FALANDO SÉRIO

Desvio de dinheiro para Covid-19 leva empresário à prisão

Wellington Cardoso
Publicado em 27/01/2021 às 20:09Atualizado em 18/12/2022 às 12:10
Compartilhar

Fura-fila

Se houve realmente “fura-fila” nos dois primeiros dias de vacinação contra a Covid-19, a tendência é que o assunto caia no esquecimento.

Tudo certo

Até essa quarta-feira, nenhuma irregularidade foi encontrada, segundo a Secretaria de Comunicação.

Denúncia

Foi acrescentado, sem maiores detalhes, que a Secretaria de Saúde está trabalhando uma forma de acolher e investigar denúncia.

E aí, Zema!?

Ao trazer pacientes Covid-19 do Amazonas para Uberaba, Zema prometeu “habilitar” mais 20 leitos de UTI para a cidade. A corrida agora pode ser contra o relógio.

Recorde

Ocupação recorde de leitos bateu nos 64% na rede pública e 68% na rede privada, nesta quarta-feira.

Controle

Com mais de mil pacientes Covid se recuperando em casa, o monitoramento pela Secretaria de Saúde é um desafio. Os números até sumiram do boletim epidemiológico.

Desafio

Outro desafio será ter gente qualificada para mais vinte leitos de UTI, caso sejam mesmo credenciados. E sobre essa mão de obra o Estado nada falou.

Pois é!

Em 2013, o promotor José Carlos Fernandes ofereceu denúncia contra órgãos do Estado que funcionavam sem estrutura obrigatória de segurança em Uberaba.

Na lista

Entre essas representações, a UAI (depois entregue à iniciativa privada, mas com o rótulo de oficial), a Sedese e o Conservatório “Renato Frateschi”.

Marcha lenta

Sete anos depois, a situação continua a mesma.

Desafio

Com a UAI, empresa resultante de PPP, foi firmado TAC na terça-feira (26) para que, estando interditada, volte a funcionar. Um desafio é o conservatório, que é Estado.

Empurrando

Curioso é que o Estado, ao invés de sanar as irregularidades, foi ao TJ para brecar a ação civil pública em Uberaba. Sem êxito.

Falcatrua

Delegado Gustavo Anai, do Grupo de Pronta Resposta, auxilia a PC de Goiás na investigação de falcatrua em Prefeitura de lá com a participação de uberabense.

Preso

Em Firminópolis, foi preso o ex-prefeito Jorge do Escritório, e em Uberaba, pela PM, na noite de terça-feira (26), o empresário suspeito de participação no esquema.

Por vídeo

Empresário foi levado para o presídio de Sacramento e ouvido por videoconferência sobre o superfaturamento de notas fiscais.

Revés

Anulado todo o processo que levou advogada à prisão em Iturama, há seis meses, sob acusação do Gaeco de ser a cabeça de organização criminosa que pratica extorsão.

Ilícitas

A defesa representada pelo advogado uberabense Gilberto Ferreira arguiu a ilegalidade das provas alicerçadas em troca de mensagens por WhatsApp. E levou a melhor.

Anuladas

A transcrição apenas parcial das conversas dificultou a defesa da advogada, segundo o juiz Gustavo Eleutério, constituindo-se em prova ilegal.

Efeito dominó

Em consequência, foi contaminada a quebra do sigilo fiscal e bancário dela e de outros acusados, uma vez que elas resultaram das transcrições anuladas.

Suspeitos

A acusação do Gaeco de Uberaba era contra a advogado, seu marido, três policiais civis (de Araguari, Itajubá e Iturama) e outras duas pessoas.

Extorsão

Dizia o MP que, quando da localização de defensivos agrícolas furtados na região de Iturama, o grupo extorquia as vítimas para a devolução das mercadorias.

Presos

A advogada ficou presa por seis meses – parte desse tempo em Sacramento e depois em Uberlândia – e o marido foi solto em dezembro pelo ministro Gilmar Mendes.

Ruídos

A retirada da parede de quadros de Paulo Freire doados há anos à Casa do Educador pela professora Dedê Prais provocou ruídos na manhã desta quarta-feira.

Pintura

Questionada, a SeCom respondeu que a remoção foi apenas para que a parede fosse pintada, e os quadros voltaram aos seus lugares mais tarde.

Mão à palmatória

Hospital de Clínicas admite, como o denunciado, a necessidade, às vezes, de reter macas que chegam com pacientes levados por ambulâncias e Resgate ao PS.

Há limite

Ocorre que existem vinte e dois leitos cadastrados e dez macas de reserva, mas a taxa diária de ocupação no Pronto Socorro varia entre 32 e 50 pacientes. Logo...

Observação

Como esses pacientes precisam de observação por 24h, não podem ser levados à enfermaria, mesmo que haja leito disponível – explica a Comunicação do HC.

Nutriplus

Procurado por ex-funcionários da Nutriplus que se queixaram de remunerações e direitos trabalhistas atrasados, o vereador Celso Neto falou com a empresa.

Sensível

E, “sensível às solicitações do edil”, ela efetuou parte do pagamento. Muita sensibilidade realmente ignorar obrigações não cumpridas com os funcionários.

É muito grave

Profissional de Saúde uberabense que atua há cinco anos em Manaus arrisca que a pandemia se arrastará por mais dois anos, mas a vacinação em massa será primordial para frear a propagação e a mutação do vírus.

Identificação

Explicou que há estudo de importante infectologista amazonense indicando que a nova cepa chegou a Manaus em novembro e se espalhou com as festas de fim de ano.

Catástrofe

E acrescentou que o momento, em todo o País, exige restrições difíceis de serem tomadas, mas que são necessárias. “É uma catástrofe que exige mudanças de hábitos, pois o vírus vai estar entre nós por um bom tempo” – frisou.

Modelo japonês

Por fim, mencionou o modelo japonês de enfrentamento ao coronavírus. Entre as recomendações: evitar lugares com pouca ventilação; evitar lugares com muita gente; evitar lugares fechados em que as pessoas falem em voz alta; não tocar os produtos expostos à venda; converse menos quando estiver comendo e coma mais vegetais e frutas; vá para o trabalho a pé ou de bicicleta; não fale no transporte público; use máscara e lave as mãos.

De olho no IR

Buscando melhorar a captação de recursos para projetos em benefício de crianças e adolescentes, o presidente do Comdicau esteve reunido com diretores do Sindicato dos Contabilistas. William Rodrigues de Brito vê a categoria como essencial para a motivação do empresariado a doar ao Conselho Municipal verbas dedutíveis no Imposto de Renda.

Na Arquidiocese

Ordenado na semana passada, padre Alexandre Ferreira está oficialmente designado para o Santuário da Abadia em Romaria. Já o padre Ricardo Melo, que estava na paróquia do Santíssimo Sacramento, em Uberaba, foi nomeado vigário paroquial em Frutal. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por