de Habilitação sofrerá algumas mudanças, inclusive no seu layout. As cores verde e amarelo serão predominantes no documento, que exibirá um quadro indicando que tipo de veículo o seu portador pode dirigir.
Categorias
Com a nova CNH surgem também novas categorias de condutores: A1, B1 e C1, dentre outras. Mas a resolução do Contran sobre a CNH não explica como isso funcionará. Outras portarias devem ser publicadas até maio, detalhando o que ainda está confuso.
Fome
Segundo o DataFolha, 37% das pessoas que ganham até dois salários mínimos e 39% das famílias que recebem o Auxílio Brasil sofrem com a falta de comida. O Nordeste é a região em que mais falta comida para alimentara família. No Sudeste, 23%.
Em Uberaba
Dados do IBGE sobre a renda do uberabense são do censo de 2010. E nele foi mostrado que 27,5% da população vivia com meio salário mínimo per capta. Esse pode ser o percentual que sobrevive em Uberaba com falta de comida.
Renda média
Há dois anos, o IBGE também divulgou que a renda média dos uberabenses era de 2,6 salários mínimos por mês. A cidade tinha, na mesma data, 30,4% da população ocupada.
Teje preso
Homem que se identificou como dono de clínica de recuperação de dependentes químicos às margens da BR-365 foi preso em Patos de Minas sob acusação de tráfico de drogas.
Suspeita
Ele atraiu a atenção de PMs ao entrar rapidamente para dentro de uma residência ao perceber que era observado. Os policiais foram atrás e, no imóvel, encontraram várias pessoas usando drogas.
Proliferaram
Na omissão do poder público, que pouco oferece como assistência, esse tipo de “clínica” proliferou, não apenas em Minas, mas também no interior de São Paulo. No desespero por socorro, famílias entregam os filhos a autênticas espeluncas, que nada oferecem de tratamento.
Limpeza
Nos últimos cinco anos, a então promotora da Saúde, Cláudia Marques, fez uma “limpeza” no setor em Uberaba, fechando clínicas e oferecendo ações contra vários proprietários.
Calamidade
Mesmo com os índices da Covid-19 considerados sob controle, dificilmente a Prefeitura tomará a iniciativa de estender o estado de calamidade pública que se encerra no dia 31. Deve esperar e acompanhar a manifestação do Estado.
Saudando 2022
Programação oficial do município para saudar a chegada de 2022 tem culto ecumênico às 17 horas de sexta-feira, na praça da Abadia. E, em seguida, uma apresentação da ótima Orquestra Municipal.
Vacinação
Em Uberlândia, apenas 7 mil 700 pessoas solicitaram reagendamento para a 2ª dose da vacina em um universo de 87,4 mil com o esquema de vacinação incompleto. Lá, cerca de 90% dos habitantes com mais de 12 anos tomaram as duas doses.
Lição
Nesta edição, mais uma aula do professor de Física Éber Chaban:
Chegou o verão.........
E este promete! Quando ainda era inverno o calor já era infernal!
Fora os meses de maio e junho, aqui em nossa terra, a temperatura máxima não oscila muito, fica sempre perto dos trinta graus. O problema é que, quando começam as chuvas, temos a impressão de que o calor fica bem pior.
Em situações de temperaturas mais elevadas, nosso sistema de resfriamento corporal (a sudorese) entra em ação. O suor em nossa pele passa por um processo chamado evaporação. É a passagem do estado líquido para o gasoso. Para evaporar, a água precisa obter energia (o vapor é um estado mais energético que o líquido) esta energia é retirada de nossa própria pele sob a forma de calor, nos resfriando. É assim que nosso corpo se mantém na temperatura ideal.
O Problema da época das chuvas, é que nosso desconforto é muito maior. Isto se deve à umidade relativa do ar. Nossa atmosfera tem uma capacidade limitada de reter vapor de água. Esta capacidade é medida pela umidade relativa. Quando chega a 100%, significa que a atmosfera não suporta mais vapor. A evaporação para de ocorrer. Nós suamos e o suor não evapora. Aí, no popular, a gente fica “mais suado que tampa de marmita”. A consequência é que não perdemos calor. A sensação não é nem um pouco agradável, a gente chama um dia assim de “abafado”. Se a umidade relativa está baixa, tempo seco, isto não acontece.
Ao olhar na previsão de tempo, para saber se o dia será mais ou menos agradável em termos de temperatura, não observe apenas as temperaturas máximas do dia, outro fator tremendamente importante é a umidade relativa do ar. Se estiver baixa, o calor será perfeitamente suportável, se estiver alta, prepare-se, vai ser um dia daqueles.