FALANDO SÉRIO

É crescente o número de candidatos a deputado por Uberaba

Na semana que vem, a Comissão Executiva Provisória (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 07/06/2014 às 11:16Atualizado em 19/12/2022 às 07:23
Compartilhar

A perigo

Por 9 a 0, o que significa votos também da situação, a Câmara de Veríssimo aprovou por unanimidade a instalação de Comissão Processante contra o prefeito Reinaldo Sebastião Alves. E há propostas para a criação de outras quatro ou cinco, em razão do volume de denúncias recepcionadas pelos vereadores, incluída sua ação de inviabilizar o funcionamento do Legislativo. A situação política do chefe do Executivo fica praticamente insustentável, aumentando as possibilidades da cassação de seu mandato (o terceiro em 12 anos).

Efeito Copa

De efetivo historicamente insuficiente para cuidar das três dezenas de cidades sob a sua jurisdição, a Polícia Federal/Uberaba também teve homens recrutados e deslocados para Belo Horizonte. O Mundial terá esquema de segurança jamais visto em Minas Gerais.

Multa

Aprovado ontem pela Câmara dos Deputados projeto que impõe multa de 1% do valor pago pelo comprador mais 0,5% ao mês por atraso superior a 180 dias na entrega do imóvel em construção. Andamento da obra terá de ser informado mensalmente.

Idas e vindas no Judiciário

Há oito anos, o promotor Laércio Conceição denunciou um grupo de policiais militares por crime de tortura. E anos depois recorreu ao Tribunal de Justiça contra a sentença de absolvição dos policiais defendidos por Leuces Teixeira, o que resultou na condenação de todos eles, com desclassificação do delito para lesões corporais, a penas de nove meses e um ano e seis meses, com prescrição da primeira.

Condenação sem efeito

Inconformada, a defesa dos PMs, e somente ela, recorreu ao STF, onde também a condenação de um ano e seis meses foi considerada alcançada pela prescrição, eliminando assim a perda de função decretada em segunda instância. Decisão foi oficialmente comunicada ao Fórum Melo Viana.

Ação desmentida

Conteúdo de e-mail que teria origem no Sindicato dos Contabilistas foi desmentido ontem por fonte da Polícia Militar. Diz a mensagem eletrônica que as câmeras do programa Olho Vivo estão sendo usadas para a aplicação de multas a infratores do trânsito – e até por excesso de velocidade, de equipamento de detecção não disponível no sistema.

Prioridade

“O pessoal civil (contratado da Prefeitura) que fica diante dos monitores não tem competência legal para aplicar multas e a polícia tem coisas mais importantes para olhar na utilização das câmeras, embora o infrator de trânsito mereça sanção” – sentenciou o PM.

Nomes na mesa

É crescente o número de candidatos a deputado por Uberaba. Na semana que vem, a Comissão Executiva Provisória do PRP participará da convenção estadual da sigla, em BH, apresentando dois nomes: Celso Borges (estadual) e Ronaldo Rocha (federal).

Investigação seletiva

Com mais de dez assaltos ocorrendo por dia em Uberaba, não dá para acreditar que todos os casos sejam devidamente investigados pela Polícia Civil. É humanamente impossível, considerando-se o limitado efetivo da força. Prova disso é que inquéritos de oito anos atrás somente agora estão desaguando no Fórum e sem a identificação de criminosos.

Na prateleira

Como não tem o direito de “deixar passar”, a PC instaura inquérito para cada ocorrência e eles vão se avolumando, de certa forma tomando tempo dos policiais sem nenhuma chance de conclusão satisfatória. E, em consequência, nos crimes de bagatela, ouve do Ministério Público que está desperdiçando tempo e esforços. Mas, a maioria absoluta dos inquéritos adormece nas prateleiras.

Distribuição

Por emendas do deputado Aelton Freitas no orçamento da União, R$2,5 milhões estão chegando para investimentos em asfalto e saúde nas cidades de Iturama, Pirajuba, Muzambinho e Itapagipe.

Obstáculo

Por questão de segurança, o Dnit decidiu ontem não retirar o “quebra-molas” da BR-050, imediações do bairro “Chica Ferreira”, apesar do redutor eletrônico de velocidade instalado no local.

Indignação crescente

Presidente do Sindicato Rural e do G9, Romeu Borges não esconde sua indignação com o promotor Carlos Valera, que, segundo ele, continua oferecendo denúncia contra fazendeiros por supostos crimes ambientais, ao arrepio do novo Código Florestal em vigor. Promotor do Meio Ambiente alicerça sua posição no fato de o MP questionar ao STF a constitucionalidade do texto.

Dois pesos

Frisando que os produtores aguardam manifestação do Conselho Nacional do Ministério Público na reclamação feita contra o promotor, Romeu critica a desigualdade existente numa disputa com o Ministério Público. “Por que promotor não paga sucumbência ao perder uma ação que ele próprio iniciou contra alguém, e perdeu, como acontece com o cidadão comum? É cômodo para ele e injusto para os demais” – sentencia.

Viver ativo

Posto em execução pela RN Saúde o programa Viver Ativo, que estimula o assistido a promover o autocuidado com a própria saúde e a buscar ganhos em curto prazo na qualidade de vida, com a adoção de hábitos saudáveis, de reflexos na autoestima e convívio pessoal.

Farmácias

Será na terça-feira a votação pela Câmara do projeto do deputado Ivan Valente classificando as farmácias como estabelecimentos de saúde com a presença obrigatória de farmacêutico durante todo o seu horário de funcionamento e uniformização de nomes em três anos.

“Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles.”

(Victor Hugo)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por