Sem surpresa
Como FALANDO SÉRIO havia antecipado, o PMDB pró-Anderson aprovou ontem a expulsão do partido de Paulo Piau, Marcelo Palmério, João Caldas, Maurides Dutra e Fernando Hueb. Por unanimidade, três dezenas de membros do diretório (nenhum deles na lista dos que podem assinar pela agremiação) aprovaram o relatório da comissão de ética que considerou os cinco “culpados” pela intervenção feita pelo PMDB/MG, derrubada pela Justiça (ainda que liminarmente).
Noite de terror
Diante da inércia do sistema e das empresas quanto à segurança dos passageiros, mais um ônibus da linha Brasília/Ribeirão, passando por Uberaba, foi assaltado na madrugada de ontem. Os passageiros – entre eles uberabenses que trabalham em Brasília – viveram momentos de pavor. Um dos marginais, aparentemente drogado, chegou a disparar o revólver e os estilhaços de uma janela feriram passageiros. E nem lanche a empresa pagou para os assustados passageiros após a fuga dos bandidos.
Orquestração
Rodrigo Mateus disse ontem, na reunião do PMDB pró-Anderson, ter informações seguras de que a intervenção no partido, em Uberaba, começou a ser orquestrada há um ano e meio. Segundo o ex-secretário de Governo, que tenta ser candidato a prefeito, “a intenção de tomar o PMDB vem lá de trás”. Ainda ontem, os peemedebistas aprovaram moção de desagravo à Juventude do partido e não reconheceram a intervenção sacramentada na 4ª-feira.
Identidade
A primeira emissão da Carteira de Identidade é gratuita. A lei, que isenta o documento de qualquer taxa cobrada pelos Estados, já está em vigor, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff na última quarta-feira, e é de autoria do senador Ramez Tebet, falecido em novembro de 2006. Os Estados podem, porém, cobrar pela segunda via. Em caso de furto ou roubo do documento, a nova emissão já era gratuita e não sofre nenhuma alteração com o texto aprovado.
Consequências que surgem
Mais uma semana se passou sem nenhuma novidade jurídica favorável a Paulo Piau e já é visível o desespero de alguns candidatos a vereador pela coligação “Uberaba Merece Mais”. A provável impugnação dos peemedebistas – acenada pelo Ministério Público em sua manifestação – afeta o “chapão” integrado também pelo DEM, PCdoB e outras siglas. Tem gente pulando fora do barco e alguns outros se confessam desestimulados.
A esperança
Preocupação é tamanha que o comunista Lourival dos Santos e outros estiveram reunidos com Piau, à noite passada. Tem-se como certo que a eventual exclusão de Tony Carlos e Cléber Cabeludo comprometerá o resultado final da chapa. O argumento de que os promotores se manifestaram pela impugnação do grupo fora do prazo não prosperará. O MP é o fiscal do processo eleitoral. Piau disse ao grupo que a intervenção será restabelecida na Justiça.
De ofício
Ainda que o Ministério Público tivesse “perdido o prazo” para se manifestar - o que não procede -, o juiz eleitoral Fabiano Rubinger pode agir de ofício e impugnar toda e qualquer candidatura que considerar irregular. Contra os candidatos do PMDB pesam os efeitos do Drap (Documento de Regularidade dos Atos Partidários), pois a situação do partido “é um rolo só”. O PMDB tem dois candidatos a prefeito (Rodrigo e Piau) e nenhum de fato.
Estratégias no ninho
Fahim Sawan vai se reunir hoje – no Colégio Rubem Alves – com os candidatos a vereador pela coligação encabeçada pelo PSDB. A agência Solis apresentará peças publicitárias já definidas para a campanha, que abandonou o slogan “Fahim com a força do povo” – vetado pelo Ministério Público – e abraçou “O povo quer, o povo pode” (e já tem gente pensando maldade para “detoná-lo” com a simples troca de uma letra).
Veríssimo sem candidatos
Dentro do esperado, os dois candidatos a prefeito foram vetados pelo juiz eleitoral Wagner Guerreiro, que acolheu manifestações do Ministério Público. O atual prefeito e candidato à reeleição Luizinho do Doca (por contas rejeitadas) e o ex-prefeito Reinaldo Sebastião (condenado por improbidade administrativa) precisarão ser substituídos por seus partidos.
Recurso
Luizinho do Doca culpa a “perseguição política” da Câmara de Vereadores pela rejeição de suas contas e promete recorrer da decisão. Segundo ele, os vereadores tramaram a reprovação de contas aprovadas pelo próprio Tribunal de Contas de Minas. Nos legislativos, os julgamentos são meramente políticos.
Cabisbaixo
Um dos eventuais prejudicados com a briga interna no PMDB, Tony Carlos tem dado pouca atenção à sua própria situação jurídica nos últimos dias. Está mais preocupado é com o estado de saúde de sua mãe, Alenita, de 72 anos, que precisará se submeter a sessões de quimioterapia e radioterapia.
Uma e outras
Danilo Ferrari presidiu a reunião de peemedebistas que aprovou a expulsão de cinco companheiros.// Record divulgou ontem pesquisa eleitoral em Uberaba. Tem candidato que, certamente, “caiu das pernas” com os números.// Já está em casa e sem complicações o filho do advogado Públio Emílio Rocha, Publinho, atropelado no início da semana.// Precisando reciclar cartucho com qualidade? A Printlog (3319-4242) é a solução. E ainda oferece busca e entrega gratuitas.
“Mas Deus vê tudo.”
(Mark Twain)