Diego Rodrigues mostra textos com ataques homofóbicos e Ellen revela agressão verbal sofrida (Foto/Divulgação CMU)
Com a firmeza que caracteriza os defensores das justas causas – entre as quais se enquadra o combate à homofobia (e ao preconceito) -, o vereador Diego Rodrigues fez da tribuna do Legislativo um apelo aos conservadores: que não transformem suas palavras em eventual gatilho contra a comunidade LGBT.
Sem censura
Não se trata de ignorar o direito de cada um de professar a sua ideologia, a sua crença religiosa, mas de pedir cautela com a forma disso, com as palavras – disse ele, procurando não ferir susceptibilidades. Palavras podem estimular violência – frisou. Exemplos não faltam.
Sente na pele
Homossexual, Diego exibiu vídeo do Instagram em que aparece em cenas românticas com seu parceiro, comuns aos casais, para expor manifestações homofóbicas que elas provocaram. Uma situação que vivo diariamente – frisou o vereador. E de que é alvo a comunidade LGBT.
Uma vítima
Apenas Ellen Miziara quis se manifestar sobre a fala do colega, e aproveitou para “rodar” mensagem recebida pelo celular em que foi dura e grotescamente ofendida por ser desconhecido, embora por razão completamente diferente (ser bolsonarista) daquela exposta por Diego. Mas, de forma igualmente abominável.
Contestação
O Podemos voltou à Justiça contra o União Brasil para contestar o alegado problema de saúde como causa da não realização de atos de campanha pela candidata investigada em situação que coloca em risco as cadeiras dos vereadores Luciene Fachineli e Baltazar da Farmácia no Legislativo.
Nada dizem
Na prática, o relatório sobre passagem da investigada por unidade de saúde não atesta suas condições de saúde e o primeiro dos dois procedimentos citados é de consulta feita praticamente na véspera do pleito. Sem se referir desde quando a candidata contestada estava diagnosticada e se estava submetida a restrições.
Sem atestados
Mesmo estando sob sigilo os documentos relacionados com a saúde da investigada, a coluna apurou que inexiste no processo qualquer atestado que justifique a falta de ato de campanha denunciada na Ação de Investigação Judicial Eleitoral.
Chumbo trocado
O União Brasil também foi à Justiça contra o Podemos com o mesmo tipo de acusação: fraude na cota de gênero. A audiência da AIJE foi programada pelo juiz José Paulino para o dia 24 deste mês, quando serão ouvidas as testemunhas arroladas.
Em jogo
Se todas as quatro Ações de Investigação Judicial Eleitoral em andamento resultarem em condenação serão anulados mais de 26 mil votos para vereador. E isso teria enormes reflexos na composição da Câmara de Vereadores.
Saúde mental
Vários requerimentos dirigidos ao Executivo foram formalizados pela vereadora Rochelle nesta 4ª feira. Um deles, reiterando cobrança à Semed de cumprimento de lei que impõe a presença de psicólogo nas escolas para a assistência à saúde mental aos estudantes.
Motivo de sobra
Motivos não faltam para que essa assistência seja efetivada (a própria SMS tem reconhecido o aumento dos casos de distúrbios mentais na comunidade). E tem o fato novo de vedação ao uso do celular dentro dos estabelecimentos de ensino. Junto com a proibição, o Governo Federal recomendou atenção psicológica.
Menos recursos
Rochelle também está cobrando ao Executivo explicações sobre a redução das verbas destinadas no orçamento/2025 para a Rede de Atendimento e Valorização da Mulher. Um corte de cerca de 50%, representando R$ 200 mil 420.
Retrocesso
Nas discussões sobre o orçamento, Rochelle apresentou emenda para o restabelecimento do valor e agora quer saber se o Executivo vai atender, diante das carências das políticas para as mulheres, incluídas as vítimas de violência. “Um retrocesso” é como a vereadora rotula a tesourada dada nos recursos.
Paternidade
Houve de fato a convivência, o estabelecimento do vínculo e o estado de filiação socioafetiva entre os adolescentes criados no Santuário Ecológico e Luiz Antônio da Costa, o Luiz Botina. A conclusão está em relatório da assistente social nomeada pela Justiça para avaliar o vínculo entre eles, no processo de reconhecimento de paternidade.
Laços fortes
Diz a profissional, em seu relatório, ter ouvido de um dos adolescentes que Luiz Botina era até mais presente na vida dele e do irmão do que o próprio pai biológico. Todos eles residiam na propriedade também alvo de disputa na Justiça.
Guerreiras
Nova Comissão da Mulher Advogada já fez a sua primeira reunião. Berta Fonseca (presidente), Débora Magnabosco (vice) e Natália Salge (secretária geral) tratam com prioridade a promoção e a inclusão da mulher na profissão jurídica via criação de oportunidades. A defesa das mulheres em todos os contextos sociais marcará a atuação do grupo.
Negociando
Jota Júnior está negociando concessão de emissora de rádio que possui em Água Comprida com o ex-presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha. Investir em comunicação faz parte dos planos de Cunha para voltar a ter mandato. O negócio ainda não está fechado – afirma o empresário uberabense.
Divergência
E não está fechado porque há divergência entre o que Jota Júnior pede e o que o ex-deputado se propõe a pagar.
Não é babá
Considerando que “o poder público não é babá de ninguém”, Ellen Miziara quer que a Prefeitura elimine as grades instaladas ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira para evitar a travessia de pedestres fora das faixas a eles destinadas. No entendimento dela, as grades não ajudam em nada na segurança. Então tá.
Preferencial
Também partiu da vereadora indicação para que seja eliminada a faixa de exclusividade do transporte coletivo na Leopoldino. Sugere ela que a faixa seja preferencial, e não exclusiva. Sinal de que não trocou uma idéia com o colega Fernando Mendes.
Ao vivo
Vereador Túlio Micheli quer a presença da secretária Juliana Petek na Câmara para falar sobre o transporte escolar rural, de muitas perguntas sem repostas.
Denúncias
E não faltaram denúncias contra o serviço iniciado na segunda-feira, feitas pelo emedebista Cleber Júnior, baseado no que ouviu de pais de alunos. E ele próprio disse ter conferido veículo rodando com idade acima da que previa o edital.
Suspensão
Foram tantas as queixas que Cleber disse ter recebido, que ele propôs sem insistência, nesta 4ª feira, a suspensão do contrato de transporte recém-assinado pela Prefeitura. Entre as irregularidades citadas pelo vereador está a “má qualidade” de Vans.
Corte de água
Para diminuir o tamanho da inadimplência e do seu déficit orçamentário, a Codau vai mesmo retomar os cortes de água. Para isso, firmará contrato com a uberabense London Serviços Urbanos, vencedora de pregão eletrônico. Para fazer cortes e religação, a empresa receberá R$ 471,9 mil.