FALANDO SÉRIO

Derrubada de ranchos à margem de rio merece reflexão

A ocupação da faixa proibida ocorreu ao longo de (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 27/02/2014 às 09:39Atualizado em 19/12/2022 às 08:49
Compartilhar

 Quem falhou?

Sem entrar no mérito da medida impulsionada pela proteção ambiental, a derrubada de ranchos às margens do rio Grande merece reflexão. A ocupação da faixa proibida ocorreu ao longo de décadas, facilitada pela omissão (ou não?) dos órgãos de fiscalização e até mesmo da Cemig, autora da ação que leva à ordem extrema. Afinal, quem ligou e fornece a energia elétrica aos ranchos? Mas isso nunca esteve em discussão, ao que se sabe.

 Opa!

Impressiona a lista de infrações de trânsito acumuladas por motoristas uberabenses nos últimos cinco anos. Uma única mulher tem em seu prontuário quarenta e sete registros de avanço de sinal, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade. Todas elas devidamente fotografadas e há velocidade beirando os 80 km/h em plena avenida Leopoldino de Oliveira. Num período de 10 anos, tem motorista com mais de 80 autuações.

 MP quer acusado na cadeia

Ministério Público não concorda com a eventual libertação provisória pleiteada por Pablo Morais Monteiro, acusado de furtar CPU e HD externo no Restaurante Triângulo. Promotor Laércio Conceição lembra sua condição de reincidente para querer mantê-lo preso. Mais sorte tem seu parceiro de delito Weslley Ferreira da Silva, que, por ser primário, não enfrenta oposição do MP e poderá aguardar o desenrolar do processo em liberdade.

 Prisão preventiva

Manifestando-se em outro processo, o Ministério Público foi contra a liberdade provisória de Sillas Cruvinel Santos e ainda pediu que sua prisão em flagrante seja convertida em preventiva. Ele é acusado de, na noite do dia 20 deste mês, ter assaltado o Auto Posto Tonico dos Santos, em companhia de Bruno Henrique Mendes Florido. A dupla teria levado R$ 250 e foi interceptada pouco depois por PMs.

 Recurso contra sentença

Para Leandro Theodoro Rodrigues da Silva, o mesmo promotor pede, em recurso ao Tribunal de Justiça, que sua sentença por uso de droga seja modificada para tráfico. Laércio Conceição não se conforma com o enquadramento de Leandro, que negou em juízo ser usuário e o proprietário de cerca de 520g de maconha encontrada com ele e em sua residência, segundo a denúncia. Ainda assim foi condenado a participar por três meses de programa educativo.

 Garimpando

De olho nos votos dos uberabenses, o deputado araxaense Bosco (PCdoB) marcou presença na Feijoada do Jockey.

 Sem roda

No mesmo recinto teve quem ficasse impressionado com o isolamento do deputado Lerin (PSB), que parecia sem roda.

 Categoria sob suspeita

De dentro da penitenciária vem a denúncia de que agentes penitenciários com CNH categoria B dirigem, ao arrepio da legislação, veículo (Van com capacidade para 12 pessoas) para o qual se exige habilitação D. Para o diretor do complexo, que confirma a informação, inexiste irregularidade, pois as Vans recém-chegadas a Uberaba não transportam “passageiros” (o que impõe a CNH D), mas “presos, sob escolta”. A autorização para o procedimento, diz Itamar Rodrigues, vem de Belo Horizonte.

 Inversão

Numa autêntica inversão de ordem, as duas primeiras estações do BRT, que somente agora estão saindo do papel, receberam nomes em homenagens póstumas ainda na prancheta, em 2012.

 Fiscalização

Em ofício enviado à Prefeitura, o vereador Marcelo Borjão está solicitando fiscalização da Vigilância Sanitária ao Instituto de Cegos quanto à higiene, equipamentos e acessibilidade.

 Quem entende?

Por volta das 18h de terça-feira, a Superintendência de Imprensa do Estado distribuiu nota aos jornalistas, anunciando que naquela noite haveria no Triângulo Mineiro (inclusive em Uberaba) mais uma etapa da operação Divisas Seguras. No texto, a advertência de que a informação não era para ser divulgada até o término dos trabalhos, previsto para a madrugada de ontem. Quem quer sigilo não anuncia o que está para ser feito.

 Planta de valores

Com a participação do Conselho Regional do Creci e Sindimóveis, a Secretaria da Fazenda promoverá a revisão da planta de valores sobre a qual incide a cobrança do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. O pagamento do ITBI é indispensável nas transações que implicam em transferência de propriedade.

 Guia eletrônica

A reivindicação foi feita ao prefeito Paulo Piau por representantes dos corretores e objetiva minimizar as diferenças de valores de imóveis registradas nas avaliações oficiais em relação aos chamados preços de mercado. Uma vez concluída a revisão, o contribuinte poderá obter eletronicamente a guia de recolhimento do ITBI do imóvel que estiver negociando, sem precisar ir à Secretaria de Fazenda.

 Saúde em casa

Mais de novecentos uberabenses foram (alguns deles ainda permanecem) atendidos pelo Programa “Melhor em Casa”. Sistema pelo qual a Secretaria de Saúde disponibiliza assistência na própria residência do paciente, evitando a internação hospitalar.

 Escancarando

Para que não restem dúvidas sobre a lisura do processo de compra de móveis para plenário da Câmara, o presidente Elmar Goulart determinou o envio de toda a papelada ao Ministério Público. Junto vai relatório sobre o desinteresse de comerciantes locais.

"Meia-idade é quando você para de criticar os mais velhos e começa a criticar os mais novos.”

(Peter Drucker)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por