Impressionam os crimes sexuais praticados contra vulneráveis em Uberaba. E os números são crescentes. Nos últimos dois anos (2020 e 2021) a prática criminosa aumentou 29 por cento e, mantida a tendência do 1º trimestre de 2022, será ainda maior este ano. Os casos registrados pelo Conselho Tutelar saltaram de 226 em 2020 para 292 em 2021.
Principais vítimas
As crianças de até 11 anos são maioria entre as vítimas da violência sexual nas suas mais diferentes formas. Elas representaram 54,86% dos abusados em 2020 e 63,01% no ano passado. As mulheres formam o maior contingente de vítimas, mas são igualmente impressionantes os números de meninos sexualmente abusados. Em 2021 foram 195 os menores do sexo feminino e outros 81 do sexo masculino.
Reflexões
Na terça-feira, uma live será realizada das 18h30 às 20h pelo canal do Youtube Conecta Educa com o objetivo de levar os uberabenses a ma reflexão sobre a violência sexual contra vulneráveis. Muitos casos têm um parente próximo, e até o pai, como abusadores. Da conversa participarão a gerente do CREAS da Seds, Luciana de Melo Andrade, e as conselheiras tutelares Fernanda Mendes Salatiel e Elci Maria de Jesus.
Covid-19
Nos últimos cinco dias, mais 1 mil 87 uberabenses foram contaminados pela Covid-19. O dia de maior número foi exatamente esta 4ª feira com 427 registros. Os casos ativos agora são 2 mil 625. No site da Prefeitura, a doença deixou de ter acesso na primeira página para ter dados inseridos no contexto do Portal da Transparência.
Sepulturas
Secretaria de Serviços Urbanos concluiu a fase de fotografar as sepulturas dos cemitérios municipais para identificar aquelas que possam ser consideradas abandonadas pelas famílias.
Uma a uma
Secretário Pedro Arduíni diz que a próxima fase é a de análise de cada uma das fotografias por um grupo técnico de servidores. Separadas aquelas enquadradas como abandonadas, o próximo passo ainda está por ser decidido.
Descartada
A desapropriação de sepulturas já foi descartada por Elisa em conversa com a coluna a respeito do levantamento que seria feito, desautorizando qualquer outra fala sobre isso.
LDO 2023
Previsão de crescimento do orçamento de Uberaba para 2023 é de 3,3%, índice abaixo da inflação já acumulada nos cinco primeiros meses de 2022. Mas, segundo o secretário de Orçamento, Jorge Macedo, a decisão não é por “amadorismo”, mas sim por “conservadorismo”.
Tributos
Ainda de acordo com o secretário, que expôs o pré-projeto da LDO em audiência pública, o aumento do orçamento não se alicerça em correção de tributos, mas na busca por outras fontes de financiamento para a execução de obras e prestação de serviços.
Solidez
Jorge assegurou que, este ano, a execução do orçamento ocorre rigorosamente dentro do que suporta a receita, atestando a solidez econômica do município, que aponta como fator de atração de investimentos privados.
Vazio
Apesar do auditório vazio e de pouquíssimas perguntas pela Internet (dez), nem tudo foram flores na apresentação da peça orçamentária de 2023. O ativista do SUS Jurandir Ferreira cobrou a submissão ao Conselho Municipal de Saúde dos recursos para o segmento.
Inadmissível
Para Jurandir é inadmissível que o PL da LDO vá ao Legislativo sem que a aplicação desses recursos passe pela aprovação do Conselho, em fase de reorganização depois de quase dois anos praticamente esquecido. “O Conselho faz controle social previsto em lei” – frisou.
Autores
As representações ao MP e ao comando da PM contra o que consideram desrespeito às prerrogativas da advogada Monalisa Oliveira Santos foram assinadas pelo presidente da 14ª Subseção Eduardo Jardim e diretor de Prerrogativas da OAB/Minas Ércio Quaresma.
Acionamento
Empresa que fez a revitalização da praça da Mogiana deve ser acionada pela Secretaria de Serviços Urbanos por recomendação do vice Moacyr Lopes. Muito do que foi feito e entregue recentemente já está deteriorado.
Sem sequelas
O atraso no repasse de emendas parlamentares pela Secretaria de Saúde parece não ter deixado sequelas nas relações com o Hospital “Hélio Angotti”. Felipe Rocha, superintendente do hospital, elogia a “política de construção do secretário Sétimo Bóscolo”.
Como assim?
Em fevereiro, a SMS protocolou no “Hélio Angotti” uma proposta de encontro de contas, mas permanece sem resposta. Pelo menos foi o que disse a secretária-adjunta Valdilene Rocha em audiência pública da Assembléia, esta semana.
EAD na UFTM
Também a UFTM adere à oferta de curso superior à distância, iniciando pela Pedagogia. A aprovação da minuta do edital do processo seletivo para o ingresso deve acontecer em reunião do Conselho Universitário, convocado para 2ª feira pelo reitor Luiz Fernando.
Medalha
Delegado regional de Uberaba recebeu nesta 4ª feira, em Belo Horizonte, medalha comemorativa dos 100 anos do DETRAN. Rodolfo Rosa Domingos credita a honraria ao trabalho dos servidores das Ciretrans da sua área.
Insegurança
Remodelação da rotatória da praça Vicentino Rodrigues da Cunha criou alguns pontos de insegurança para motoristas e ciclistas, e até para pedestres com a falta de iluminação no seu interior. E ainda há um canteiro pintado de preto.
Olho de gato
Nesta 4ª feira, a SDS preparava ofício a ser enviado à ABCZ, que bancou a obra, pedindo a adoção de medidas para eliminar as situações de insegurança. A ABCZ havia dito que o canteiro preto ganharia olhos de gato, o que divide a opinião de técnicos como solução.
Vai resolver
Presidente Rivaldo Machado Borges diz também se preocupar com a segurança das pessoas, e o atestado disso foi uma Expozebu sem incidentes. Ao receber o ofício da SDS, cuidará do saneamento do que for necessário.
Bateram o pé
Permissionários não admitem deixar o Mercado Municipal pelo período necessário às obras de reforma daquele espaço. Além disso, querem conhecer detalhes do projeto a ser executado.
Desinteresse
Até a tarde desta quarta-feira, apenas dezenove pessoas fizeram inscrição para participar da audiência pública sobre o Plano Diretor, programada para o dia 30. Desinteresse manifestado também na discussão da LDO.
Condomínios
Está consolidada a proposta de permissão para a criação de condomínios de caráter social na macrozona de transição urbana.