Sem trégua
Da primeira à última instância (STJ), o Ministério Público não se conformou com as absolvições do ex-prefeito Marcos Montes, de quem queria a devolução de dinheiro gasto à época com catálogo turístico de Uberaba. A ação iniciada aqui por promotor teve a primeira sentença dada pela juíza Régia Ferreira e, a partir daí, recursos foram produzidos a cada entendimento favorável ao deputado. Mais recentemente, o MP apresentou agravo regimental, rejeitado de plano no Superior Tribunal de Justiça.
Recurso
Ex-prefeitos João Anivaldo e Zico, de Água Comprida, questionam acórdão do TJ que os condenou a restituírem os salários pagos a contador contratado sem licitação e não atingido pela pena. Entendem que a decisão do Tribunal foi injusta para com eles.
Bom demais
Reitor Marcelo Palmério prevê para junho a inauguração do Hospital Universitário da Uniube. Complexo, com cento e cinquenta leitos, foi erguido nas imediações do campus da avenida Nenê Sabino, diante do aeroporto e deve ser batizado Mário Palmério.
Em pé de guerra
O desarmamento puro e simples de trabalhadores residentes em fazendas está revoltando produtores e a lei que o possibilita chega a ser considerada equivocada até mesmo por autoridades policiais. Para agravar o quadro, alguns fazendeiros desconfiam que a denúncia à polícia sobre a existência de armas em propriedades rurais esteja partindo dos próprios marginais. Com um agravante: casas no campo estariam sendo revistadas sem mandado judicial.
Inferno astral
Ministério Público acredita que, ainda neste semestre, três processos a que responde o ex-prefeito Anderson serão julgados pelo Tribunal de Justiça. Um deles, o do contestado processo seletivo denunciado por Alaor Carlos. Agora, na área criminal. Ação já rendeu condenação cível aos acusados.
Beicinhos com deputado
Entre os sindicalistas da estrutura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro tem gente insatisfeita com o deputado Adelmo Carneiro Leão. É que em recente encontro no complexo, ao ser questionado se conhecia o volume das dívidas da Funepu, o parlamentar teria respondido estar mais preocupado com a dívida nacional. Mal interpretado ou não, a insatisfação é real.
Subsecretário
Advogado especialista em Direito Ambiental, Marco Túlio Machado Borges Prata pode ser confirmado por Paulo Piau para a Subsecretaria de Meio Ambiente no Porta-Voz desta 4ª-feira.
Está dito
Paulo Piau já determinou à Secretaria de Administração os estudos necessários à equiparação dos salários dos guardas municipais (os mais antigos recebem menos). Palavras do secretário Bracarense.
Jornada de PM
Começa a tramitar na Assembleia Legislativa projeto de lei que confere poderes aos comandantes gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para a fixação da jornada de trabalho dos integrantes das duas corporações. A omissão verificada na legislação faz com que PMs e bombeiros sejam as duas únicas categorias do Estado de Minas sem carga horária máxima estabelecida. Com isso, os policiais ficam à disposição de seus comandantes 24h por dia, especialmente nas pequenas comunidades.
Hábitos saudáveis
Hábitos pouco saudáveis têm levado parte da população a sofrer as consequências do sedentarismo. A falta de atividade física é um dos principais componentes desta realidade. Para prevenir e combater esses danos, a RN Saúde (3334-8100) coloca equipe multidisciplinar à disposição de seus clientes no Centro de Promoção da Saúde, oferecendo avaliação e orientação.
Queda de braço
Delegados de polícia são convidados de Luiz Dutra para sessão da Câmara de Vereadores. Uma espécie de contrafogo ao lobby dos promotores de Justiça contra a PEC que lhes retira o poder de investigar crimes. Delegados defenderão o contrário, entendendo que a investigação é competência exclusiva da Polícia Judiciária.
Bola cheia
Estreante na Câmara de Vereadores, Franco Cartafina caiu nas graças do governador Anastasia, que o recebeu em duas ocasiões, e ainda recebeu convite para presidir o PRB Jovem em Minas. No dia 26, o empresário João Roberto Finholdt Valim, diretor da Valpeças, receberá a Medalha Major Eustáquio por indicação de Franco.
Dificuldades à vista
Com passivo estimado em R$16 milhões, a Funepu estará diante de um novo desafio nos próximos meses: fazer o acerto trabalhista com cerca de oitocentos funcionários. O grupo será demitido em consequência da chegada da Empresa Brasileira de Administração Hospitalar no Hospital de Clínicas, o que estará sacramentado até julho. A contratação de pessoal (cerca de 1,5 mil trabalhadores) pelo Ebserh ocorrerá por concurso.
Escolha questionada
Membro de diferentes conselhos da UFTM, incluído o Superior Universitário, Leovaldo Cassimiro protocolou consulta dirigida ao superintendente do HC, médico Luiz Antônio Pertili. Suspeitando que tenha havido desrespeito ao estatuto da universidade na escolha dos membros do Conselho do Hospital de Clínicas, o funcionário acena com o envio da aguardada resposta ao Ministério Público Federal.// Não tenha dor de dente nem de cabeça. Seja mais um assistido do Instituto de Saúde Odontológica (ISO) – avenida da Saudade, 621.
"Depois de nos precavermos contra o frio, a fome e
a sede, tudo o mais não passa de vaidade e excesso.”
(Sêneca)