FALANDO SÉRIO

Discussões sobre Código Florestal

Vereador Borjão roubou a cena, ontem, durante discussões sobre o Código Florestal

Wellington Cardoso
Publicado em 09/05/2013 às 08:21Atualizado em 19/12/2022 às 13:10
Compartilhar

 Código Florestal

Vereador Borjão roubou a cena, ontem, durante discussões sobre o Código Florestal em encontro organizado na ExpoZebu pela Secretaria de Meio Ambiente, ABCZ e Sindicato Rural. Na presença do procurador de Justiça Alceu Torres, ele rotulou de “vergonha” o fato de Minas fazer aos proprietários de terras rurais exigências além daquelas previstas no Código Florestal (federal). Com plateia constituída basicamente por produtores, Borjão arrancou aplausos.

 No bolso

Vereador fez ainda alusão a Termo de Ajustamento de Conduta (sobre as reservas florestais) firmado pelos fazendeiros com o Ministério Público em Uberaba, ressaltando que “era fazer ou correr o risco de ter de vender a fazenda para pagar multas”. Ausente do encontro, mas responsável pelos TACs, o promotor Carlos Valera afiançou que houve seguidas prorrogações de prazos para que os compromissos fossem cumpridos e as multas adequadas às condições dos ruralistas.

 Dando a mão à palmatória

Promotor José Carlos Fernandes admite: agora engrossa a fileira daqueles que defendem a redução da menoridade penal para 16 anos. Ex-titular da Promotoria da Infância e da Juventude, Fernandes sabe que contraria o pensamento da maioria daqueles que ocupam o cargo, pede desculpas aos contrários, mas ressalta que determinados crimes praticados por menores não podem ficar sem uma resposta à altura.

 Tapa na cara

No entendimento do promotor - depois de muita reflexão, como ressalta -, algumas penas de internação para menores criminosos “é um tapa na cara das vítimas”. Segundo ele, sustentar a previsão legal de três anos de internação, no máximo, para autores de crimes bárbaros, sejam eles menores ou não, como fator de inibição, é algo desassociado da realidade que vivemos.

 É irracional

Para José Carlos Fernandes, é irracional concluir que a sociedade (com todos os seus defeitos) é culpada pela maldade que alguns jovens criminosos externam contra cidadãos indefesos. “Um adolescente que comete um crime cruel não deixa de ser adolescente, mas não é por isso que deixa de ser bandido” – sentencia o curador do Patrimônio Público. E como diz o também promotor Eduardo Pimentel: bandido precisa ter medo do sistema.

 A três

Deputados Marcos Montes e vereadores Luiz Dutra e Samuel Pereira almoçaram juntos em restaurante chique de Brasília. Tem gente apostando não ter sido o ex-prefeito quem pagou a conta.

 Demais

Na segunda-feira, a Azul, que na terça-feira cancelou voo de Belo Horizonte para Uberaba, no fim da tarde, já havia cancelado o voo de Uberaba para a capital. Assim fica difícil cativar passageiros.

 A Cezar o que é de Cezar

As divergências políticas foram deixadas de lado em comunicado divulgado ontem pela 14ª Subseção dos Advogados, anunciando que estão abertas as inscrições (até amanhã) para plantão de defensores dativos. Detalhe: é frisado que “a diretoria anterior da OAB/Uberaba” havia firmado acordo com os juízes das Varas de Família e Sucessões para solucionar a falta de advogados em audiências na Central de Conciliação do TJMG. Havendo conciliação, os honorários serão fixados pelos juízes.

 Merenda

Objetivando a qualidade da merenda escolar oferecida aos estudantes da rede municipal, Paulo Piau autorizou à Secretaria de Educação a contratação de dez nutricionistas, que estavam em lista de espera de processo seletivo. Admissões acontecem ainda esta semana.

 Saúde

Na área da Secretaria de Saúde foi autorizada a realização de processo seletivo para a contratação de médicos destinados ao Programa da Saúde da Família. Por 40h de trabalho, o profissional terá remuneração de até R$8,1 mil mensais.

 Combate ao crack

Chega à Câmara de Vereadores ainda esta semana projeto de lei instituindo em Uberaba o programa “Crack, é possível vencer”. Proposta firmada por Paulo Piau e o secretário Fahim Sawan prevê uma série de novidades no tratamento do dependente químico de diferentes drogas, incluída a criação do Centro de Pronto-Atendimento ao viciado em crise. A assistência ao dependente de drogas não se encerrará no CPA. O atendido passará por avaliações psiquiátricas e psicológicas, do que poderá resultar a internação em clínica ou comunidade terapêutica.

 Limite de peso

Depois de desabar com a cadeira que não suportou o seu peso, durante a audiência pública de Piau com a comunidade do Parque dos Girassóis, o procurador-geral do município propõe que se aprove lei proibindo a cadeira de plástico seja oferecida a pessoa com mais de 80 quilos. Sob pena de responsabilização do fornecedor. Foi o que Paulo Leonardo postou no Facebook, não se sabe se falando sério ou brincando.

 Corregedor

Prefeitura criará a figura de corregedor da Guarda Municipal por recomendação do Ministério da Justiça.

 No páreo

Franco Cartafina e Borjão podem ser nomes novos na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa em 2014.

"O homem que só bebe água tem algum segredo que

pretende ocultar dos seus semelhantes.”

(Charles Chaplin)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por