FALANDO SÉRIO

Dom Paulo cita apóstolos para dizer que não é fácil escolher bom candidato

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 09/09/2024 às 21:09Atualizado em 10/09/2024 às 21:46
Compartilhar

Arcebispo recomenda reflexão ao uberabense para escolher em quem votar (Foto/Arquivo)

Dom Paulo Mendes Peixoto usou a sua mensagem dominical aos católicos para abordar o momento político vivenciado pelos uberabenses. Segundo ele, “não é tão fácil escolher um bom candidato”. Exemplificou que até os apóstolos tiveram dificuldade para identificar quem era Jesus.

Sem sustentação
Frisou o arcebispo que “estamos mergulhados em um regime marcado pela desigualdade social, também de muita discriminação e ostracismo”, o que revela uma democracia sem sustentação, embora seja ela a palavra em evidência especial em ano eleitoral.

Reflexão
E destacou o religioso que “esse cenário político influencia decisivamente no desencanto ou encanto (...) Não se pode esquecer que as mudanças estruturais acontecem por atos políticos responsáveis”. É preciso refletir bem em quem votar, ver o perfil dos candidatos e os projetos realizáveis que são apresentados – sentenciou.

Causas
Colocando no pacote o extremismo político e o descompromisso de eleitos, dom Paulo sugere uma reflexão das causas do desencanto generalizado de grande parte da população em relação à política. E inclui na lista o carreirismo e os que enxergam a política mais como um cabide de emprego do que serviço ao povo. 

É agravante
Para o líder da Igreja Católica, os extremismos ideológicos representam agravante neste contexto, “impedindo os eleitores de agir e votar com mais liberdade e responsabilidade”.

Excluídos
O tradicional “Grito dos Excluídos”, organizado por ativistas sociais com a ajuda de religiosos, não foi ouvido no 7 de Setembro. Por décadas, manifestantes pacíficos e críticos das injustiças sociais ocuparam praças e, às vezes, até mesmo pegaram “garupa” no desfile oficial. 

Sem forças
Com irmã Anita e padre Fontes já com as forças físicas minadas pela idade e a grande entrega com que desempenharam suas funções, o “Grito dos Excluídos” ficou órfão – diz um dos antigos participantes do movimento, lamentando a falta de outro religioso para assumir essa liderança.

Miado 
Recorrendo a fala do próprio padre Fontes (hoje afastado até mesmo das atividades religiosas) em outras oportunidades do movimento, Jurandir Ferreira afirma esperar “que em 2025 possamos ecoar ao menos um ‘miado’ no 31º Grito”.

Perda de prazo
Diferentemente do que o vice-governador disse em Uberaba, na semana passada, “empurrar o início da operação do Samu Regional para 2025” não é consequência do ano eleitoral, mas de falta de cumprimento de prazos e missão. Ele foi polido e discreto.

Irritou
O Cistrisul, consórcio de municípios voltado para a rede (de saúde) de urgência e emergência do Triângulo Sul, causou o atraso, com direito a puxão de orelhas por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde. Foram necessárias novas negociações para o cumprimento de metas pelo consórcio. Dezembro é a data fixada para isso.

Dificuldades
Candidatos a vereador de oposição têm se queixado das dificuldades encontradas na SeGov para programar visitas a repartições e unidades municipais. Dizem os queixosos que as respostas são demoradas, há negativas sem explicação e outros probleminhas mais.

É muita coisa
Secretário Beethoven Oliveira detalhou, ao ser questionado, que a SeGov tinha nesta 2ª feira 348 visitas agendadas em escolas da rede e outras 257 em unidades de saúde.

Transtorno
Explicou ele que essas visitas causam “transtorno absurdo” nas unidades, pois afetam a prestação de serviços. “Deveriam ter bom senso” ou “parar de reclamar e ir pedir voto, e não atrapalhar o serviço público” – finalizou.

Perda do cargo
Patrulheiro rodoviário federal de Uberlândia vai perder o cargo. A sua demissão foi determinada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Gisdelson Mário de Oliveira e seu parceiro chegaram a ser filmados exigindo dinheiro de motorista de ônibus para não o multar.

