Pesquisa sob suspeita
Coligação “Uberaba Merece Mais” põe em dúvida a pesquisa eleitoral que o Instituto Veritá (Uberlândia) faz esta semana e pede a impugnação do seu registro. Diz a petição encaminhada à Justiça Eleitoral pelo advogado Carlos Bracarense que, examinado o pedido de registro, “constatam-se fatos concretos que demonstram direcionamento e possivelmente fraude”, além do descumprimento da legislação.
Candidatos excluídos
Na avaliação jurídica do questionário foi verificado que nos cenários de disputa pela Prefeitura projetados pelo Veritá foram excluídos em diferentes situações Paulo Piau e Fahim Sawan. A eventual divulgação dos números aferidos, sem esses nomes, criaria um quadro irreal das eleições em Uberaba, em benefício de um ou de todos os demais candidatos. Além disso, há no formulário perguntas de interesse exclusivo da TV Record, patrocinadora da pesquisa, o que também é vedado por lei.
Infidelidade
Desfiliação antecipada de Anderson o livrará da possibilidade de ser acusado de infidelidade partidária pelo PMDB ao “mergulhar” na campanha do petista Adelmo Carneiro Leão. Mas não impede questionamento quanto ao restante do seu mandato. Uma eventual ação não teria resultados práticos por falta de tempo, mas criaria outro fato na tão conturbada política uberabense.
Sem ofensa
Perguntar não ofende. Quem pagou as despesas de transporte dos secretários de Estado e do vice-governador para que viessem prestigiar o lançamento da candidatura de Lerin? Na União, a presidenta Dilma proibiu que os ministros gastem recursos públicos em situações do gênero e, por isso, o PT bancou as despesas de Alexandre Padilha na sua vinda a Uberaba, sábado.
TV fora do ar
Decisão da juíza Régia Ferreira, de que a TV Integração (Globo) terá de sair do ar durante o horário eleitoral provoca questionamentos. Como não houve esclarecimento sobre a extensão da medida, os partidos estão sem saber se ela inclui também as inserções políticas (os chamados “foguetinhos”), distribuídas ao longo da programação da emissora. Cabe à Justiça Eleitoral dirimir as dúvidas.
Casos emblemáticos
Com a impunidade reinante, está completando dois anos que Alexandre Corrêa Neves desapareceu quando participava da festa da Abadia, sendo encontrado um dia depois gravemente ferido, vindo a falecer. Seus assassinos permanecem impunes, assim como os executores do empresário Antônio Stacciarini e do sargento dos Bombeiros Mendes.
Mais Varas
Promotor Eduardo Pimentel defende a criação de mais Varas Criminais para Uberaba, argumentando que a criminalidade cresceu e o sistema não consegue atender à demanda de processos. Em Uberaba existem apenas três Varas Criminais, enquanto o Ministério Público mantém cinco promotores na área, e quinze delegados produzem dezenas de inquéritos mensalmente.
Silêncio
Até agora ninguém explicou onde estão os R$ 3 milhões que, em maio, o Governo mineiro anunciou estar liberando imediatamente para a construção do Posto de Perícia Integrada de Uberaba. Somente a partir de janeiro de 2013 é que o projeto será levado adiante pelo Estado e ainda depende da aprovação do orçamento para aquele ano, a ser votado pela Assembleia Legislativa.
De um tribunal a outro
Encaminhado esta semana ao Tribunal de Justiça o processo em que a juíza Régia Ferreira decreta a legitimidade da candidatura de Paulo Piau, em decisão obstruída por liminar anterior do desembargador José Marcos. Assim que chegar ao TJ, o processo será enviado ao Tribunal Regional Eleitoral. Em manifestação de terça-feira, o desembargador Batista Abreu declarou a Justiça Comum incompetente para dizer se a intervenção no PMDB/Uberaba foi ou não legítima.
Tempo perdido
Juiz Ricardo Motta faz análise crítica das apurações de crimes também no Judiciário. Segundo ele, acontece de vários PMs ficarem horas a fio no fórum para depor sobre a mesma prisão, em prejuízo das suas atividades nas ruas, quando o fato que originou a audiência está devidamente documentado em boletim de ocorrência. É o sistema, nada ágil e burocratizado.
Revendo
Comando Geral da Polícia Militar reverá o conceito dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Uberaba tem quatro, um em cada Aisp). Segundo o coronel Santana, está havendo distorção dos Conseps, que não podem perder sua capacidade de mobilização voluntária e isenta. Alguns dirigentes de conselho estão querendo do poder público estrutura que eles próprios deveriam criar.
Uma e outras
Instalações em que funciona o Gabinete de Anderson sofreram novo ataque de ladrão recentemente. Desapareceram dinheiro e máquina fotográfica de assessores.// E foi exonerado o GM flagrado por câmera de videomonitoramento, há alguns meses, carregando notebook alheio.// Prestação de serviço com qualidade é com a Printlog (José de Alencar, 219), especialista em reciclagem de cartuchos a jato de tinta e toner.// Governador Anastasia quer receber em palácio a uberabense Thiessa Sickert, eleita Miss Minas Gerais. Thiessa representará o Estado no Miss Brasil.
“Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde”.
(Aristóteles)