Equipe capaz
Delegado Francisco Gouvêa não pedirá ajuda a Belo Horizonte para elucidar o assassinato de Antônio Stacciarini. Ele tem certeza que o delegado Luís Fernando de Paula Bernardes e equipe têm conhecimentos técnicos e “faro” suficientes. Prova disso é que 88% dos homicídios registrados no município foram elucidados por esses mesmos homens. Índice de desempenho é o melhor do Estado. O pedido de socorro ao “xerife” Edson Moreira não passou de “invenção de alguém”. “Não pedi ajuda, nem pedirei, pois confio na capacidade de meus homens” – frisou Gouvêa.
Crime passional
Às 14h30 de ontem, o delegado regional conversou com FALANDO SÉRIO e assegurou que até aquele momento a hipótese com que se trabalhava não incluía latrocínio. “Somente na carteira de Stacciarini tinha cerca de R$ 5 mil” – afirmou, citando outros objetos de valor – joias – e um revólver deixados para trás. “Se foi latrocínio, as características do crime não sinalizam isso” – disse, acrescentando que o criminoso usou chave para entrar na casa e executou vítima dormindo (o empresário tomava Rivotril regularmente).
Rigor
No programa em discussão de combate à violência no trânsito em Uberaba, a vistoria de veículos usados pela Polícia Civil deverá ser mais rigorosa, impedindo a circulação de veículos com pneus desgastados, lanternas queimadas e outras pequenas irregularidades que podem ocasionar batidas. Veículos apreendidos por outros motivos passarão por vistoria antes da liberação. Nas ruas, a fiscalização PM/GM deverá ser intensificada para coibir o exagerado desrespeito às regras de circulação.
Sob suspeita
Na vizinha Nova Ponte, o promotor Marcus Vinícius Ribeiro Cunha acusa o presidente do Conselho Tutelar por assédio sexual. Além disso, ele responderá também pelos crimes de improbidade administrativa, concussão, peculato e prevaricação. Ministério Público foi acionado pelos próprios conselheiros e a denúncia inclui o uso de telefone celular e veículo oficiais para objetivos particulares. Processo correrá em Estrela do Sul, pois o juiz de Nova Ponte é concunhado do acusado e se declarou impedido.
Colher de chá
O DETRAN resolveu “endurecer” com os centros de formação de condutores. E determinou que, em Minas, a autoescola que não aprovar 70% de seus candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, em um período de doze meses, não terá o credenciamento renovado. Detalhe: o índice de aprovação começará a ser observado a partir de 13 de agosto deste ano, se uma nova portaria não adiar a data. Até lá, os CFCs com baixa aprovação terão seus instrutores submetidos a cursos em Belo Horizonte.
Azedou de vez
Irritado com as reiteradas paralisações de atendimento no Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas (dezenas em um ano), o prefeito de Uberlândia decidiu recorrer ao Ministério Público contra a UFU.
O reitor Alfredo Júlio alega não ter médicos para o serviço de plantão, mas Odelmo Carneiro Leão não aceita o argument “Isso não é problema meu, e ele tem de cumprir o seu papel”.
Dormindo
Ainda sobre o assassinato do ex-presidente da CDL. Stacciarini teria sido encontrado em sono profundo por seu assassino e executado já ao amanhecer de sábado. Segundo apurou a Polícia Civil, o empresário havia sido deixado à porta de casa por volta de meia-noite de sexta-feira, depois de participar de um leilão de gado. E, como fazia habitualmente, deve ter ingerido um comprimido de Rivotril para combater a insônia, adormecendo profundamente.
Recurso
Prefeito da emancipada Araporã, cidade vizinha a Tupaciguara, entre 97 e 2006, Wilmar Alves de Oliveira vai recorrer de sentença da Justiça Federal que o condenou a devolver R$ 700 mil à União pela não execução por inteiro de projetos financiados pelo Governo. Um deles, de esgoto sanitário, teve apenas 46% das obras executadas e não houve prestação de contas. Wilmar foi penalizado também com o pagamento de multa de 80 vezes a remuneração de prefeito.
Quem diria?!
Uberaba começa a incomodar Uberlândia (não se trata da antiquada e fora de moda rivalidade do passado). Neste fim de semana, o jornalista Cezar Honório, coordenador de redação do jornal Correio, admitiu, em coluna, que a fábrica de amônia da Petrobras e os voos da Azul conquistados por Uberaba são perdas para Uberlândia. O colega lembra ainda que a presidente escolheu Uberaba para ser a primeira cidade mineira a ser visitada depois de receber a faixa de Lula. E opina que a opção da Azul por Uberaba deveria ser encarada pelos políticos uberlandenses como “uma derrota a ser revertida”.
Uma e outras
Vice-governador Alberto Pinto Coelho prometeu ao vereador Samuel Pereira destinar equipamentos musicais para cinco instituições que trabalham com jovens.// Em Uberaba, o delegado Edson Moreira tem mais fama do que crimes esclarecidos. Fama criada pela própria Polícia Civil, que, no passado, o chamava aqui por qualquer coisa de maior repercussão.// Se dirigentes partidários negociam representações no interior, não seria temeridade deixar a escolha de parlamentares em suas mãos com a tal lista fechada?
O jornalismo não sabe que há o abatimento moral, o cansaço, a fadiga,
o repouso. Se ele repousasse, quem velaria pelos que dormem?”
(Eça de Queirós)
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.