FALANDO SÉRIO

Delegado ouvirá bancada evangélica acusada de homotransfobia em escola

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 11/01/2023 às 19:28Atualizado em 12/01/2023 às 22:04
Compartilhar

Toda a bancada evangélica da Câmara Municipal está solicitada a comparecer diante do delegado Armando Papacídero em diferentes horários no dia 23 deste mês. O objetivo da Polícia Civil é apurar, por recomendação do Ministério Público, episódio ocorrido em 10 de dezembro de 2021, na Escola Municipal Santa Maria.

Ideologia de gênero
Naquele dia, pastor Eloísio, professor Wander, Samuel Pereira e Anderson Donizette foram à escola, movidos por denúncia de que lá estaria ocorrendo bullying de ideologia de gênero. E, segundo notícia-crime formalizada pelo Coletivo “Beth Pantera” no MP, os integrantes da bancada evangélica impediram a realização do evento “troca de gênero” entre os formandos de 2021.

Homotransfobia
Em vídeo para a rede social, Eloísio, Samuel, Anderson e Wander disseram que pais haviam pedido a intervenção dos vereadores. Mas, a  atitude foi considerada pelo “Beth Pantera” como manifestação de homotransfobia contra professores e alunos do “Santa Maria”.

Perseguição
Para o pastor Eloísio, ouvido pela coluna depois de ter tomado conhecimento do ofício da PC marcando os depoimentos, “começou a perseguição aos defensores das famílias”.

Uberabenses foram a Brasília para o que esperavam ser uma manifestação pacífica (Foto/Reprodução)

 Pelo menos doze uberabenses foram presos no Distrito Federal durante a manifestação de domingo em Brasília. Até a manhã desta 4ª feira eles não haviam passado pela audiência de custódia, a que seriam submetidos cerca de setecentos outros manifestantes de diferentes cidades.

Evangélicos
Doze deles pertencem a um grupo de trinta e cinco passageiros de um dos ônibus que saiu de Uberaba no sábado com destino à capital da República. E seriam quase todos evangélicos. Há informação de que entre os presos estaria uma pastora. “Todas pessoas simples” – afiançou a fonte.

Vandalismo
Essas pessoas, de acordo com informações preliminares, não teriam participado da invasão aos prédios públicos e da depredação que houve neles. “São pessoas de bem e até sem recursos financeiros para enfrentar a situação” – disse o informante da coluna.

Custos
Amigos e parentes desses uberabenses estão fazendo  “vaquinha” para bancar os custos da defesa deles neste primeiro momento, objetivando a liberação dos doze. O advogado contratado é uberabense que exerce a atividade em Brasília e teria cobrado R$ 12 mil de honorários.

Liberados
Outros cinco passageiros de Uberaba também foram detidos em Brasília, mas liberados por serem idosos e portadores de alguma comorbidade. Nem precisaram recorrer a um advogado, a exemplo de cidadãos de outras regiões na mesma situação.

Denúncia ao TCE
Formalizada no Tribunal de Contas de Minas Gerais denúncia de irregularidades na decretação de emergência para a contratação de transporte escolar rural sem licitação em Uberaba. Entre as alegações da denunciante, a Expresso RS, está o fato de que, por lei, teria direito à prorrogação do contrato vencido no início de dezembro. 

Interrupção
É que a Prefeitura não levou em consideração que o serviço esteve paralisado entre 20 de março de 2020 e abril de 2022 por causa da pandemia e por decisão do próprio município.

Sem penalidade
É citado também que a RS não recebeu nenhuma penalidade administrativa no período em que prestou o serviço regularmente. A Secretaria de Educação fez oito notificações por queixas nas redes sociais e de vereadores sobre irregularidades em veículos, mas ficou nisso.

Recomendação
Contratada por licitação em 2019, a Expresso RS substituiu a Ubervan (cooperativa), em conseqüência de recomendação do TCE para todo o Estado, de que o serviço deveria ser prestado por pessoa jurídica. E, coincidentemente, a própria Ubervan será agora novamente contratada.

Mandado de segurança
E nesta 4ª feira seria impetrado mandado de segurança contra a Prefeitura, que obstruiu a participação do Expresso RS na disputa pelo serviço. Ao documento seria anexada certidão de que nesta 4ª feira a Prefeitura se recusou a receber cotação/orçamento da RS no processo de dispensa de licitação. A denúncia seria feita também ao promotor José Carlos Fernandes.

