FALANDO SÉRIO

Depois de doze anos de mandato

Rivaldo Machado Borges deixa a presidência do Sindicato Rural em junho, período produtivo

Wellington Cardoso
Publicado em 18/04/2013 às 08:25Atualizado em 19/12/2022 às 13:30
Compartilhar

 Processo

A “finada” Fundação Municipal de Ensino Superior, que foi mantenedora da extinta Faculdade de Educação de Uberaba, ainda hoje rende dores de cabeça para seus antigos gestores. Está em curso contra eles processo que corre na Justiça Federal por apropriação indébita. É que, em determinada período, por causa da inadimplência dos alunos, a Fumesu teve de optar entre pagar os salários dos professores e recolher as contribuições. E optou pela remuneração.

 Mais ou menos

Situação de ex-gestores da Fundação é semelhante àquela vivenciada com graves prejuízos pessoais por ex-presidentes do Uberaba Sport. Pelo menos dois deles acabaram condenados a penas de prisão porque igualmente tiveram de escolher entre manter em dia os salários dos jogadores e o recolher as contribuições previdenciárias. Não havia dinheiro para as duas coisas. O empresariado em geral conhece a dureza do momento de ficar entre a cruz e a espada.

 O que mais mata

As doenças do aparelho circulatório – puxadas pelo infarto – continuam liderando o ranking dos óbitos em Uberaba. Elas representaram 25,4% dos falecimentos em 2011 e 25,2% no ano passado. Números dos dois últimos anos são superiores aos de 2010 (24,4%). Em três anos, essas doenças causaram a morte de 1.612 uberabenses, sendo 553 em 2012, num total de 2.194 falecimentos.

 Outras causas

Em segundo lugar como causa de óbitos em Uberaba estão as neoplasias (câncer, quando malignas). No ano passado foram 363 casos (16,5% do total) contra 357 (17,1%) falecimentos em 2010 e 350 (16,2%) em 2011. Já as doenças do aparelho respiratório (um alerta aos fumantes) ficaram em terceiro lugar com 310 óbitos em 2012 (14,1% de todos os registros).

 Construção na praça

A permissão para que donos trailers construam instalações sanitárias (com separação dos sexos) nas praças em que mantêm seus negócios está sendo proposta pelo vereador Samuel Pereira (PR). Para que isso seja possível, ele sugere alteração no Código de Posturas. Medida beneficiaria aqueles que estão há mais de dez anos em um mesmo lugar e as despesas correriam por conta dos empresários.

 Crise

ONG de solidariedade social, a ACD/Uberaba enfrenta uma de suas piores crises. Negativada e impossibilitada de receber recursos públicos, a atual diretoria busca com o vereador Borjão uma saída para a herança recebida. Uma das decisões tomadas esta semana é a tentativa de diálogo com ex-diretores, a serem convidados para uma reunião voltada para encaminhamentos posteriores.

 História

Rivaldo Machado Borges deixa a presidência do Sindicato Rural em junho, depois de doze anos de mandato, período extremamente produtivo, em que inseriu seu nome entre aqueles que mais contribuíram para com o segmento produtivo em Uberaba. São incontáveis as gestões encabeçadas pelo líder empresarial objetivando melhores condições de vida para o homem do campo. Hospital em discussão

Agendada pelo vereador Paulo Cesar Soares (China), será no dia 23, a próxima terça-feira, a audiência pública do Hospital de Beneficência Portuguesa. Mergulhado em crise há algum tempo, aprofundada nas últimas semanas, o que levou ao seu descredenciamento pelo SUS como maternidade, o hospital enfrenta a chamada greve branca dos seus médicos, sem nenhuma reivindicação formalizada à diretoria.

 Clima preocupa

O clima tenso reinante entre “ex” e atuais integrantes da Beneficência Portuguesa preocupa o vereador. Tanto que China estará pedindo a presença da Polícia Militar na audiência, em que o administrador da casa de saúde, Lúcio Ávila, pretende expor situações por ele consideradas graves e apontadas por auditoria.

 Potência agrícola

Enquanto especula-se queda de 3% na produção agrícola do Triângulo, em Uberaba o secretário Danilo Siqueira trabalha com a previsão de se conservar o quarto PIB do agronegócio brasileiro. No ano passado, Uberaba foi responsável por 735 mil dos 2,7 milhões de toneladas de grãos de todo o Triângulo, firmando a condição de 1º produtor de milho e cana de açúcar e 2º maior de soja e mel em Minas, 3º produtor de milho no País e 1º de adubos fosfatados da América Latina.

 Pesou

A venda, o fornecimento gratuito e a entrega de bebida alcoólica a menor de idade passará a ser crime. A medida foi aprovada ontem pelo Senado e será apreciada agora pela Câmara Federal. A pena para os “criminosos” será de dois a quatro anos de detenção. Para o estabelecimento comercial, a multa ficará entre R$3 mil e R$10 mil com interdição até que seja paga.

 Violência

Na madrugada de ontem, 25 passageiros de um ônibus da Gontijo, que iam de BH para Goiânia, foram saqueados perto de Tupaciguara. Se não bastasse mais um assalto do gênero na região, no fim da tarde o anúncio de que dois PMs lotados em Uberlândia foram presos em Guimarânia, sob a acusação de integrar quadrilha de assaltantes de caixas eletrônicos.

"Aquele que quer mover o mundo, que

primeiro mova a si mesmo.”

(Sócrates)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por