Quinze
As investigações de corrupção na PRF de Uberlândia começaram em 2017 e quinze agentes e outros empresários dos ramos de seguro e guincho chegaram a ser presos. Os policiais eram suspeitos de também inserirem dados falsos nos sistemas da PRF para atestar o cumprimento de metas e corrupção. Contra o grupo o MPF ofereceu 17 denúncias.

Com cavalo não
A proibição do uso de carroça puxada por animais em Uberaba será votada nesta terça-feira pela Câmara de Vereadores. O projeto, de iniciativa de Denise Max, em proteção aos cavalos, prevê um período de adaptação pelos carroceiros, inclusive com a oferta de oportunidade para que troquem de profissão.

Apelo
Nesta segunda-feira, Denise faz um apelo aos colegas para que compareçam à sessão e votem a favor do projeto. Segundo ela, por onde anda tem recebido manifestação popular em defesa da proibição. Além de ver carroceiros passando fome por falta de carretos e animais sem assistência alguma.

Escassez de água
As reservas subterrâneas de água também têm sido duramente afetadas pela seca em Uberaba. Estudos desenvolvidos pela UFTM, e revelados em parte pelo professor José Cláudio Viégas, indicam que, desde 2016, este ano é o de menor recuperação dessas reservas. E são elas as responsáveis por manter a vazão dos rios em períodos de estiagem. “Quanto menor a reserva, mais comprometida fica a vazão do rio” – reforçou o geólogo.

O que fazer?
Os estudos da UFTM ocorrem em sequência desde 2016 e serão apresentados, em parte, em jornada científica, em outubro. São contínuos. E, em parceria com o Instituto Agronelli, a universidade desenvolve outros trabalhos na Fazenda São Francisco, à procura da identificação de técnicas que possam ser utilizadas para melhorar a infiltração de água no solo, aumentar as reservas subterrâneas e, consequentemente, a vazão dos rios na seca.

As causas
Detalhou o professor que a escassez de água pode resultar de problemas de ordem natural, mas muitas vezes é causada pelas ações do homem com queimadas, desmatamentos e loteamentos urbanos dentro da APA. Situações, incluídas a impermeabilização do solo (asfaltamento) na área urbana e outras ações na zona rural, que tendem a comprometer cada vez mais a vazão do rio Uberaba – afirmou Viégas.

Prainha
Diz técnico da Codau que o projeto de Prainha poderá realmente minimizar os efeitos de prolongada seca em Uberaba, quando estiver construída. Segundo ele, a represa poderá abastecer Uberaba por até 25 dias totalmente sem captação e equilibrar a distribuição de água por 3 meses com captação de 1,1 mil l/s.

Delta
Julgada improcedente pelo juiz eleitoral Alexandre de Jesus Gomes representação feita pela candidata a prefeita pela situação contra o candidato a vice-prefeito de oposição Luiz Felippe Lima Faquineli Cavalcanti e a candidata ao Legislativo Adriana Ferreira da Silva. Valéria Cristina Reis os acusava de propaganda negativa.

Sem elementos
Ministério Público e magistrado não vislumbraram nada que ultrapassasse os limites da liberdade de expressão.

Agenda
Compromissos dos candidatos à chefia do Executivo para esta terça-feira:

Elisa/Mauricinho
8h - Caminhada no Parque das Américas
9h - Entrevista Rádio Metropolitana
18h30 - Sabatina do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro.

Tony Carlos/Franco
6H40 – Visita a empresa - (Av. Barão do Rio Branco, 482 - São Benedito)
8h30 – Visita ao Hospital da Criança
9h45 – Caminhada Rua Goiás (concentração: Centro de Reservação da Codau)
13h – Visita ao Sindicato dos Servidores Municipais
15h – Visita à empresa (Av. Antônio Carlos Guillaumon, 950 - Distrito Industrial III)
16h – Reunião com agência
19h – Sabatina no IEATM.

Samir/Romeu
6:30h - Feira São Benedito
Rua Donato Cicci 
14:00h - Reunião Instituto VENCER (Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba)
Governador Valadares, 629.

Paulo Piau/Zé Renato
9h -12h - Arrastão avenida Nenê Sabino
Entrevista TV Integração
14/18h - Reuniões e gravações diversas
19h- Sabatina no Instituto de Engenharia,
Arquitetura e Urbanismo (IEATM).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por