De olho na Prefeitura em 2012, os “tucanos” buscam a reorganização em Uberaba. E isso inclui até mesmo a reaproximação entre companheiros que se tornaram rivais por desentendimentos de campanha em que formaram dobradinha. O sábado foi movimentado. Primeiro, Nárcio Rodrigues se reuniu com o presidente da Comissão Provisória do PSDB, Luiz Cláudio Campos, da ala Fahim. Mais tarde, tendo o jornalista Chico Marcos como anfitrião, a conversa foi com o próprio Fahim, acompanhada pelo, também, deputado estadual José Maia (Itapagipe).
Mais fácil. Raciocinando com a lógica “tucana”, a sucessão de Anderson será, em tese, mais fácil que os pleitos de 2004 e 2008, quando o candidato a ser batido foi o ex-ministro. A oposição não acredita em grandes dificuldades para bater qualquer um dos atuais secretários municipais, nem no surgimento de uma nova liderança em três anos. Uma reaproximação entre Nárcio e Fahim também tiraria de Marcos Montes (DEM) as possibilidades de formar base de sustentação política maior que a dos “tucanos” para 2012.
Palco impressiona. Ao próprio pastor Silas Malafaia, Anderson não escondeu o quanto ficou impressionado com a estrutura montada no “Uberabão” para os três dias de cruzada evangélica: “Em toda a minha carreira (política) nunca fiz comício em cima de um palco como esse”. Acostumado com o mundo político, que conhece pelo lado de dentro, Silas não se sentiu ofendido. Achou graça da brincadeira.
Santos para capela. Passando pelos detalhes finais de sua reforma, a Capela São Sebastião, na praça Magalhães Pinto, vai precisar de imagens (santos e santas), pois será um espaço católico, com padre para ela já designado por dom Aloísio Roque Oppermann. Quem cuidará do rebanho militar uberabense (tropas da PM, Corpo de Bombeiros e TG) será monsenhor Levi Marques.
Inversão de valores. Release distribuído pela assessoria de Paulo Piau minimiza a importância de seu projeto visando a garantia de verbas para a prevenção às drogas e tratamento de dependentes químicos, na medida em que ressalta – em primeiro lugar – a “aprovação” da iniciativa por ex-BBB. O texto começa dizendo que psiquiatra Marcelo Arantes apoia a medida.
Sigilo. Revestido de absoluto sigilo, o local em que deve ocorrer, hoje, o encontro do sociólogo Carlos Martins com agentes da ABIN, PM e deputado Aelton de Freitas. Em pauta, a denúncia de Martins sobre a existência de um esquema de escutas clandestinas em Uberaba, do qual uma das vítimas seria o parlamentar.
Imagine! Se o vestibular do fim de semana na Uniube apresentava apenas 1,15 candidato por vaga para o Curso de Jornalismo, imagine como será daqui pra frente com o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão.
Para baixo. Com o surgimento e a rápida expansão dos cursos superiores a distância é visível a evasão de candidatos aos cursos presenciais. Relação vagas/vestibulandos da Uniube mostra que, dos trinta e sete cursos oferecidos no fim de semana, somente dezesseis têm duas ou mais pessoas na disputa (o recorde é do Curso de Medicina com 21,60 candidatos por vaga, apesar da mensalidade de mais de R$ 3 mil). Outros nove estão com um candidato (e fração na maioria) por vaga, enquanto para outros doze existem mais vagas que interessados, inclusive no campus de Uberlândia Indignação. Com escritório em Uberlândia, o advogado José Carlos de Oliveira Campos diz, por e-mail, não engolir as explicações do deputado Nárcio Rodrigues sobre a importância da Adabrec, o escritório de captação de recursos para prefeituras que já tiveram sede em Uberaba e agora estão em Frutal. Segundo ele, as verbas destinadas a prefeituras da região, foram canalizadas pelo parlamentar, o que está errado.
Via direta. Afirma José Carlos que “não elegemos deputados para destinar verbas para prefeituras via Oscip, mas, sim, por emendas. Se um deputado não tem a dignidade de destinar verbas no orçamento com respeito, ética, ele não merece ocupar o cargo” – frisa o advogado.Para ele, o uso da Oscip, no caso, não merece elogios.
Impecável. Evangélicos deram exemplos a serem seguidos com a cruzada do fim de semana. Milhares de pessoas fizeram um espetáculo bonito sem incomodar vizinhos do “Uberabão”, respeitados em seu direito ao descanso, e sem incidentes.
Processos. A amigos, o sargento Reinaldo, ex-comandante do pelotão da PM em Delta, tem confidenciado aguardar com tranquilidade o desenrolar das apurações a que está submetido em Uberaba por corrupção. Um dos procedimentos ele afirma ter motivação política e o outro é resultado de “confusão” dos denunciantes, pois sequer trabalhava em Delta na época do ocorrido. Reinaldo foi transferido há tempos para Iturama, mas manteve a família morando em Delta, onde disputou cadeira na Câmara de Vereadores em 2008, sem sucesso.
Gozado. Em seu pronunciamento/desabafo, há uma semana, quando a Câmara decidiu conservar o mandato de Jorge Ferreira, o petista José Severino fez uma grave denúncia da tribuna. Disse, de forma não muito clara, ter sido procurado por empresário interessado no desfecho do trabalho da Comissão Procedente, mas não detalhou como foi essa abordagem. Na Casa, ninguém se interessou por esclarecimentos até hoje.
Advogado. Novo coordenador-geral do Procon, Sebastião Severino, está entre os bacharéis em Direito recém-aprovados no Exame de Ordem da OAB. Ele merece!
Expansão. Sob o comando de José Saad Duailib, a Band/Uberaba já atingiu 50% da sua meta de expansão no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e se prepara para colocar seu jornalismo no ar.
“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo”.