FALANDO SÉRIO

Diretor da OAB acompanha farra dos plantões médicos

Diretor da 14ª Subseção da OAB disse ontem que acompanha (Leia mais..)

Wellington Cardoso
Publicado em 02/04/2014 às 11:11Atualizado em 19/12/2022 às 08:22
Compartilhar

De olho

Diretor da 14ª Subseção da OAB disse ontem que acompanha estarrecido o envolvimento, direto ou indiretamente, de médicos na farra dos plantões recebidos, mas não dados, na Secretaria de Saúde. As investigações ainda estão em curso pela Controladoria do Município, mas, em sua opinião, as conclusões deveriam ser discutidas também no âmbito do Conselho Regional de Medicina.

Bloqueio

O tempo fechou também em Nova Ponte. A Justiça acolheu pedido do Ministério Público e bloqueou bens no valor de até R$3 milhões do prefeito José Divino, assessores e cidadãos comuns. No centro do episódio está a venda de terrenos da Prefeitura por valores que a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público considerou irrisórios, beneficiando também parente do chefe do Executivo, diz a denúncia.

Na marra

A internação compulsória (na marra) de jovens dependentes químicos uberabenses está ocorrendo ao arrepio da legislação. Sem encontrar outra saída para conter os filhos que se entregam às drogas, pais têm recorrido a clínicas de contenção clandestinas, onde “seguranças” impedem que o interno abandone “o tratamento”. Há relatos de que alguns jovens não “ganham alta” enquanto os responsáveis legais não pagam dívida decorrente da internação ou valor pactuado.

Falta informação

Informação de que eventual desvio de medicamentos bancados pelo SUS teria nos últimos anos provocado pelo menos uma demissão no Hospital de Clínicas não foi confirmada pela assessoria de Comunicação da UFTM. Os pedidos de esclarecimentos encaminhados ao órgão têm sido ignorados, apesar do anúncio feito há uma semana de que uma resposta seria dada.

Falta de remédios

Já o assessor de imprensa do HC garante à coluna que não há desabastecimento de remédios no hospital. Segundo João Pedro, reportando-se a informação da Gerência Administrativa, o complexo conta com 99% dos medicamentos regulados por comissão de padronização do HC/UFTM, incluídos aqueles necessários ao atendimento de casos graves, cuja falta poderia por em risco a vida do paciente.

Verba

Eventual falta de um ou outro item não resulta de inexistência de verba, mas da indisponibilidade apontada pelo fornecedor licitado. Nos casos excepcionais – esclarece a Gerência Administrativa do HC – são feitas compras em caráter emergencial.

Ética

Embora a lei não obrigue, a secretária de Educação Silvana Elias simplesmente devolveu aos cofres públicos 80% do dinheiro que havia recebido a título de diária de viagem por ter economizado nos gastos feitos em deslocamento até Brasília.

Sinais dos tempos

Com a segurança pública caminhando a passos largos para o fundo do poço – diante da mais absoluta omissão de expressiva parcela das autoridades políticas –, parte da imprensa começou a omitir o nome de policiais militares envolvidos em ações de repressão ao crime. É que a divulgação – que representaria um reconhecimento ao trabalho feito – passou a significar risco de morte para os policiais, que, identificados publicamente, passaram a ser colocados em listas de represálias (ou vingança) elaboradas por marginais. E a lei obriga a imprensa a mencionar apenas as iniciais do criminoso menor de idade, por pior e mais chocante que tenha sido o delito.

Frustração

Secretário de Estado de Defesa Social, o procurador Rômulo Ferraz concluirá sua gestão sem ter conseguido o que havia anunciado como meta ao ser empossad incluir o Ministério Público na integração das polícias. Pouquíssimos promotores abraçaram a causa.

Na praça

Quarenta exibições de filmes legalmente liberados para isso estão sendo contratadas pela Fundação Cultural. As películas, ainda não nominadas, serão apresentadas em praças públicas ao longo dos próximos oito meses, segundo acordo celebrado esta semana.

Restrições aos advogados

Reforma do Código de Ética dos Advogados inclui proposta de vedação à presença habitual de profissional do Direito em programas de rádio ou televisão e ainda nas redes sociais para responder a consultas sobre questões jurídicas. Em coluna sob sua responsabilidade em jornal, o advogado, ao abordar caso concreto ainda não julgado, deverá evitar análise à orientação manifestada por colega que dele participe.

Condenação

Ministério Público propôs ao Judiciário a condenação de Leonardo Pereira da Silva, que, segundo inquérito citado pelo promotor Laércio Conceição, teria praticado assalto contra taxista, em dezembro, no Parque Gameleiras, fugindo com R$360.

Localização

Caminha para a aprovação na Câmara dos Deputados projeto que permitirá ao delegado de polícia solicitar diretamente à operadora a localização de telefone celular, em ação de investigação que envolva risco de vida. Atualmente, o procedimento é feito via Justiça.

Laudo sobre prejuízos no campo

A partir de agora, a Emater se encarregará de avaliar os prejuízos efetivamente sofridos por produtor rural mineiro, em consequência de interrupção de energia sob a responsabilidade da Cemig. A própria Cemig acionará a Emater a partir da formalização de queixa por ruralista prejudicado. O contrato ontem celebrado entre a companhia energética e o órgão público tende a facilitar a indenização reclamada.

“Um simples aperto de mão confiante faz renascer, por vezes, a coragem de quem estava por fraquejar.”’

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por