FALANDO SÉRIO

Duplicidade

Servidores municipais comemoram o fim do imposto sindical

Wellington Cardoso
Publicado em 20/07/2017 às 14:46Atualizado em 16/12/2022 às 11:53
Compartilhar

Redatora interina: Marilu Teixeira

Lástima

Desativação do call center da Algar em Uberaba tomou conta das rodas de conversas no dia de ontem. Todos unânimes em afirmar que, embora muitos funcionários sejam redirecionados a outras praças, o certo é que Uberaba vai sofrer com as demissões, agravando ainda mais a crise. Justo agora que a cidade registrava saldo de emprego positivo. Eu, hein!

Solidariedade...

Uberaba contra o frio! Assessoria da chefia de gabinete do prefeito está divulgando em seus espaços na rede social números para ajudar quem estiver precisando. O Albergue Municipal funciona 24 horas (3313-3844) e tem cama, banho e comida. Já a Ronda Social, que funciona até 23h (99667-4451), oferece inclusive transporte para o albergue.

Ajudando

Tem ainda um número (3321-8878) através do qual a pessoa pode conseguir roupa e comida até 14h. Qualquer pessoa pode ligar e pedir ajuda para alguém que estiver precisando. Muitos não aceitam ir para o albergue. Mas pegam roupa.

Coincidência

Uma aldeia indígena chamada Uberaba, a mais isolada do Mato Grosso do Sul, recebeu na terça-feira (18) a visita do governador Reinaldo Azambuja para inaugurar reforma da escola.

Inédito

A aldeia, que abriga 50 famílias, fica a 36 horas de barco da cidade de Corumbá e o governador fez questão de estar presente. Duas coisas chamam a atenção na notícia: o fato de a aldeia se chamar Uberaba e a comunidade receber, pela primeira vez na história, a visita de um governador.

Sem senha...

Conhecida minha esteve ontem na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) para buscar a segunda via da Identidade. Já tinha pagado a taxa de R$32,50, assinado o documento e tirado as digitais.

Sem documento...

Era para buscar o documento na segunda-feira, mas ela foi ontem, às 15h. Só que, chegando lá, já tinham acabado as senhas. Pode? Várias pessoas perderam a viagem.

Pra inglês...

Irritada, e com razão, disse que o novo local, no Praça Shopping, está uma beleza, mas uma bagunça.

Duplicidade

O que tem de servidor público municipal de Uberaba comemorando o fim do imposto sindical obrigatório não está escrito! Para essa turma, a cobrança tem cunho de duplicidade.

Sem festa

Além do recolhimento obrigatório de um dia/ano trabalhado, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) também exige que o servidor seja filiado (com pagamento mensal) se quiser usufruir das atividades sindicais - incluindo a festa do servidor todo mês de outubro.

Inconstitucional

Servidor reclama que pagam tudo com o imposto obrigatório, inclusive o dele, que não pode participar de nada porque não paga filiação. Além disso, ele entende que a cobrança é inconstitucional, pois o dinheiro é retirado do salário sem a concordância do trabalhador.

Com autorização

Muita gente afirma que pretende continuar contribuindo por vontade própria, desde que possa participar das atividades sem precisar pagar duas vezes. Imposto sindical agora, pela lei trabalhista, só pode ser recolhido se o trabalhador der autorização.

Espontâneo

Aliás, consta que o Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) já está se adequando. Festa para os professores da Prefeitura de Uberaba em 2017 terá a participação financeira deles. Sindemu e SSPMU vão ter que convencer os servidores para continuar recebendo o imposto sindical - agora por livre e espontânea vontade.

Falha técnica

Por falar em sindicato dos professores, o Sindemu postou convite para festa e já tem gente questionando o fato de haver coparticipação no consumo de comida e bebida. Além disso, tem gente questionando também a falta de revisão do texto, com erros de português. Sindicato de professores, hein?

Cartelização

Em Itajá, Goiás, preço do combustível está lá embaixo. O litro da gasolina comum está a menos de R$3. O advogado Marco Antônio Figueiredo mandou foto de amigo ao lado da placa com os valores lá praticados e questiona o fato de Uberaba estar com os preços nas alturas novamente. “Estamos à mercê de uma quadrilha de donos de postos? O Ministério Público teria papel a desempenhar evitando o cartel e a extorsão.”

Divulgação

Preços de combustíveis em posto na cidade de Itajá (GO)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por