Luiz Medina perde o cargo depois de chegar à Funel como “o salvador” em 2022 (Foto: Arquivo)
Interrogatórios
Duas operações desencadeadas pela Polícia Civil terão depoimentos (de testemunhas) e interrogatórios (de investigados) colhidos pelo delegado Eduardo Garcia a partir da próxima semana. Inquéritos com repercussões políticas.
Oito na lista
De 8 a 12 de setembro o titular da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado ouvirá oito pessoas. A maioria delas com algum tipo de ligação na Câmara de Vereadores. Investigação resulta da Operação “Caça-fantasmas” e celulares apreendidos pela PC foram fonte de importantes informações para o delegado e equipe.
Limpidus
No período de 15 a 26 deste mês, Eduardo Garcia se dedicará a ouvir vinte pessoas, entre testemunhas e suspeitos da prática de associação criminosa, fraude a licitação e outros delitos em Delta.
Ex-prefeito
Entre os investigados está o ex-prefeito Markin Estevam, que também responde por peculato no episódio do ar condicionado encontrado (embalado) em sua residência pela Civil.
Abacaxis
Delta tem um estoque de “abacaxis” sob as atenções da Polícia Civil e do Ministério Público: fraudes no concurso público de 2024, que deu origem à Operação “Amigos dos Amigos”, e o desaparecimento de notebok de que é acusado ex-presidente do Legislativo. E tem mais.
Tromba tromba
Como a SMS e a SEDS não se entendem sobre suas competências, o promotor José Carlos Fernandes decidiu instaurar procedimento administrativo em busca, primeiro, de esclarecimentos. Ele procura saber qual é a instituição adequada para atender pessoas em situação de vulnerabilidade e com distúrbios mentais.
Vai vendo
As divergências entre as duas secretarias envolvem a chamada Residência Inclusiva (RI) e o Serviço de Residência Terapêutica (SRT).
Transtorno
O procedimento instaurado pelo promotor da Saúde objetiva acompanhar a política pública de acolhimento de pessoas com transtorno mental e que não atendem aos critérios de elegibilidade para SRT. A intenção de ZCF é promover o desenvolvimento de um fluxo de atenção especializada em saúde mental.
Paciente alvo
O público alvo da atenção, no caso, são pessoas acolhidas em Residências Inclusivas (jovens e adultos vulneráveis) e Instituições de Longa Permanência (idosos), garantindo-lhes apoio, suporte e a necessária intersecção entre as equipes.
Traduzindo
Procedimento instaurado pelo promotor José Carlos Fernandes pode ser interpretado como um apelo para que Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social se entendam, em benefício de quem, estando com transtorno mental nessas “residências”, tenha a devida assistência.
Nada novo
Situação mais ou menos semelhante àquela enfrentada pela Justiça da Infância e da Juventude, que detectou há tempos as dificuldades da Prefeitura em traballhar em rede, com uma secretaria complementando o trabalho de outra, em casos que exijam isso para o bem da clientela a ser assistida.
Sem suporte
Nas duas condições os pacientes não têm o suporte familiar de que precisam, seja por falta de recursos financeiros e de tempo ou por abandono.
Ex-salvador
De “salvador” a descartado. Luiz Medina chegou à Funel quando a fundação atravessava uma de suas piores crises administrativa e de identidade. Dois anos depois, foi “convidado” a ser candidato a vereador e deixou o cargo. Na recondução, passou de titular a adjunto. Um sinal de alerta.
Exoneração
No Porta-Voz desta 2ª feira, foi exonerado. E não figurou na publicação o “a pedido”. Nem ouviu explicações, segundo consta.
Retorno
Com a exoneração de Medina, Flávio Henrique Bernardes, não reconduzido anteriormente, volta a ser o presidente adjunto da Funel.
Sem surpresa
O que a 1ª edição do JM News (Rádio JM) antecipou na manhã desta 2ª feira foi confirmado pelo Porta-Voz: advogado Guilherme Cecílio deixou o cargo de secretário adjunto da SAD, e também não foi a pedido. O substituto é mesmo Vitor Oliveira Silva, que estava no Gabinete da chefe do Executivo.
