FALANDO SÉRIO

De olho no Rio Grande, Codau põe supervisão das obras em concorrência

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 08/08/2025 às 21:37Atualizado em 09/08/2025 às 18:44
Compartilhar

 (Foto/Arquivo)

Começa a sair do prolongado planejamento e produção de projetos a captação de água no Rio Grande. A Codau lançou nesta 6ª feira o aviso de concorrência eletrônica internacional para a contratação da empresa que fará a supervisão técnica, ambiental e social das obras do Programa Desenvolve Uberaba. 

Propostas
A apresentação de propostas pelas empresas interessadas terá início na segunda-feira e se estenderá até o dia 29 de setembro. A seleção da empresa especializada será por técnica e preço. O edital está publicado no Porta Voz e também no Diário Oficial da União

Custo estimado
Ainda na noite desta sexta-feira, Rui Ramos disse à coluna que o conjunto de obras voltadas para o abastecimento de água ficará em cerca de R$ 379 milhões.

Alta tensão
Desentendimento entre um Guarda Civil e um dos seus superiores hierárquicos na Secreteria de Defesa Social foi parar na Ouvidoria da Controladoria Geral do Município. Cada um deles, separados por outro Guarda Civil, narrou a sua versão do ocorrido. A discussão foi registrada em boletim da ocorrência da GCM.

Culpa de quem?
No BO endereçado ao delegado de plantão na quinta-feira foi narrado que a discussão resultou do fato de até agora os Guardas Civis não terem recebido a progressão (uma forma de valorização profissional). 

Apuração
A cobrança foi feita pelo GM, que sugeriu à  subcomandante da GCM a produção de expediente pedindo a apuração de responsabilidades pelo atraso de vários meses. E ao ouvir de outro superior que a culpa era da própria Guarda, o servidor se irritou e se retirou da sala em que estavam reunidos.

Esquentou
Quando descia as escadas, o guarda ouviu o seu superior dizer “quero ver você falar comigo assim quanto estivermos sozinhos”. Ao retornar à sala, os dois ficaram “cara a cara” – a poucos centímetros -, ouvindo-se novamente o superior reafirmar “grita comigo de novo para você ver”.

Diabetes
A interdição cautelar de medidor de glicose OK PRO pela ANVISA pegou a Secretaria de Saúde de surpresa, motivando a suspensão do fornecimento do produto aos diabéticos uberabenses até que um novo processo de compra esteja concluído. Os testes de qualidade a que foram subsmetidos as fitas OK PRO não foram bons, resultando na decisão da Agência Nacional.

Só boato
Nesta 6ª feira alguns diabéticos externaram preocupação com os rumores de que a nova compra pela SMS seria para o abastecimento exclusivo das unidades de saúde. E isso foi desmentido pela assessoria de Imprensa da secretaria, assegurando que os pacientes também receberão o produto de acordo com as suas necessidades.

Vai mal
Quando se trata de educação, saúde e proteção à primeira infância – crianças de até 6 anos -, Uberaba está entre os piores municípios de Minas Gerais, segundo o Tribunal de Contas do Estado. O estudo feito pela Corte, com base em dados oficiais, resultou em índices que causam desconforto à maioria das prefeituras.

Grupos
Os dados de cada município foram coletados em diversas fontes disponíveis e confiáveis como DATASUS, SISVAN e Censo Escolar. Feita a análise, os 853 municípios mineiros foram divididos em quatro diferentes grupos com base nos resultados.

Baixo desempenho
Uberaba ficou com índice abaixo de 37,5 – média das três áreas analisadas, e classificada no Grupo Baixo (de cor laranja no relatório), entre as dezesseis piores de Minas Gerais. Os índices dos municípios enquadrados nesse grupo “indicam necessidade de melhorias significativas em educação, saúde e proteção (à criança)” – de acordo com o diagnóstico.

Foi melhor
Dos três principais indicadores usados pelo Tribunal de Contas, o de melhor índice em Uberaba foi a educação com 41,80994877. Mas a saúde ficou com 29,45913814 e a proteção com 35,56441858, puxando para baixo a média: 35,61116856. Entre os dezesseis piores, nove ficaram à frente de Uberaba.,

Sem punição
Não há previsão legal de aplicação de penalidade nesses municípios. O objetivo do TCE é oferecer às Prefeituras diagnósticos que possam levar a um melhor planejamento e execução dos serviços prestados à primeira infância.

Reação contra
Um grupo de alunos da UFTM está se organizando para barrar a entrada de Aleida Guevara nas instalações da universidade, o que está programado para segunda-feira. Tem gente trabalhando para que isso não aconteça. “Não é democracia, mas posicionamento partidário” – entendem os “bombeiros”.

Descontração
Instalação da Vara da Violência Doméstica e Familiar e da 2ª Vara Criminal trouxe a cúpula do Tribunal de Justiça a Uberaba nesta 6ª feira. Cerimônia marcada por vários momentos de descontração, arrancando risadas do público que lotou o salão do Tribunal do Júri. Até o presidente da Corte entrou no clima.

Presenteado
Desembargador Luiz Carlos de Azevedo ganhou de presente uma camisa do Flamengo, e ninguém da mesa ousou lembrá-lo da desclassificação da Copa do Brasil pelos pés do Atlético Mineiro. Elisa foi no embalo e, na sua fala, deixou a paixão futebolística falar mais alto: “uma vez Flamengo, sempre Flamengo” – disse ela.

Quem contesta?
O presidente do TJ também fez uma defesa ao Judiciário. Segundo ele, em nenhum outro País o Judiciário trabalha tanto quanto no Brasil.

Sentimental
Já o corregedor-geral fez questão de dizer aos presentes ter morado em Uberaba e estudado nos Colégios Tiradentes e “Zezão”. O desembargador Estevão Luchesi de Carvalho é filho do coronel Mário de Assis Carvalho, comandante do 4ª Batalhão da PM entre 1978 e 1981. Um homem correto e humano.

Comemorando
Na fala do juiz Fabiano Veronez, que será o primeiro a comandar a Vara da Violência Doméstica e Familiar, um dado a ser comemorado: nenhuma mulher assistida pela rede de proteção e assistência perdeu a vida em Uberaba. Fato celebrado também por Elisa em seu pronunciamento.

Não é verdade
Assessoria e o próprio Rui Ramos negaram que o presidente da Codau tivesse ido “dar uma volta no shopping (Praça)” para não receber Túlio Micheli, nesta 6ª feira. 

Foi recebido
A verdade, disse o presidente da autarquia, é que soube do agendamento da visita, via SeGov, momentos antes de sair da empresa para uma consulta médica já marcada. Mas o vereador foi recebido pela diretoras Morena e Cristiane e pelo jurídico Júlio Grimaldi.

Sem agenda
Rui também assegurou receber vereador mesmo sem agenda marcada, desde que esteja na Codau. “Já saí de reunião interna para fazer isso” – assegurou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por