O sim
Ex-presidente do Sindicato dos Bancários e ex-secretário do Agronegócio, Danilo Siqueira já se posiciona como pré-candidato a prefeito pelo PT.
Resgate
Em mensagem escrita dirigida aos petistas reunidos no último sábado, ele prega o engajamento de todos em ações de resgate à imagem do partido.
Lula
Relembrando bandeiras e luta e avanços do governo petista, Danilo mostra que Lula ainda é o centro da esquerda e o considera vítima de prisão sem provas.
Fuga
E menciona a perda de filiados nos últimos anos, citando entre os motivos medo, avaliação de que “estávamos acabados”, vergonha ou procura de outros campos de luta.
Peso pesado
Danilo Siqueira deve se cacifar internamente para ser o candidato do PT, pois tem o apoio de expressivo grupo petista local e das executivas Nacional e Estadual.
Ainda o 2º
Apesar dos tropeços no início da temporada, o tenista uberabense João Menezes continua o segundo do país no ranking mundial.
Ranking
Na classificação da ATP divulgada ontem, João caiu do 186º para o 188º lugar, superado apenas por Thiago Monteiro, que desceu três posições e está em 89º.
Olimpíada
Continua na conta do “quase impossível” o uberabense não disputar a Olimpíada do Japão. Ele está 112 posições à frente da pontuação que o desclassificaria (300º).
Publicado
Já consta em Boletim Geral da PM ato do Comando Geral designando o recém-promovido tenente-coronel Anderson Clayton para a Chefia do Estado-Maior da 5ª RPM.
Histórico
Ex-diretor do Colégio Tiradentes e ex-subcomandante do 4º Batalhão, o oficial, que é “prata da casa”, tem extensa folha de serviços prestados a Uberaba e região.
Na Justiça
Nas duas últimas semanas, a troca de comando no Triângulo Sul chegou ao Judiciário, acionado por oficiais desejosos em permanecer na ativa e em Uberaba.
“Veteranos”
Por decisão do comandante-geral, coronel Giovanne Gomes, a PM mineira adota uma série de medidas de reconhecimento e valorização aos “veteranos”.
Fato novo
Em toda e qualquer cerimônia da PM deverá ser anunciado nome do “veterano” mais antigo presente e a ele rendidas homenagens, como ocorreu na última 6ª-feira.
Substituição
No âmbito da própria corporação, os aposentados não são mais identificados como “da reserva” ou “reformados”, mas como “veteranos”.
Recusado
A eventual tentativa de retorno do ex-presidente Josimar Rocha ao PT, que ele trocou pelo PV em 2016, foi recusada preventivamente pelo comando petista.
Internet
A possibilidade de uma filiação via internet, em procedimento que tem apenas sete dias para contestação, antecipou a resolução editada ontem.
Sinalização
A decisão deixa claro que ele teria sérias dificuldades em ser aceito. Ela foi tomada pelo diretório por 24 votos a um.
Reprovável
Na resolução são listados comportamentos que põem Josimar na berlinda como a filiação em massa para alicerçar eleição para presidente em 2013.
Centenas
Segundo a resolução, ele teria filiado duzentos moradores do Estrela da Vitória (então tido como reduto petista) e “engavetado” as fichas de cinquenta funcionários da ECT.
Afronta
O ex-presidente é também acusado de afrontar decisões em todos os níveis do PT ao coligar o partido com o PV na eleição municipal de 2016.
Outro rumo
Na ocasião, o que o PT estadual queria era uma coligação em que fosse cabeça de chapa candidato apoiado por Anderson Adauto.
Sem saber
À coluna, Josimar disse não conhecer a resolução. “O que sei é que tenho vários convites para voltar e ainda não tomei uma decisão” – afirmou.
Compromisso
E acrescentou que seus compromisso e foco no momento são com o PDT, visando a eleição de pelo menos dois vereadores em outubro e o fortalecimento de Ciro Gomes.
Não procurou
Na mensagem, Josimar deixa entender que não está tentando se filiar no PT, que “precisa melhorar a sua conduta”, para o que acredita na nova direção.
Pelo poder
Renúncia do presidente da Funepu, José Eduardo Félix, seria consequência de disputa pelo poder na fundação.
Internações
As doenças circulatórias (472) foram as que mais mataram em Uberaba no ano passado, mas as que mais provocaram internações hospitalares foram as neoplasias (1.772).
Terceiro
As doenças cardiovasculares (1.628) ficaram em terceiro lugar em número de internações, superadas também pelas doenças do aparelho respiratório (1.588).
Rins, bexiga
Outras doenças que também provocaram muitas internações em 2019 foram as do aparelho geniturinário (rins, bexiga, órgãos genitais masculinos e femininos, entre outros).