FALANDO SÉRIO

Donald Trump designou o Brasil um aliado militar prioritário dos Estados Unidos

Wellington Cardoso
Publicado em 01/08/2019 às 19:57Atualizado em 17/12/2022 às 23:02
Compartilhar

François Ramos – Redator Interino

Tecnologia

Agora é oficial. Presidente Donald Trump designou o Brasil um aliado militar prioritário dos Estados Unidos. Assunto tinha sido discutido entre os presidentes Trump e Bolsonaro durante encontro em Washington, no mês de março, e sua efetivação vai facilitar, entre outros aspectos, a aquisição de equipamentos e tecnologia militares dos EUA.

Estrutura

Em 2012, matéria veiculada na Revista Exame trouxe relato de militares de que o Exército usa o mesmo fuzil de produção nacional há 45 anos e seus equipamentos de comunicação estão obsoletos. Na época, o general da reserva Maynard Marques de Santa Rosa, ex-secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, afirmou que o Exército Brasileiro, em caso de guerra, possuía munição para menos de uma hora de combate.

Modernização

De 2012 para cá houve uma pequena evolução. Em 2018, por exemplo, o Exército Brasileiro publicizou seu empenho na adaptação e modernização de 96 blindados que reforçariam a artilharia e o combate terrestre das Forças Armadas e outras 32 viaturas estavam nos planos da Defesa. A condição de aliado militar dos Estados Unidos traz consigo boas expectativas para o processo de modernização das Forças Armadas.

Saúde

Programa Médicos pelo Brasil é o substituto do presidente Jair Bolsonaro para o programa Mais Médicos (criado em 2013), que “importou” profissionais cubanos para atuar na saúde brasileira. A meta do governo federal é intensificar os atendimentos em saúde primária pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em especial em municípios pequenos e locais de difícil acesso ou de alta vulnerabilidade.

Formação

O programa Médicos pelo Brasil também pretende desenvolver e intensificar a formação de médicos especializados em saúde da família.

Segurança

Presidente Jair Bolsonaro retomou nesta semana o discurso que fez sua candidatura deslanchar: efetivo combate e desestímulo à criminalidade. O chefe do Executivo afirmou que, apesar da existência de veto constitucional, gostaria de ver trabalho forçado para preso se tornar uma realidade no Brasil.

FGTS

Projeto de Lei 1518/19, de autoria da deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), pretende que seja permitida movimentação nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com a finalidade de amortização ou quitação de dívidas tributárias, como IPVA, IPTU e Imposto de Renda.

Em alta

Agosto começa com uma notícia excelente: a taxa de desemprego caiu para 12%. Embora 60% das vagas criadas sejam informais, chama atenção a reação de importantes setores da economia, em especial a indústria, que voltou a contratar.

Flores?

Infelizmente, nem tudo caminha na velocidade que o trabalhador desempregado gostaria. A crise instalada no país mostra sinais de reação, mas a indústria (historicamente um dos setores que mais contrata) ainda luta para retomar o crescimento. No mês de junho, a produção industrial caiu 0,6% se comparada ao mês de maio. Contudo, quem sabe as contratações de empregados sejam sinal de notícias melhores em breve. Vamos torcer!

Bolada

Prêmio da Mega-Sena acumulou mais uma vez. Apostador que acertar as seis dezenas a serem sorteadas neste sábado ( 3) vai receber algo em torno de R$26 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas de todo o Brasil, pelo aplicativo e, também, via loteria online.

Mudança

Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos teve sua composição alterada por determinação do presidente Jair Bolsonaro. Medida ocorre após severas críticas à Comissão Nacional da Verdade em episódio no qual o chefe do Executivo é acusado de “ironizar” o desaparecimento do pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.

Composição

De acordo com decreto publicado neste fim de semana, deixam a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos: Paulo Roberto Severo Pimenta, Eugênia Augusta Gonzaga, Rosa Maria Cardoso Cunha e João Batista da Silva Fagundes. Entram: Deputado federal Filipe Barros (PSL), Marcos Vinícius Pereira de Carvalho, Weslley Mareti e Vital Lima Santos.

Rock Solidário

Para quem curte o bom e velho rock’n roll, domingo é dia de festa em Uberaba. O projeto CODAU Cultural promove a 2ª edição do Rock Solidário. Evento será realizado no Parque das Barrigudas, a partir das 11 horas da manhã. Haverá atividades de educação ambiental e brincadeiras para a “molecada” e, logo depois, terá início a programação musical.

Atrações

O 2º Rock Solidário, evento no qual a CODAU conta com a parceria da Fundação Cultural de Uberaba, receberá as bandas Orion (Rock), Edson Santana e os Outros (Rock), Banda B4 (Pop Rock), Broken Jazz Society (Rock) e Uganga (Rock). O evento é gratuito, mas haverá arrecadação de óleo, extrato de tomate e açúcar, que serão doados ao Sanatório Espírita de Uberaba.

Promete

A banda de hard rock Black Pantera encerará as apresentações do 2º Rock Solidário. O grupo surgiu em Uberaba no ano de 2014 e já abriu shows de artistas de expressão do cenário nacional e internacional, como O Rappa, Slayer, Sepultura, System of a Down, Green Day, entre outros.

Frase

“Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender e ensina sem humilhar.” (Mario Sergio Cortella)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por