Consumo de água
Entre sexta-feira e domingo, o sábado foi o dia de maior consumo de água pelos uberabenses. O índice chegou aos 22,68%, contra 13,6% de sexta-feira e 13,21% de domingo. Segundo, a Codau, esse número representa, de acordo com o Plano de Contigenciamento da Seca, a diferença entre o índice de reservação das 6h e o das 22h do mesmo dia.
Sem manobra
Nesta 2ª feira foram completados 8 dias em que o sistema de abastecimento opera sem nenhuma manobra prevista no Plano, ou seja, todos os reservatórios estão abertos. Resultado atrelado às ações de economia que as famílias estão adotando. Também ajudam os investimentos feitos pela Codau nos últimos anos como a ampliação em 25% do volume de reservação e em 11º a produção de água.
Malas prontas
Como FALANDO SÉRIO antecipado, a juíza Solange de Borba Reimberg irá se afastar do comando da Vara de Execuções Criminais para servir ao Supremo Tribunal Federal no Conselho Nacional de Justiça. A novidade é que o seu substituto em Uberaba está definido.
Acumulando
O titular da 3ª Vara Criminal, juiz Stefano Raymundo, acumulará a VEC na ausência da colega, que se dedicará ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas.
Convocação
Solange Reimberg foi convocada pelo ministro Edson Fachin, próximo presidente do STF e do CNJ.
Analfabetismo
Em uma escola municipal de poucos alunos, pois tem apenas três turmas (6ª, 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental II), existem 9 analfabetos – denuncia professor da rede. Estudantes deveriam ter saído alfabetizados do Fundamental I.
Engavetado
E, segundo o denunciante, pedagoga elaborou projeto de recuperação voltado para os 9 alunos e pediu à SEMED a designação de professor alfabetizador. E, como a secreteria não destina esse especialista, o projeto está engavetado.
Confirmado
Ex-vereador Clarindo Bergamini assegurou à coluna, nesta 2ª feira, que recorrerá à Justiça contra a decisão de cassação do seu mandato pela Câmara de Água Comprida.
Sem baixaria
Na entrega da reforma do CRAS Ione Aparecida, no Residencial 2000, Elisa “encheu a bola” de Lu Fachinelli. Disse que a vereadora “é sempre parceira do Executivo, sem brigar, sem gritar”. Chefe do Executivo disse que “de gritaria e baixaria já basta”.
Rastreamento
Novo método de identificação de câncer do colo do útero – lançado pelo Ministério da Saúde em 15 de agosto - já vem sendo praticado nas USF do Beija Flor e do Volta Grande. O teste molecular DNA HPV substitui o exame Papanicolau.
Qualificação
Com edital publicado na sexta-feira, o Ministério da Juistiça está oferecendo 53,5 mil vagas em onze cursos de qualificação para policiais militares, civis, penais, bombeiros e guardas municipais. Aulas serão pelo sistema online. Os cursos oferecidos são:
- Combate à violência contra as mulheres e meninas;
- Defesa do Estado democrático de direito;
- Enfrentamento da desigualdade racial;
- Prevenção da Violência e o papel das Garudas Civis;
- Tecnologias aplicadas à segurança pública;
- Atuação junto às pessoas em situação de rua;
- Câmeras corporais e a segurança pública;
- Enfrentamento ao discurso de ódio e a crimes digitais;
- Policiamento e proteção aos poivos indígenas;
- Uso diferenciado da força;
- Saúde, bem-estar e carreira do servidor penitenciário.
Pronasci
Vários cursos oferecidos pelo Ministério da Justiça e intermediados pelo Conselho Municipal de Segurança Pública, entre 2007 e 2010, foram feitos por PMs, PCs e Guardas Municipais. Uberaba integrava o I Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, tambem lançado no Governo Lula. Agora é o Pronasci II.
Recordistas
Entre os policiais que mais se interessaram pelos cursos, que não são obrigatórios, foram o delegado Felipe Colombari, à época atuando em Uberaba, e o sargento PM Massako, do 4º Batalhão.
Veículos estragados
No “giro” que tem feito por instalações públicas a cata de informações, o ativista político Rodney Lemos soube de enorme quantidade de veículos da frota oficial que continua abandonada em área do Horto Municipal. E até um carro que foi da presidência da Câmara, doado à Prefeitura, permanece abandonado no estacionamento do Centro Administrativo. Consultada sobre a situação dos veículos que estão no Horto, a Prefeitura não respondeu.