Crime eleitoral
Dezenas de candidatos a vereador já foram notificados para se defender em ação proposta contra eles pelo Ministério Público Eleitoral.
Derrame
Eles são acusados de promover “derrame” de “santinhos” e outros materiais publicitários pedindo ou sugestionando voto nas imediações de seções eleitorais.
Recolhidos
A partir do material recolhido nesses locais, no dia da eleição, os promotores representaram contra mais de quarenta representações.
Punição
Os investigados estão sujeitos a detenção de seis meses a um ano e a multa de R$2 mil a R$8 mil.
Mais de um
Tem ex-candidato respondendo a mais de um procedimento porque seus “santinhos” foram “derramados” em diferentes zonas eleitorais.
Revés
Depois de desbaratar quadrilha acusada de assaltos nas Mercês, Vila Celeste e outros bairros, a Polícia Civil não conseguiu mandado de prisão para seis dos investigados.
Negado
Juiz da 3ª Vara Criminal não concordou com a decretação de prisão pedida pela PC, que já havia prendido dez integrantes da organização.
Aguardar
Despacho foi para que aguarde.
Prisão negada
Também o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) já teve pedido de prisão indeferido pelo Judiciário em Uberaba.
É brincadeira?
Quem liga para um dos dois telefones fixos do Centro Socioeducativo (ex-Caresami) se surpreende: o atendimento eletrônico é em espanhol.
Registros
No ano passado, doenças do aparelho respiratório foram as principais causas de internações de crianças entre um e nove anos, em Uberaba. Houve 1.001 casos.
Precoce
Revelam dados do Sistema Único de Saúde que, também em 2015, vinte e nove crianças entre 10 e 14 anos foram assistidas em hospitais por gravidez, parto e puerpério.
Crescente
Na faixa etária de 15 aos 19 anos, as jovens nessas condições saltaram para 630, enquanto dos 40 aos 49 anos foram 85 internações.
É grave
Favorável à PEC 241, que limita os gastos públicos, Marcos Montes disse ontem a FALANDO SÉRIO que é gravíssima a situação do país, cuja dívida só aumenta.
Escolha
“Ou criamos impostos, o que ninguém aguenta mais, ou controlamos as despesas do governo” – sentencia o parlamentar uberabense, explicando seu voto.
Social
E destaca que a principal política social que se pode ter é a recuperação do emprego (são 12 milhões os desempregados), frisando que saúde e educação terão tratamento especial.
Absolvidos
Levados a julgamento dez anos depois do crime, três ex-presidiários foram ontem absolvidos do assassinato de detento acusado da prática de crime sexual contra criança.
Defensores
Os quatro estavam, à época, recolhidos na penitenciária e os julgados nesta terça-feira foram defendidos pelo advogado Odilon dos Santos e a defensora pública Larissa.
Elucidação
Entre hoje e amanhã a Polícia Civil deve anunciar a identificação de mais uma organização criminosa. As últimas horas foram de muito trabalho de investigação.
Pé de guerra
Governadores compram briga com os policiais militares e os bombeiros.
Aposentadoria
Catorze deles estiveram reunidos ontem em Brasília e decidiram adotar o modelo de idade mínima que ficar definido para a Previdência Social (65 anos na discussão).
Contribuição
Há também gestão para que aumente a contribuição previdenciária dos servidores públicos e o pacote de mudanças deve ir às Assembleias Legislativas.
Três pontos
A ideia que vai ganhando corpo é o aumento dessa contribuição de 11 por cento na maioria dos Estados para 14%.
Ainda mais
Eles só não avançam além dos 14% por causa do Judiciário, que já considerou contribuição acima desse patamar como “confisco”.
Ainda este ano
Os governadores querem formatar uma proposta ainda este ano, prevendo fundo para a transação até o novo modelo.
Na turma
Entre os chefes de Estado favoráveis às alterações discutidas está o mineiro Fernando Pimentel, que também participou da reunião no Distrito Federal.
Reforço
O grupo contou no encontro com o reforço do economista e ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Raul Veloso.
Políticos
Sem entrar em detalhes, o presidente Temer já disse que a reforma da Previdência atingirá a classe política.
Poderoso
Líder do PR na Câmara, Aelton Freitas determinou o imediato afastamento de comissões técnicas da Casa de parlamentares da sigla que votaram contra a PEC 241.