Mudança na PF
Polícia Federal tem novo chefe designado em Uberaba e jurisdição, ainda sem data para assumir o post Mário Alexandre Veloso Aguiar.
Corrupção
Policial é nacionalmente conhecido como condutor do inquérito resultante da operação Pasárgada, que levou à decretação da prisão de catorze prefeitos.
Desvio de verbas
Operação desmontou esquema de liberação irregular de verbas do FPM, com prejuízos de cerca de R$200 milhões aos cofres públicos.
Muitos suspeitos
Além de prefeitos de Minas e da Bahia, foram investigados também juiz federal, advogados, procuradores e outros funcionários do Judiciário.
O esquema
Escritório de advocacia era contratado sem licitação para, oferecendo vantagens indevidas a juízes e servidores, conseguir liberação de verbas do FPM de forma irregular.
Aposentado
Em consequência das investigações, um juiz federal chegou a ser preso (assim como o prefeito de Juiz de Fora, ex-deputado estadual) e posteriormente aposentado.
Transferido
Já o juiz Marcelo Xavier (foto), que havia assumido a Delegacia Regional da PF em Uberaba em 2016, passará a trabalhar na Superintendência Regional de Minas.
Drogas
Ele assumirá o comando da Delegacia de Repressão a Entorpecentes.
Arquivo
Em entrevista ao “Pingo do J”, neste sábado, o vice-prefeito Ripposati confessou ter arquivo de ações políticas acumuladas desde o início da década de 90.
Aprendizado
Disse ter aprendido com o então prefeito Hugo Rodrigues da Cunha a importância de guardar memórias.
Máscara
Operação noturna da GM, Posturas, PM contra o funcionamento irregular de bares resultou na aplicação de vinte e quatro multas por falta do uso de máscara facial.
Descuido
Quarenta e seis por cento das multas aplicadas em Uberaba desde o início da pandemia foram para pessoas físicas que ignoraram a importância da máscara.
Contaminados
Até o início da noite de sexta-feira, as trinta e três cidades do Triângulo Sul registravam 3.166 pessoas contaminadas pelo coronavírus.
As mais...
Uberaba participava com 1.208 casos, seguida por Araxá com 336 e Conceição das Alagoas 305.
Óbitos
Em toda a região, setenta e cinco pessoas morreram no período, dez delas em Frutal.
Pesquisa
Entre ótima, boa e regular, 75% dos uberabenses aprovam a administração municipal, segundo pesquisa de resultado conhecido no fim de semana.
Contratante
Consulta foi contratada, mas não registrada, por partido interessado em medir, inicialmente, a aceitação do seu pré-candidato a prefeito.
Reajuste
Com a correção de 13%, diante da defasagem acumulada de mais de 40%, o salário inicial de soldado, em Minas, passa a ser de R$4,6 mil.
Cena de crime
Tribunal de Justiça Militar de São Paulo decidiu permitir que oficiais da PM apreendam armas e objetos em ocorrências com morte.
Competência
Decisão desagrada delegados. Até então cabia à Polícia Militar apenas a preservação do local até a chegada da Polícia Civil.
Apuração
A Justiça Militar definiu também que homicídio doloso praticado por PM não deve ser apurado pela PC, como vinha ocorrendo em São Paulo.
Correndo
Na semana passada, dos pré-candidatos a prefeito no MDB quem mais se movimentou politicamente foi o vereador Luiz Dutra. Naturalmente, acelerado, pisou ainda mais.
Acordo
Preparando-se para a pré-campanha, o ex-deputado Lerin garante ter feito acordo com o outro pré-candidato, Roberto Velludo, para a composição da Executiva do PDT.
Meio a meio
Ex-deputado diz que ele e Velludo indicarão, cada um, quatro integrantes da futura Executiva.
Tragédia
Roberto Matos de Brito, ex-presidente da OAB/Uberlândia, morreu vitimado por disparo acidental de revólver, quando tentava ligar abajur durante a madrugada de 6ª-feira.
Na fazenda
Acidente ocorreu em fazenda entre Uberaba e Uberlândia, onde ele estava com a família. Revólver estaria sobre criado-mudo e foi encontrado caído sob a cama.
Uai, sô!
Presos em Frutal, Conceição e outras cidades levados para Sacramento, quando liberados são todos deixados em Uberaba por ônibus fretado pela Prefeitura de lá.
Sem ônibus
O presídio de Sacramento passou a ser o de referência com a pandemia, acolhendo inclusive as pessoas presas em flagrante em Uberaba nesse período.
Sem opção
Nos casos em que os parentes não os buscam, a solução encontrada por Sacramento foi deixá-los onde tem linha regular de ônibus intermunicipal, com o que não conta.