FALANDO SÉRIO

Críticas de quem entende

juiz criminal Ricardo Motta sentencia que o Estado precisa ser mais objetivo na...

Wellington Cardoso
Publicado em 10/08/2012 às 10:17Atualizado em 19/12/2022 às 18:00
Compartilhar

Críticas de quem entende

Enquanto as autoridades lá de cima rodam piorra e não chegam a lugar algum, quem está mais próximo do povo sabe que o sistema de segurança pública está capenga. O juiz criminal Ricardo Motta sentencia que o Estado precisa ser mais objetivo na apuração de crimes, deixando de produzir uma enxurrada de inquéritos, transformados depois em processos, que prescrevem nas mãos do Judiciário. “Seja pelo excesso de demanda ou por causa de juízes que não trabalham” – frisou, certo de uma coisa: “Há algo errado”.

Incoerência

Já o promotor Eduardo Pimentel considera incoerência o que se verifica em Uberaba: idêntico número (3) de Varas de Família e Criminais. “Quando se resolve um divórcio em 30 dias, isso interessa apenas às partes, enquanto as ações criminais, de interesse coletivo, se arrastam anos a fio” – sentenciou, lembrando a população e a criminalidade crescentes. Entre os atentos ouvintes de Motta e Pimentel, o secretário de Estado de Defesa Social e os chefes das Polícias Civil e Militar em Minas.

Na bronca

Conselheiro Silvânio Bibiano se diz indignado com o que considera descaso do cerimonial da inauguração da UPA/3, na última sexta-feira, com a presença do ministro Alexandre Padilha. O Conselho Municipal de Saúde foi simplesmente ignorado. Da assessoria de Comunicação da Prefeitura vem a explicação de que o cerimonial foi conduzido pelo próprio Ministério da Saúde, o que pode ter acarretado o incidente.

Isso não é bom

Em Uberaba, presos têm sido beneficiados com saídas temporárias e progressão de regime sem qualquer avaliação psiquiátrica, mas parece que ninguém está preocupado com isso. Fala-se muito em ressocialização de condenados (sem nenhuma avaliação real dos resultados dos programas com esse objetivo) e pouco das garantias que a sociedade precisa ter de que a lei é cumprida também pelo Estado, o que nem sempre acontece.

Ainda em pauta

Delegado Alexandre Oliveira passou os últimos quatro dias em Uberaba, dando prosseguimento às investigações do assassinato ainda não desvendado do empresário Antônio Stacciarini. Integrante dos quadros do Departamento de Homicídios da Polícia Civil, em Belo Horizonte, o policial retornou ontem à capital e, na próxima semana, estará de volta. Nada vazou sobre os trabalhos desta semana. Em sua última conversa com o JM, Alexandre disse não ter dúvida de que o assassino era pessoa do convívio de Stacciarini.

Também quero

A Polícia Civil quer rever o convênio que a coloca como Polícia Judiciária no processo eleitoral, que é de responsabilidade da União e, consequentemente, da Polícia Federal. Sem falar em dinheiro, o chefão da PC em Minas deixa claro que as regras do convênio precisam ser revistas. Na prática, somente os policiais civis e militares participam “de graça” das eleições. Promotores e juízes estaduais – a serviço da União – têm remuneração extra.

Impugnado

Tribunal Regional Eleitoral manteve a impugnação da candidatura do ex-prefeito Gumercindo Mazeto, candidato em Conquista por uma coligação de nove partidos, incluídos PMDB, DEM, PSDB e PDT. Mazeto tem inelegibilidade decretada pelo Tribunal de Justiça por ter deixado de repassar recursos para a Câmara de Vereadores, enquanto prefeito.

Vetados

Candidato a prefeito de pretender usar a imagem de diretores do Hospital “Dr. Hélio Angotti” em sua campanha pode tirar o cavalinho da chuva. Délcio Scandiuzzi e seus diretores foram aconselhados por sua assessoria jurídica e ficaram longe dos microfones e dos holofotes políticos. E por um motivo simples: o hospital recebe recursos públicos.

Continua de fora

Em decisão monocrática, o Tribunal Regional Eleitoral manteve ontem o PSD de fora da minúscula coligação de sustentação da candidatura de Lerin. Ainda hoje, o PSD – de Marcos Montes – formalizará novo recurso, pleiteando julgamento colegiado. Sem nenhum candidato a vereador, a importância do PSD para Lerin está restrita ao seu tempo no horário eleitoral: 1 minuto e 56 segundos. O próprio PSB tem apenas 1’19”.

Vai recorrer

Anderson anunciou ontem mesmo, dia da condenação, que recorrerá da decisão do Tribunal de Justiça. Não apenas ele, mas também o secretário Rômulo Figueiredo e a diretora de departamento Lázara Abadia irão ao Superior Tribunal de Justiça. Prefeito ficou surpreso com a condenação. A notícia completa do julgamento desta quinta- feira no TJ está nesta edição do JM.

Dois pesos

Na comarca de Bom Sucesso (MG), o promotor eleitoral Edson Rende emitiu recomendação para prefeitos, presidentes de Câmaras e diretores de escolas públicas para que não permitam nos estacionamentos dos órgãos oficiais a presença de veículos com adesivos e outros tipos de propaganda política. Em Uberaba, inexiste qualquer movimentação do MP neste sentido.

Uma e outras

Mesmo já liberados para fazer campanha, Luizinho do Doca e Reinaldo Sebastião, de Veríssimo, continuam figurando como “indeferidos” no site do TRE.// Campanha de Adelmo está anunciando outra visita a Uberaba do ministro Alexandre Padilha, da Saúde. Será amanhã, no Sírio, para debater com populares o programa de governo do petista para a área de saúde.// Começa hoje, no Vera Cruz, mais um Congresso Espírita de Uberaba.

"Muitas vezes encontramos o nosso destino por caminhos que enveredamos para o evitar."

(Jean de La Fontaine)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por