FALANDO SÉRIO

Divisão da PC anticorrupção mira advogados em Uberaba

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 26/08/2023 às 19:27Atualizado em 28/08/2023 às 11:30
Compartilhar

Mais um escândalo estourará em Uberaba nos próximos dias. Desta vez, envolvendo também advogados, de acordo com sinalizações percebidas por FALANDO SÉRIO. As investigações da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado envolveriam inclusive a quebra de sigilo bancário dos suspeitos.

Especializados
Agentes da divisão da PC comandada pelo delegado Eduardo Garcia têm se especializado em análises de documentos contábeis, o que tem dado agilidade às apurações, pois não há necessidade de presidente de inquérito recorrer a Belo Horizonte. O que ficou muito claro na investigação do escândalo do Cisvalegran.

Pagou
Depois do alerta da coluna, replicando fala do conselheiro Moacyr Félix, de que recolher e reter contribuição previdenciária configura apropriação indébita, a Prefeitura acertou o que devia ao IPSERV. Mas, Moacyr teve de enfrentar algumas “caras feias”, com o que não se importa.

Alto lá!
Como ex-presidente da Cohagra, Marcos Jammal decidiu, ainda que indiretamente, rebater falas críticas da companhia à gestão passada. Segundo o vereador, a Cohagra ainda sobrevive das ações pretéritas. Entre elas, a agora alardeada regularização de imóveis.

Mais casas
Jammal lembrou ainda que deixou pronto projeto e área para a construção de casas no Residencial 2000 e em Ponte Alta, devidamente aprovados pelo Legislativo. E que houve a inclusão de R$ 5 milhões na LOA para a obra do Alfredo Freire IV. Vereador parece ter se cansado das indiretas.

A propósito
O que Gledstone Moreli não esclareceu ainda é se as suas referências negativas à “gestão passada” são ao Governo Piau ou à própria Cohagra e ao seu antecessor no cargo.

Pois é!
Muito choro entre os servidores quando a Codau propôs aumentar a jornada diária da autarquia de 6h para 8h. No final, no máximo quinze optaram pelas 30h semanais. Todos os demais migraram para as 8h, que passa a ser a jornada oficial da Codau.

Aumento
A partir deste mês, a folha de pagamentos da autarquia aumenta no mínimo 33%, que é o percentual de reajuste decorrente da jornada de 40 h/s.

Plano de saúde
Diante dos novos valores apresentados pela Unimed, vencedora da licitação do plano de saúde dos servidores da Codau, os dependentes devem continuar na HapVida. 

Paralelo
Operadora já não tinha interesse em entrar na disputa peço contrato da autarquia por falta de realinhamento de preços, mas foi convencida pelo Sindae a, via sindicato, continuar assistindo familiares dos servidores.

Carreira
Trinta e sete categorias profissionais na Prefeitura, em sua maioria recebendo salário mínimo, têm plano de carreira sob análise da Secretaria de Administração há meses. Segmentos de melhor remuneração foram vistos com prioridade. E entre os que aguardam melhorias estão, por exemplo, os vigias.

Assembléia
O Sindicato dos Servidores tem participado de algumas reuniões do grupo de trabalho e confia no compromisso da SAD de que receberá a proposta, assim que estiver concluída, a tempo de submetê-la à apreciação dos trabalhadores. O envio ao Legislativo está previsto para outubro.

Exumação
A cidade de Itu aumentou para cinco anos o prazo para a exumação de corpos de vítimas da Covid-19, apesar de a OMS recomendar apenas três anos, no caso de adulto, e dois para crianças de até seis anos. Em Uberaba, esse tema sequer é tratado pela Secretaria de Saúde, de postura mais conservadora.

Há risco?
Diante das dúvidas que começam a ser levantadas com a aproximação de 2024, ano em que Uberaba poderá fazer as primeiras exumações, a coluna ouviu o infectologista Vitor Maluf, ex-integrante do Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid-19.

Sobrevivência
Afirmou o conceituado profissional que “qualquer vírus (parasita intracelular obrigatório) precisa de célula viva para sobreviver e, quatro anos depois, esses corpos (das vítimas da Covid-19) estão decompostos, não têm célula viva”. Vitor Maluf não vê riscos de contaminação para trabalhador que participar da exumação.

Exceção
Os trabalhadores devem usar EPI (há carência) e estar vacinados contra Covid-19. Recomenda a Organização Mundial de Saúde que, durante o procedimento, se constatada a presença de tecido mole (esqueletização incompleta), a exumação deve ser interrompida e a sepultura imediatamente fechada.

Raio-X
Problema técnico ocorrido na sexta-feira em equipamento que digitaliza as imagens dos raios-X no Hospital Regional já está solucionado – assegura Frederico Guglielmi Ramos, diretor administrativo daquela casa de saúde.

Exames
Trinta colonoscopia/endoscopia e oitenta ultrassonografia bancadas pelo SUS estavam programadas para o Hospital Mário Palmério neste sábado.

Panfletagem
Seds ficou esvaziada na sexta-feira. Muitos dos seus servidores, com crachá pendurado, fizeram panfletagem na praça Rui Barbosa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por