FALANDO SÉRIO

Destinação industrial aos resíduos sólidos

A partir de 2014, Prefeituras que não derem destinação industrial aos seus...

Wellington Cardoso
Publicado em 31/01/2013 às 09:03Atualizado em 19/12/2022 às 14:59
Compartilhar

Absolvição de prefeito

Tribunal de Justiça de Minas manteve sentença de primeira instância para absolver o prefeito de Veríssimo em ação popular firmada pelo advogado Edilberto Silveira, pleiteando a restituição de mais de R$745 mil aos cofres públicos. Soma gasta em viagens feitas por Reinaldo Sebastião Alves (defendido pelo advogado Paulo Salge) durante seus mandatos de 2001 a 2008. Ainda cabe recurso pelo Ministério Público.

Fácil demais

O acórdão do TJ foi publicado ontem, reafirmando que à época súmula do Tribunal de Contas do Estado isentava os chefes de Executivo de apresentarem notas fiscais e recibos comprovando despesas com deslocamentos e hospedagem. Uma aberração a que recorriam prefeitos para não detalharem com comprovantes os gastos feitos. Sem a obrigação, as despesas não forneciam bases sólidas para contestação. Isso já não é assim.

Ação em curso

Manifestação do Tribunal de Justiça poderá ter reflexos na ação civil pública formalizada contra Reinaldo – de novo prefeito de Veríssimo – pelo promotor José Carlos Fernandes, e ainda tramitando em Uberaba. O objeto é o mesm a devolução do dinheiro gasto pela Prefeitura com as suas viagens. O curador do Patrimônio Público listou 304 viagens feitas no período com despesas de R$942,3 mil. Foram 946 dias (ou dois anos e meio em viagens oficiais).

Lixo

A partir de 2014, Prefeituras que não derem destinação industrial aos seus resíduos sólidos e lixo serão penalizadas. Os tradicionais lixões, ignorados ou estimulados, desaparecerão na marra.

No topo

Deputado Aelton Freitas - já com raízes na cidade - passou o comando do PR/Uberaba a Eduardo Ferro, preparando-se para assumir a presidência do partido em Minas Gerais.

Tem razão

Especialista em segurança no trabalho, o líder comunitário Silvânio do Vale recorre à tragédia de Santa Maria para ressaltar que os técnicos da área têm sido ignorados. “Entrevistam bombeiros e políticos e nunca falam com quem é formado para prevenir acidentes” – sentencia. E arremata: “Ouve-se tanta coisa, mas ninguém é incisivo na afirmação de que bastaria o cumprimento das leis já existentes para que cenas como as do fim de semana não se repetissem”. E tem razão.

Clandestinidade

É espantoso o número de mototaxistas clandestinos atuando em Uberaba. Seriam de seiscentos a oitocentos. E do grupo, poucos procuraram se regularizar na licitação de permissões feita no ano passado pela Prefeitura. Com pouco mais de duzentos trabalhadores legalizados e se adaptando às exigências da lei de regulamentação da atividade, novo edital será lançado em fevereiro pela Settrans para o preenchimento das vagas restantes (600 no total).

De volta

Cinco servidores do Codau desligados “na marra” em 2006/2007, sob o pretexto de que tinham tempo para se aposentar, serão readmitidos por decisão da juíza Andreísa Alvarenga. Os atos foram anulados e o Codau ainda terá de pagar os salários de todo esse período de afastamento. Cabe recurso.

Sinal de alerta

Produtos usados no Hospital Vera Cruz, de Campinas, para a produção de ressonância magnética e tomografia com contraste, sob suspeita de provocar a morte de três pessoas, estão interditados no Estado de São Paulo. Duas das mortes ocorreram durante a realização dos exames e a outra depois.

Processo encerrado

Transitou em julgado a sentença do juiz Ricardo Motta condenando os dois jovens acusados de fazer racha na avenida Santos Dumont, provocando a morte do ciclista Lázaro Eustáquio de Oliveira. O Ministério Público não se conformou com a prestação de serviços determinada para eles, mas seu recurso foi considerado intempestivo (fora do prazo). Documento teria sido apresentado dentro do prazo, mas recebido carimbo de entrega dias depois. Um dos condenados, formado em curso superior, já não mora em Uberaba.

Interdição

Formalizada pela presidente da Fundação Cultural a interdição do Cine Teatro Vera Cruz, que vinha funcionando sem alvará. Sumayra Oliveira discutirá com Paulo Piau a realização de obras de segurança naquele espaço.

Pito

Settrans externou à Cemig, ontem, insatisfação com a interrupção de ruas para a execução de obras sem a antecipada comunicação à própria secretaria e à população. O procedimento está previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Quem diria!?

Desafiado pelo animado locutor Maurício Queiroz, o vereador Kaká Se Liga saiu da condição de jurado para improvisar desfile pessoal na passarela do concurso Garota Top Model 2013, realizado terça-feira, no Munchen. A descontração e a jovialidade exibidas lhe renderam aplausos. Kaká foi antecipado pelo radialista Tubarão, igualmente aplaudido.

Uma e outras

Nenê Benvenutti, baixista do conjunto Os Incríveis, da saudosa época da Jovem Guarda, faleceu em São Paulo, vítima de câncer. Tinha 65 anos.// Carnaval de Uberaba contará com desfile de carros usados, organizado pelo patrulheiro rodoviário José William.// Tudo pronto para a imperdível Feijoada do Jockey, neste sábado. Abadás podem ser procurados hoje à tarde, na Choperia Colorado.

“Experimenta substituir os instantes de queixa por momentos de serviço ao próximo e observa os resultados.”

(Emmanuel)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por