Leia nesta ediçã
- Contestada pela CEI, parceria da SMS com clínica teve custo zero
- Uberabense é impronunciado depois de dois anos preso em Campina Verde
- Juiz com Covid é transferido para BH
Sem despesa
Citada com ênfase como irregular pela CEI da Vacina, a parceria estabelecida entre a SMS e clínica, para a vacinação de idosos, não teve qualquer custo para a Prefeitura. A colaboração da empresa foi voluntária – esclarece a consultada Secretaria de Comunicação. A clínica bancou e transportou vacinadores até instituições.
Quem negociou?
Pergunta também feita à SeCom. “Inexiste registro documental na secretaria indicando quem teria feito as tratativas visando a parceria” – respondeu. A própria CEI não esclareceu isso, mas ouviu da ex-secretária-adjunta Fabiana Prado, que, ao saber de parceria não formalizada, determinou o seu encerramento por falta de embasamento legal.
Sindicância
Mesmo com processo administrativo já publicado, tendo como alvo enfermeira da Central de Vacina, a Prefeitura não pretende informar se a sindicância que levou ao PAD aponta outros servidores de carreira. Alega que os autos são sigilosos.
Sob apuração
Sindicância e PAD resultaram da vacinação em 29 de março de algumas pessoas que não estavam na faixa etária alvo. E visam a apuração de responsabilidades, com a citação até agora apenas da enfermeira.
Nada fácil
Vereadores, seus integrantes, estão encontrando dificuldades para fechar as CEIs da FUNEPU e da Fundação Cultural. E pedem prorrogação de prazo.
Sem vazamento
Há sinais de que não foram comprovadas as irregularidades que deram início às investigações, uma das quais, a da FCU, apurada e arquivada pelo MP.
Aposentadoria
Promotora Cláudia Freddo Marques, coordenadora regional das Promotorias da Saúde, está se aposentando. O dia “D” será no início de julho.
Sem titular
Desde que Cláudia deixou a Curadoria da Saúde, ficando apenas com a coordenadoria, Uberaba está sem titular na promotoria especializada por decisão da PGJ.
À palmatória
Até o líder do Executivo no Legislativo admite: houve erros no processo de vacinação. Caio Godoi diz em nota que os responsáveis “já estão sendo responsabilizados”.
Quem?
Perguntando quais, ele não respondeu à mensagem. O único nome até agora exposto pelo Executivo foi o da enfermeira da Central de Vacinas.
Teje solto!
Acolhendo recurso do advogado Vitor Rachid, o Tribunal de Justiça determinou à Justiça em Campina Verde que ponha em liberdade uberabense preso há dois anos.
Impronunciado
Preso em Uberaba por causa de uma nota fiscal no seu nome, relativa à compra de ferramentas apreendidas em carro suspeito naquela cidade, ele foi acusado de tentativas de homicídio.
Assaltantes
Em junho de 2018, policiais de Campina Verde suspeitaram de um veículo e tentaram abordar os quatro ocupantes.
Disparos
Na tentativa de fuga, diz a denúncia, os suspeitos de se prepararem para assaltar banco, dispararam contra os policiais, e depois cairam em um barranco.
Apenas um
Um deles, também de Uberaba, ficou preso no carro e os demais fugiram.
O crime
O que ficou preso no carro e o de nome constante em nota fiscal (sem comprovação de estar presente) foram os únicos identificados e acusados de tentativa de homicídio, ambos impronunciados por decisão da Corte.
Nada de greve
Não procedem os rumores sobre os preparativos de uma greve no transporte coletivo – garantem as empresas que operam o sistema.
No sufoco
Mas, elas admitem estar no “sufoco” com a queda de receita e a falta de uma decisão da Prefeitura sobre o valor da passagem, congelado há 2 anos e meio.
Prejuízo
Os prejuízos operacionais do sistema superam R$ 24 milhões.
Lotado
Sem resposta a pedido de autorização para ativar novos leitos na UPA São Benedito, a FUNEPU vê aumentar a instalação de pacientes nos corredores das unidades.
Aguardando
Na manhã desta 2ª feira, dezessete pacientes inseridos no SisReg aguardavam manifestação e quatro esperavam autorização para ser levados ao Hospital de Clínicas.
Avaliação
Outros vinte e dois pacientes seriam submetidos a Ultrassonagrafia e tomografia, para avaliação, ou aguardavam o resultado de exames já feitos.
Pode apostar
Se Anderson Adauto declarou ao Pingo do J que marchará com Lula na eleição do ano que vem, pode escrever que o ex-presidente será o candidato do PT.
Proximidade
O ex-ministro é um dos mineiros mais próximos de Lula, desde a primeira eleição do petista, quando foi o autor da “costura” que pôs José Alencar na chapa.
Faixa etária
Secretaria da Saúde prevê para a semana que vem o início da vacinação para as pessoas da faixa etária dos 50 anos.
Servidor trabalhando em equipamentos de proteção
Sem proteção
Servidores da área operacional da Prefeitura estão trabalhando sem nenhum equipamentos de proteção – denuncia o sindicato da categoria.
Massa asfáltica
Situação dos que trabalham ao sol com lama asfáltica, encontrados de tênis, sem uniforme e sem luvas.
O culpado
Presidente Martinho Pereira diz reclamar providências há tempos, ouvindo que a carência de equipamentos resultava da falta de processo licitatório para a compra.
Trabalhão
Comissão Processante da Vacina terá muito trabalho pela frente, pois precisará aprofundar investigação sobre cada ponto suspeito apontado pela CEI.
Exoneração
Entre esses pontos, a fala de ex-diretora indicando ter pedido exoneração do cargo porque chefe (nominalmente citada) parecia não queria organizar a vacinação.
Breque
E, segundo ela, muitos vacinados irregularmente teriam sido evitados se a SMS tivesse recorrido, em março, ao programa de cadastramento feito pela CODIUB.
Favorecimento
Outro ex-diretor disse ter relatado em reunião situações de favorecimento pontual e que isso precisava ser estancado para evitar problemas de ordem jurídica.
Transferido
Paciente Covid-19, o juiz Nilson de Pádua Ribeiro foi transferido para BH na manhã de domingo, revela fonte do hospital em que ele estava em Uberaba.