Perícia
Todos os celulares apreendidos pela Polícia Federal em Uberaba, com passageiros de Rio Claro e Curitiba, estão sendo enviados a Brasília. Lá, passarão por perícia especializada da PF, em busca de provas da eventual participação dos donos em manifestação e vandalismo.

Advogado Paulo Celso vai para a 2ª fase de concurso para procurador do Estado (Foto/Arquivo Pessoal)

Aprovado
O advogado uberabense Paulo Celso de Faria Nunes foi aprovado na 1ª fase do concurso para Procurador do Estado de Minas, em 13º lugar. Mais de 4,7 mil candidatos fizeram a prova, e a 2ª fase está prevista para 26 de fevereiro. Paulo Celso, de 28 anos, é filho do falecido sargento Roberto Carlos e sobrinho de Tony Carlos.

Piso
Pressionada pelos enfermeiros, que querem o piso da categoria por ela assegurado em setembro de 2022 para 2023, Elisa não tem como pagá-lo, assegura advogado especialista em Direito Público.

Lei suspensa
Diz ele que a lei federal que criou o piso está suspensa pelo STF e não há como, legalmente, a prefeita fazer o reajuste para os enfermeiros, enquanto perdurar essa suspensão, sem dar o mesmo índice de aumento salarial ao restante do funcionalismo. É a lei, garante o advogado.

Vai ferver
Temperatura deve esquentar nesta 5ª feira durante reunião online do Conselho Universitário da UFTM, que tem uma série de decisões administrativas a serem tomadas incluídas na pauta. Polêmica vai girar em torno de eventual tentativa de evitar o voto paritário na escolha do próximo reitor.

Leitura de nota
Nota a ser lida por um dos representantes técnicos administrativos no CONSU frisará que uma instituição democrática deve fazer consulta à sua comunidade, no processo eleitoral, com pesos iguais dos três segmentos em que são divididos os funcionários da UFTM: professores, técnicos administrativos e universitários. E é o que os funcionários esperam.

Articulação
Haveria articulação para que quando os nomes mais votados na consulta informal chegasse ao Conselho Universitário, nele os professores teriam voto diferenciado (peso maior).

Visitação
No ano passado, mais de 120 mil pessoas visitaram Peirópolis, revela setor cultural da UFTM, indicando que há registro de todos os que passaram pelos museus, inclusive os estrangeiros, que tiveram o seu País de origem igualmente anotado.

Uberaba lá
O uberabense Maurício Muniz, ex-secretário executivo do finado PAC, foi nomeado secretário especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil. Maurício, técnico respeitado no meio político, cuidará das demandas de investimentos considerados prioritários por Lula.

Vandalismo
Mesmo não entrando na disputa presidencial em 2022, em seus pronunciamentos no Legislativo, Túlio Micheli repudiou o que se viu domingo em Brasília. E frisou: “Não dá pra entender. Pedem intervenção militar, mas atacam policiais!?”.

Incisivos
Também Ismar Marão e Rochelle foram incisivos nas redes sociais com declarações de repúdio à invasão de prédios dos Poderes e atos de vandalismos. Inaceitável o que se viu, disseram.

Prisão revogada
Justiça revogou a prisão decretada em agosto de 2022 para o vereador Marçal Monteiro (Patriotas), de Veríssimo, investigado pela Polícia Civil na Operação “Purgato”, de combate a furto de gado na zona rural. Inquérito é presidido pelo delegado Tiago Cruz, da Delegacia Rural.

Foragido
Enquanto esteve foragido, o vereador se licenciou da Câmara Municipal por 120 dias e deve reassumir o seu mandato no final deste mês. Com a prisão revogada, Marçal retornou à sua casa em Veríssimo.

Intimados
Alguns investigados na Operação Cisvalegran e testemunhas já estão intimados para ser ouvidos pelo delegado Eduardo Garcia. Audição dessas pessoas deve começar na próxima semana.

Fechamento
O titular da Divisão de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do 5º Departamento da PC espera finalizar o inquérito que apura desvio de recursos de municípios associados à Cisvalegran já em fevereiro ou março.

Perícia
Ele ainda aguarda a finalização da perícia nos celulares apreendidos e a conclusão do relatório da quebra de sigilo bancário e fiscal dos suspeitos, incluídos os médicos. Somente na segunda fase da operação, a Justiça decretou o bloqueio de R$ 2 milhões, a pedido da PC e Ministério Público.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por