Leishmaniose, o novo desafio
“O grande problema de saúde animal e humana daqui para frente pode ser a leishmaniose” – disse à promotora Cláudia Marques a veterinária Roberta Lacerda, em recente reunião no Ministério Público. Cinco casos da doença em treze cães sob investigação já foram confirmados em Uberaba desde dezembro do ano passado. O que mais dificulta a rápida constatação da contaminação é que a doença pode ser assintomática nos animais. Superintendência Regional de Saúde e Departamento de Zoonoses da Prefeitura somam ações para o seu combate.
Focos do transmissor
Dados citados à promotora – o que pode ter aumentado as preocupações de Cláudia Marques com a guarda de animais – indicam a descoberta de focos do mosquito vetor da leishmaniose na Univerdecidade e no Recreio dos Bandeirantes. Um exame em massa de animais poderia levar à constatação de situação endêmica – de acordo com técnicos da área. Não há registros da doença em humanos, em Uberaba, mas a presença do mosquito vetor e de animais contaminados acende luz de alerta.
Castração
População canina de Uberaba poderia ser muito maior. Nos últimos três anos quase oitocentos animais (principalmente fêmeas) foram castrados pela Prefeitura. Os números certamente são ainda maiores se somados os dados das clínicas particulares.
Impunidade
“Estamos virando reféns dos bandidos.” A frase, ouvida ontem na Câmara de Vereadores, não partiu de um simples mortal, mas do comandante regional da PM. Coronel Laércio voltou a criticar a legislação, dizendo que a PM continua “enxugando gelo”.
De pedido a comemoração
Audiência pública convocada por Cléber Cabeludo para reivindicar a criação de Delegacia Rural em Uberaba foi transformada em manifestações de satisfação pelo anúncio de véspera da Área Integrada de Segurança Pública Rural pela cúpula mineira da segurança pública. Será o primeiro equipamento do gênero em Minas Gerais na tentativa de conter a criminalidade no campo.
Modelo reprovado
Entre os que louvaram a conquista estava o presidente do Sindicato Rural, Rivaldo Machado Borges, para quem o modelo “Delegacia Rural” não deu certo em Uberaba, razão pela qual a entidade e o vereador Borjão passaram, em 2012, a postular a Aisp (unidade de integração das Polícias Civil e Militar) assegurada na 5ª-feira por Rômulo Ferraz, Cylton Brandão e coronel Santana.
A favor da PEC
Advogado criminalista e professor universitário, Leuces Teixeira está entre os signatários do abaixo-assinado contra a PEC da Impunidade (título reforçado pela pregação dos promotores). Para ele, é puro retrocesso deixar a investigação criminal exclusivamente com a Polícia Judiciária. E explica: “Quero ver um delegado de polícia ter peito de publicar portaria para investigar autoridades maiores do Estado”.
Ressalva
Mesmo sendo favorável ao poder de investigação criminal do Ministério Público, Leuces estende aos promotores o desafio que faz aos delegados: “Abrir processo contra políticos municipais é fácil, quero ver fazer isso é contra os poderosos da política em Minas”.
Praças
Muito em breve a Prefeitura dará início a projeto de embelezamento e limpeza rotineira das principais praças públicas – incluídas as de bairros. Os recursos para a sua execução estão em fase de definição. Primeira-dama Heloísa Piau acompanha de perto os preparativos.
Indenização negada
Tribunal Regional do Trabalho manteve sentença de primeira instância negando a ex-presidente do Sírio-Libanês a pleiteada indenização de R$130 mil pelos anos em que esteve à frente do clube. Ele alegava ter atuado como funcionário no período em que presidiu o Sírio, defendido na ação pelo advogado Paulo Emílio.
Negócio desfeito
E ainda renderá muita conversa de advogados a venda a terceiros de terreno que o Sírio-Libanês tinha por doação do Governo de Minas a pedido do então deputado Samir Cecílio (o pai). Teria sido descoberto o documento de doação indicando que o imóvel deveria ser devolvido ao Estado caso não abrigasse projeto do clube. Em resumo, a venda não poderia ter ocorrido.
Reclamação
Moradores do condomínio João Bichuetti, construído pela Cohagra e administrado por Ivan Imóveis/Uberlândia, se queixam que há mais de dois meses os buracos no asfalto das ruas internas não são tapados nem retirada a água que neles se acumula.
“Teje” presos
Seis homens (dois deles menores) foram presos em ação das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, em Araxá, horas depois de assaltarem joalheria. Com eles foram apreendidos quatro quilos de joias. Quatro criminosos são de Montes Claros.
Clínicas médicas
A RN Saúde revolucionou a assistência médica suplementar em Uberaba e cidades da região, implantando clínicas próprias e atendimento personalizado e qualidade de vida aos seus assistidos. A RN tem profissionais qualificados, estrutura e equipamentos de ponta. Seja mais um a ter esses benefícios. Ligue para 3334-8080.
Uma e outras
Samir Cecílio anunciou ontem que, na atual legislatura, a Câmara doará um veículo por ano à segurança pública.// Agilidade ímpar das empresas de ônibus coletivos: veículos amanheceram ontem com adesivos dizendo que o idoso com mais de 60 anos pagará passagem.// Wagner Júnior fica mais experiente.