O número ainda é impreciso, mas fala-se em “dezenas de milhares de reais” (ou R$ 2 milhões) o faturamento mensal do vendedor de assinaturas para o acesso clandestino do comprador a canais de TV fechados e a streaming. E não apenas em Uberaba.
Em família
O crime era praticado em condomínio de luxo em Uberaba, na tentativa do envolvido de não ser flagrado como já havia ocorrido em Uberlândia. Participavam das irregularidades, de acordo com o inquérito presidido pelo delegado Eduardo Garcia, a mãe e a esposa do investigado.
Indiciamentos
Na conclusão do inquérito, todos os três foram indiciados. Os possíveis crimes são lavagem de dinheiro (a mais pesada das penas, de 2 a 10 anos), violação de direitos autorais (de 2 a 4 anos) e associação criminosa (de 1 a 3 anos).
Provas
Um farto material comprovando os crimes foi recolhido pela Polícia Civil durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão há exatamente um ano.
Picou a mula
Condenado a mais de 11 anos de prisão como mandante do assassinato não consumado do ex-prefeito Renatinho, o também ex-prefeito de Camplo Florido Ronaldo Bernardes estaria refugiado no Paraguai.
Uai, sô!
Em apelação do julgamento feito em Uberaba, Ronaldo formalizou ainda em junho apelação junto ao Tribunal de Justiça. Estranhamente, foi “apresentado” à Corte como alguém que estivesse preso. E afirmado que o início do cumprimento de pena foi automático, sem fundamentação.
Alto lá!
Manifestando-se sobre a apelação, Renatinho, que sobreviveu sem sequelas aos disparos de que foi vítima às vésperas da eleição, disse por seu advogado Edésio Dias de Araújo que o mandado de prisão contra Ronaldo Bernardes deve ser mantido. E esclareceu que o condenado se encontra na condição de foragido.
Estréia
Elisa se expôs desnecessariamente ao falar ao “Estadão” que o PSD tem compromisso com Romeu Zema para as eleições do ano que vem. De cara, levou uma acusação de “traição” a Rodrigo Pacheco feita pelo deputado federal Luiz Fernando Faria, também do PSD. O jogo lá em cima é infinitamente mais pesado do que aqui.
Meia boca
O presidente estadual do PSD, deputado Cássio Soares, elogiou a prefeita de Uberaba, mas o que disse sobre as eleições, apesar das poucas palavras, tem significado: “Não vou antecipar o debate eleitoral”.
Amadorismo
Ex-diretora de escola estadual indiciada em inquérito por desvio de recursos públicos agiu com exagerado amadorismo. Por isso será a única a responder pelo crime. Ela não procurou alicerçar o desvio em notas fiscais fraudadas nem fazia regular prestação de contas. Parecia até que queria ser descoberta e processada.
Confissão
Ao ser ouvida pela Polícia Judiciária, ela simplesmente confessou o delito. Àquela altura, o delegado Eduardo Garcia já havia conseguido os extratos bancários da servidora com autorização do Judiciário.
Montante
A soma identificada desviada do Estado para a conta corrente da ex-diretora chegou aos R$ 456 mil.
Ficha criminal
Advogados da defesa dos três homens condenados em Sacramento, na semana passada, pela tortura e execução de uma mulher, ganharam significativo reforço para a tese a que recorrerão na tentativa de anular o julgamento.
Mundial
A FIFA não fez a disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Clube, mas usou os pontos somados por Fluminense (11) e Real Madrid (13) para definir o 3º lugar. A posição ficou com o clube espanhol com o Fluminense em 4º lugar.
É direito
O ministro Ribeiro Dantas, do STJ, disse ao analisar recurso formalizado em outro processo que é direito da defesa apresentar ao Tribunal do Júri os antecedentes criminais da vítima. Em Sacramento, isso não foi permitido aos advogados Leuces Teixeira, Pedro Leopoldino e Glauco, da Defensoria Pública.
Fala do TJ
Também o Tribunal de Justiça de Minas tem esse entendimento já manifestado ao corrigir decisão de 1ª instância tomada com base na Lei Mariana Ferrer, que protege a vítima de ataques exagerados do MP e do advogado da outra parte.
Correndo atrás
Chefe de Gabinete Caio Presotto assegura que a Prefeitura tem feito gestões junto ao governador Zema, o vice Mateus Simões e ainda o deputado Cássio Soares (presidente do PSD) para que terrenos do Estado em Uberaba saiam da lista daqueles que em Minas poderão ser transferidos à União em pagamento de dívida.
Salvam-se todos
Entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Expressão pode, perfeitamente, ser usada para sintetizar os julgamentos das denúncias de irregularidades no processo eleitoral uberabense de 2024. Com as decisões do TRE/MG, nesta 2ª feira, a palavra final passará agora à responsabilidade do TSE. Se houver recursos.
Batom na cueca
“Batom na cueca” deixou de ser algo sem explicação. MDB, União Brasil, Rede que o digam. Até recurso fora do prazo foi aceito.
Haja paciência
Arrancar de Prefeitura dados que deveriam depender de apenas um toque no computador acaba se transformando em um jogo de paciência. E, aparentemente, não há má-fé, mas indisponibilidade de informações. Em alguns municípios parece inexistir como obrigação a transição de um governo para outro.
Prorrogação
É o caso de Delta. Nem todas as perguntas sobre a saúde feitas pelo promotor José Carlos Fernandes, entre março e abril, foram respondidas. Ele requereu o complemento e o prazo acabou sem que fosse atendido. Diante da cobrança, pediram mais 30 dias de tolerância.