Ao fazer elogios à Marcha para Jesus e se referir ao comentário do pastor Eloísio de que 99% dos participantes eram de direita, cabo Diego “beliscou” a esquerda: “Por isso não tivemos nenhum roubo lá”. Antes, o vereador havia dito que eventos da esquerda dão muito trabalho para a PM e a Guarda Civil.
Traseiro sujo
Ainda na esteira do seu pronunciamento, cabo Diego havia criticado Lula por suas afirmações contra Bolsonaro. Segundo o vereador do PP, o PT não tem moral para falar “do presidente mais adorado do Brasil”, por estar com o traseiro todo sujo.
Generalização
Como Diego, identificando-se de direita, Ismar Marão reprovou a fala do colega, alertando que a generalização é perigosa, pois na esquerda existem pessoas de bem, trabalhadoras e honestas.
Basta
Para Almir Silva, “essa polarização já deu (...) Existe o que ganhou e o que perdeu. Quem ganha governa, quem perde vai pra casa lamber as feridas”. E frisou: “Essa polarização precisa acabar (...) esse idealismo não é tão inteligente assim”. Acrescentando ainda que a Marcha para Jesus foi evento religioso e não político.
“Rebato mesmo”
Cabo Diego voltou a falar e afirmou que rebaterá todo aquele que subir à tribuna para falar contra a direita.
O pivô
Quem acionou o gatilho para o bate-boca foi o vereador China, que, antes, havia subido à tribuna para elogiar os recursos do Governo Federal para o Hospital “Hélio Angotti”. E aí, em determinado momento, provocou a direita, rotulando Bolsonaro de “canalha”, “ordinário”, afirmando que aguarda a sua prisão.
PAD na GCM
Subcomandante da Guarda Civil vai responder a processo administrativo disciplinar, conforme portaria assinada pela prefeita e a Controladora Geral. Como sempre acontece, os motivos não foram mencionados. O procedimento corre sob sigilo. Mas, há pelo menos duas versões a respeito.
Crise
Há cerca de 3 meses, a segunda pessoa na cadeia de comando da GCM se envolveu em uma crise de relacionamento com vários subordinados. Os “deixa disso” entraram no circuito e impediram manifestações públicas sobre o caso e ajudaram na pacificação do grupo.
Formalizada
A portaria de formalização do PAD foi veiculada na quinta-feira e a publicação não fez referência à função da servidora, tratada como “detentor de cargo do cargo efetivo da Guarda Civil, lotado na SDS”. Duas vezes a redação tratou a investigada como se fosse GCM masculino.
Um ano depois
A denúncia de fraude no ponto de funcionária do Hospital de Clínicas, em outubro do ano passado, ainda está em apuração. É o que diz a Comunicação do HC. O hospital, diante do pedido de informações sobre o caso, respondeu que os processos administrativos são sigilosos.
Equívoco
Mesmo o PAD sendo aberto por iniciativa da instituição, a partir de denúncia interna, foi dito que, na rotina dos procedimentos, o resultado é informado à Ouvidoria, que o disponibiliza ao denunciante. E esse dispõe de login e senha para acessá-lo.
Carências
Esparadrapo, soro fisiológico e filtro HME (usado para pacientes sob ventilação mecânica) estariam em falta no Hospital de Clínicas. Consultado pela coluna, o HC não respondeu até o fechamento desta edição.
Galinhas
Até galinhas podem provocar perturbação do sossego. Por isso, o Departamento de Posturas deu dez dias de prazo a morador da praça Estevão Pucci para justificar tanto a criação delas quanto o barulho. Justificar e resolver.
Negativo
Mais um fim de semana com especulação de que Elisa iria substituir secretário. Agora seria José Waldir, na presidência da CODAU. A prefeita se encarregou de desmentir o boato ao ser consultada pela coluna. “De modo algum” – frisou a chefe do Executivo, independente de nome especulado para o posto.
Promoção
Promotor Eduardo Pimentel foi promovido a procurador de Justiça. Com isso, terá de se transferir para Belo Horizonte e atuar diretamente na Procuradoria Geral de Justiça. Pimentel é um dos nomes mais respeitados do MP de Minas Gerais.
Segurança
Se aprovado projeto do vereador Cleomar Barbeirinho, toda piscina existente em casas destinadas a locação para confraternização ou outros eventos terá de ser cercada ou ter capa de proteção (que cubra as águas). A cerca terá altura mínima de 1,10m, dificultando a passagem.
De olho
A ex-prefeita Ciça (de três mandatos), o ex-vereador Edgard Mendonça (disputou cadeira na Câmara Federal e não se elegeu) e Nárcio Rodrigues são, de acordo com o colega Rodrigo Portari, os nomes de oposição mais comentados para a eleição de 2024 em Frutal.
Passando a limpo
Para “passar a limpo” a questão dos tombamentos e inventários pelo Comphau em Uberaba, o vereador Túlio Micheli defende a realização de uma audiência pública. Encontro poria frente a frente técnicos, integrantes do conselho e proprietários de imóveis para os quais o Comphau não disponibiliza documentos requeridos.
Parada LGBT
Com concentração na rotatória em que começa a avenida dos Advogados, a Parada LGBT deste ano está confirmadíssima para 29 de outubro. O roteiro, segundo Lucimira Reis, chefe da Coordenadoria de Política LGBT, inclui a avenida Maranhão, rua Antônio Rios, avenida da Saudade e Nenê Sabino, até a praça Por do Sol.
Candidatos aptos
A cada rodada de seleção de candidatos para a disputa de vagas nos futuros três conselhos tutelares de Uberaba, mais curioso fica o reduzido número (15) de aprovados no processo anterior. Com inscrições reabertas por decisão da Justiça da Infância e da Juventude acionada pelo MP, o certame apresenta agora mais trinta concorrentes já aprovados inclusive no exame psicológico.
Publicação
O resultado da avaliação psicológica foi publicado no Porta Voz desta 2ª feira e os únicos cinco considerados inaptos ainda podem recorrer. Na mesma edição do PV saiu mais uma retificação do edital (da comissão eleitoral).