Não vale
Para dez condenados no processo do “mensalão”, a admissão de embargos infringentes ontem decidida pelo STF não tem valor algum. Com isso, tão logo seja publicado o acórdão da Ação Penal 470, eles poderão ser presos a qualquer momento. No grupo figuram, entre outros, os deputados Valdemar Costa Neto e Romeu Queiroz, e ainda Pedro Henry, Bispo Rodrigues, Pedro Correa e Rogério Tolentino.
Pena reduzida
Ficam na expectativa de uma redução de penas, os réus diretamente beneficiados com a admissão do recurso. Na lista, Delúbio Soares, João Paulo Cunha, José Dirceu, José Genoíno e Marcos Valério. Suas condenações variam de 6 anos e 11 meses (Genoíno) a 40 anos e 4 meses (Valério). As penas dos que poderão ser presos após a publicação do acórdão vão de 5 anos a 12 anos e 7 meses.
Não dá pra entender
Basta olhar o ranking dos municípios mais violentos de Minas nos últimos oito anos e lá está Uberaba. E, neste período, o efetivo do 4º Batalhão encolheu, enquanto a população cresceu. Logo, não dá para entender, sem explicação, a que critérios se referiu o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Divino Pereira Brito, para descartar a instalação de outro batalhão no Município. Ele próprio não os detalhou na conversa com jornalistas uberabenses.
Sem solução
Pior do que a “impossibilidade” de outro batalhão – curiosamente não comunicada oficialmente ao postulante, o prefeito Paulo Piau - foi ouvir que não existe solução imediata para a crônica carência de pessoal no 4º Batalhão. A prometida contratação de uns poucos civis para a substituição de PMs em serviços administrativos não resolve, pois até lá outros policiais se aposentarão.
Inventário
As obras em Uberaba de um dos mais conceituados arquitetos mineiros Wagner Shroden serão inventariadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Entre elas estão o edifício Karajás, ainda hoje considerado moderno por especialistas, e o Shopping Generoso.
Pedágio
Com desconto de 42,38% nos preços prefixados no edital, o consórcio Planalto venceu a concorrência de concessão da BR-050, entre Delta/MG e Cristalina/GO. Com isso, o valor dos pedágios a serem pagos futuramente caiu para R$ 4,53 a cada 100 quilômetros.
Tecnologia em Uberaba
A implantação do Centro de Desenvolvimento de Turbinas a Gás em Uberaba ainda exigirá muito estudo, conversa e recursos financeiros. Mesmo entusiasmado com a viabilidade do que está batizado como “polo aeroespacial de Minas Gerais”, o secretário de Estado de Ciências e Tecnologia fala sobre o assunto com os pés no chão. “Isso não acontecerá como mágica, mas é proposta promissora”, diz Narcio Rodrigues.
Projeto
Revela o secretário que o Estado contratará projeto específico voltado para a estruturação do centro de tecnologia de Uberaba. Estudos definirão estratégias para a sua concretização, prazos e os recursos necessários.
Vai longe
O “polo aeroespacial de Minas” – em que Uberaba está previamente inserida – não é projeto político, mas, sim, estratégico, a ser desenvolvido por algumas administrações até estar consolidado. É de médio e longo prazo.
Diálogo é bom
Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico não se envolverá em discussões em Peirópolis – para as quais foi provocado – que não estejam em sua área de competência. Posição foi externada aos participantes de reunião ocorrida lá na semana passada. E ficou reconhecido no encontro que a UFTM – alvo de inúmeras queixas dos moradores de Peirópolis – precisa manter diálogo permanente com a comunidade.
Ficou decidido
No mesmo encontro, a UFTM anunciou a existência de projeto para a ampliação do museu e que a cerca em torno da praça, tão questionada pela população, permanecerá apenas pelo tempo necessário ao crescimento da vegetação que a substituirá. E as passarelas para os pedestres estão de volta.
Porte de arma
Aprovado em comissão técnica da Assembleia Legislativa, projeto de lei do governo mineiro, permitindo o porte de arma aos agentes penitenciários, mesmo fora dos estabelecimentos prisionais, irá agora à votação em plenário. Medida não beneficiará os agentes penitenciários sem estabilidade (alguns em Uberaba).
Tarefa difícil
Implantada há quase uma década, a integração entre as Polícias Civil e Militar mineiras ainda não é a projetada. A troca de informações entre as duas forças não é a que se pretende – admite o subsecretário de Integração da Secretaria de Defesa Social. Segundo Daniel Malard, a integração é uma tarefa difícil.
Uma e outras
Falecimento de Leila Venceslau enlutou a sociedade uberabense.// Prefeitura afasta motorista de Van ontem indiciado em inquérito policial por pedofilia.// Secretário Fahim Sawan vai correr atrás de vacinas contra HPV. Na rede privada, três doses ficam em mais de mil reais. O HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de útero.// Deputada petista fluminense Inês Pandeló teve condenação ratificada ontem pelo TJ/RJ por se apropriar de parte dos salários de assessores. Devolverá a grana embolsada e ficará inelegível por cinco anos. Ela dizia que o dinheiro era para filantropia.
"É muito fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça”.