Curiosamente calma, Denise critica quem, por ter dinheiro, acha que pode tudo (Foto/Divulgação)
Em alguns loteamentos fechados e condomínios em Uberaba não há respeito com os animais. A denúncia é da vereadora Denise, apontando que há relatos de funcionários autorizados a recolherem cães e gatos sem dono que aparecem nesses residenciais e a descartá-los às margens de rodovia. “Uma covardia” - sentenciou.
É crime
Cuidadora de centenas de animais há décadas, Denise diz que o procedimento observado nesses condomínios – não nominados – é um ato criminoso, pois “levar animais para rodovias é submetê-los à morte”.
Carapuça
“Vocês não são melhores que os animais, só têm dinheiro” – afirmou, sem detalhar nenhum caso e pedindo ação do Ministério Público para coibir essas irregularidades. Não sem dizer que algumas pessoas, por ter dinheiro, acham que podem tudo.
Juntinhos
A vereadora diz estar conversando com a chefe do Executivo para que o sepultamento de animal doméstico e de estimação seja permitido nos cemitérios municipais, no túmulo do dono do bichinho.
Posto na rua
Em pedido de habeas corpus” isolado dos demais alvos da Operação Glifosato, o investigado Osvaldo Geraldino Júnior teve a ordem concedida pelo Tribunal de Justiça. A defesa alegou na postulação que havia excesso de prazo para a conclusão das investigações com o suspeito preso há mais de seis meses.
Não justifica
A votação ficou em 2x1 favorável a Osvaldo. Um dos desembargadores alegou que o alegado excesso de prazo decorria também do grande número de advogados (25) atuando no processo que trata de crimes graves. Ele foi contra colocar o investigado em liberdade, mas foi voto vencido.
“Pedalada”
Vereador China foi à tribuna nesta terça-feira para denunciar o que classifica como “pedalada” na Prefeitura, transferindo para o orçamento de 2025 mais de R$ 140 milhões de despesas feitas em 2024. Os números foram levantados pela Félix Consultoria e citados pela coluna há quase dois meses.
Reajuste zero
“Possivelmente por isso o reajuste salarial dos servidores foi zero” – disse o vereador do PCdoB.
Silenciou
Os dados comentados por China foram levantados a pedido do Sindicato dos Servidores, que, internamente, havia decidido encaminhar uma denúncia formal ao Tribunal de Contas do Estado. Mas, aparentemente, recuou.
No MP
Em sua fala na Câmara, China antecipou que ele submeterá o relatório ao Ministério Público.
Como assim?
Bastante criticada nas redes soiciais a fala de Rui Ramos no “Pingo do J”, revelando recorrer ao Sindicato Rural quando algum produtor exagera um pouco na captação de água nos Rios Claro e Uberaba.
Não fiscalizam
E acrescentou ter iniciado uma fiscalização no ano passado, mas o sindicato colaborou tanto que não precisou mais. Ou seja, por parte do município não existe fiscalização.
Não esqueceram
As denúncias de dois meses atrás sobre a Codiub não caíram no esquecimento. Assegura a controladora geral Júnia Cecílio que todas elas estão sendo apuradas.
Efeito contrário
Aconteceu com a roda de conversa com a médica Aleida Guevara o mesmo ocorrido com a peça “Ó Calcutá”, encenada há algumas décadas em Uberaba. Quanto mais pregaram contra a sociedade ver a encenação com os atores todos pelados, mais publicidade fizeram do evento. Resultado: Cine Vera Cruz lotou e o anfiteatro da UFTM também.
Viaduto
A ANTT e a Ecovias têm projeto para a ligação do Maracanã com a Marcus Cherém aprovado na revisão quinquenal do contrato da concessão. Os custos da construção do viaduto serão da Ecovias, com a promoção do reequilíbrio financeiro do contrato.
Audiência
Realizada na segunda-feira a primeira audiência no processo em que servidor municipal é acusado de, há mais de uma década, ter abusado sexualmente de criança na escola da periferia em que continua trabalhando. Ainda hoje, já rapaz, a suposta vítima apresenta quadro de depressão.
Vara Criminal
O processo corre na 3ª Vara Criminal, presidida pelo juiz Stéfano Raymundo.
Hidrômetros
Seis mil hidrômetros com data de validade vencida e que há dificuldades de troca pela Codau simbolizam que o município não está cumprindo o compromisso assumido com a S Ambiental, coletora do lixo residencial e preocupada em receber a tarifa da coleta determinada por hidrômetro “sem vício”.
Kit escolar
O Convale abriu licitação no formato de registro de preço para selecionar empresa produtora de kit escolar “para futuras e eventuais aquisições pelos municípios consorciados”. Uberaba é um deles.
Violência
Publicado o “Protocolo (municipal) de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual: escuta humanizada e não revitimizadora”, produzido pelo NUPAZ. Uma das obrigações da SMS será disponibilizar escuta qualificada para a mulher nessa condição e local com privacidade. O Hospital de Clínicas da UFTM é referência.
LGBT
Mulheres que se relacionam com mulheres e mulheres trans, se vítimas de violência sexual, podem buscar ajuda no CRESP LGBT.
O necessário
O protocolo tem capítulo dirigido aos policiais militares e aos guardas civis. É sugerido que a vítima seja ouvida uma única vez e que isso não aconteça diante de outras pessoas. E que após a abordagem inicial, ela seja encaminhada ao hospital de referência.