FALANDO SÉRIO

Doenças mentais provocam 2,2 mil afastamentos do trabalho em Uberaba

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 11/09/2025 às 21:25Atualizado em 12/09/2025 às 21:35
Compartilhar

No ano passado, o INSS concedeu em Uberaba 2 mil 260 auxílios a trabalhadores que apresentavam doença mental. Em 13 anos, o acumulado soma mais de 14 mil. As categorias profissionais mais atingida pela doença foi a de técnicos de enfermagem com 432 registros e os agentes de segurança com 76.

Dias perdidos
Foram mais de 200 mil dias – cálculo do sistema - perdidos de vida saudável e de atividades produtivas pelos trabalhadores por problemas de saúde mental, divididos entre reações graves ao stress, transtornos de adaptação, transtorno depressivo recorrente, transtorno bipolar e outros

Adolescentes
No mesmo período de 13 anos foram oficialmente comunicadas à Previdência Social 61 ocorrências de acidente no trabalho envolvendo adolescentes. Os três últimos anos – 22, 23 e 24 – foram os de maior incidência: 10, 8 e 7, respectivamente. 

Setor econômico
Os supermercados aparecem como o setor econômico de maior incidência, seguidos por comércio varejista de ferragens, madeiras e de construção.

Vai acertar
Comerciantes estão recebendo aviso da BK Bank de que receberão pelo que venderam pelo tíquete-alimentação da Prefeitura no último mês de sua gestão. A BK não quis renovar o seu contrato com o município e já foi substituída pelo Verocard.

No Tribunal
Agora depende do Tribunal de Justiça o andamento do processo criminal em que quatro jovens são acusados das agressões praticadas contra outros dois no dia 22 de junho do ano passado diante de república da rua Álfem Paixão, nas Mercês. Defesa dos investigados formalizou recurso contra decisão de 1ª instância.

Sem jurados
Entre os pedidos formalizados à Corte está a revogação da submissão dos acusados ao Tribunal do Júri. Preferem que o julgamento seja feito pelo juiz da 1ª Vara Criminal, onde tramita o processo, e não pelo corpo de jurados. 

Imagem forte
Pelo menos um deles teme as consequências de eventual presença em sessão do Tribunal do Júri da vítima que agora vive entre a cama e a cadeira de rodas. O rapaz perdeu o domínio por completo do próprio corpo.

Audiência
Acontece ainda este mês a primeira audiência no processo em que farmacêutico e médico uberabenses são acusados de se aliarem para a venda irregular de produtos farmacêuticos controlados. O médico forneceria a receita encomendada e o farmacêutico venderia a medicação.

Unidos
Vereador Caio Godoi aceitar convite da prefeita para ir com ela, 2ª feira, a evento organizado pelo PSD em BH,  pode representar mais do que simples diálogo de união por Uberaba nas eleições do ano que vem.  Afinal, o evento é partidário (PSD) e Caio é PP.

De mudança
É esperada a filiação do vice-prefeito Mauricinho de Sá no partido de Marcos Montes e Marão.

Uai, sô!
Tramitou no Comphau pedido de isenção de IPTU para o imóvel da praça Comendador Quintino em que funcionou o Cine Royal. No processo consta informação da Fundação Cultural indicando ter sido o imóvel inventariado em 1987. Conselheiro Marcelo Frosard pediu a devolução do processo para que a FCU informe que órgão promoveu o inventariamento, pois esse tipo de proteção surgiu na Constituição de um ano depois (1988).

Condenação
Motorista do caminhão que provocou acidente com ônibus que transportava estudantes da Universidade de Franca, dos quais 12 morreram, foi condenado a 5 anos e 9 meses no regime semiaberto e teve a CNH suspensa por 7 meses. Acidente ocorreu quando estudantes voltavam para casa, em São Joaquim da Barra, em 24 de julho deste ano.

Analisando
As denúncias de irregularidades na Saúde protocoladas na terça-feira ainda estavam, nesta 5ª feira, sob análise preliminar da Controladoria. A informação é da controladora geral Júnia Cecílio. As denúncias foram feitas à Ouvidoria.

Situações
Entre os relatos estão uso irregular de veículo por servidor, desvio de servidoras da faxina para atividades externas, perseguição a servidor e médico não cumprindo a carga horária.

Pelas beiradas
Deputado Maurício do Vôlei tem encontro marcado com grupo de mulheres, em Uberaba, nesta 6ª feira, no Elza Amuí II. Ele também quer levar alguns votos daqui em 2026.

Silenciou
No começo deste ano, Patrícia Melo (PT) chegou a anunciar que teria, em Uberaba, escritório em comum com o deputado Janones. E que com ele faria dobradinha para 2026 no Triângulo. 

O que mudou
Depois que o caldo entornou para o parlamentar na Câmara Federal, sob acusação de “rachadinha”, Patrícia tem evitado voltar ao assunto. O escritório anunciado para março desde ano ficou no papel.

Metade da fiação sobre a rua está tomada por trepadeiras (Foto/Rodney)

Fio camuflado
Depois do poste “camuflado” (escondido por trepadeiras e mato), agora foi a vez do ativista político Rodney Lemes denunciar a existência de fiação igualmente “camuflada”, na rua Martha Elias Abdala, no Nenê Gomes.

Lucro ilícito
Em palestra para promotores e procuradores, no Conselho Nacional do Ministério Público, o uberabense José Carlos Fernandes abordou aspectos da contratação pública. E sentenciou que o lucro do contratado, ainda que dentro dos parâmetros, não pode ser considerado legítimo se a licitação foi fraudada.

Vantagem
E também não pode ser considerada normal a vantagem obtida pelo agente público que facilitou essa contratação. Nos dois casos, ressaltou o promotor, os autores precisam ser penalisados.

Advertência
ZCF falou também da importância de o integrante do MP buscar conhecimento em economia  para chegar ao lucro real de uma contratação sob investigação, também para não cometer injustiça com a empresa acionada para devolver o lucro irregular, tendo prestado o serviço objeto da licitação fraudada.

Condenados
Encerrado nesta 5ª feira o julgamento pelo STF dos acusados de tentativa de golpe de Estado. Foram 4 votos pela condenação e 1 pelo incompetência do Supremo para julgar os denunciados. No início da noite foi divulgada a pena de prisão imposta a cada um dos culpados:
Jair Bolsonaro – 27 anos e 3 meses;
General Braga Netto – 26 anos;
Anderson Torres – 24 anos;
Almirante Garnier – 24 anos;
General Heleno – 21 anos;
Paulo Sérgio Nogueira – 19 anos;
Tem Cel Mauro Cid – 2 anos.
Todos os militares ainda correm o risco de perder o posto, o que é competência da Justiça Militar, em caso de denúncia pela Procuradoria Geral da Justiça Militar.
Outros denunciados ainda serão levados a julgamento.

Aposentado
Ex-secretário adjunto da SDS, Claudinei Nunes é mais um servidor com elevado nível de conhecimento profissional a passar para a inatividade. Aposentou-se. Durante décadas, Claudinei foi a maior referência da Prefeitura sobre o transporte coletivo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por