A volta
Ex-secretário de Cartório Eleitoral/Uberaba Levy Lacerda já se submete a uma bateria de exames para ser reintegrado nos quadros da União. Condenado em 1ª instância a 24 anos de prisão por atentado violento ao pudor e estupro e ainda à perda da função pública, Levy foi demitido sem que a sentença transitasse em julgado e o ministro Marco Aurélio, do STF, determinou sua reintegração.
Contratações
Gestora do Hospital de Clínicas da UFTM, a Ebserh iniciará no mês que vem a contratação dos 702 aprovados para as diferentes vagas oferecidas em concurso aberto no ano passado. Outros 100, que estão na reserva, também podem ser chamados. O desligamento dos funcionários contratados via Funepu ainda não tem data definida. Eles chegaram a ser 1,1 mil a serviço do HC.
Cansados de esperar
Sentindo-se desamparados no campo, os fazendeiros vão se armar. A sinalização clara é de que não confiam no sistema e não querem mais ficar expostos aos criminosos (situação agravada com a Lei do Desarmamento). E abraçando a causa está o presidente do Sindicato Rural de Uberaba. Romeu Borges entende que a violência na zona rural passou dos limites toleráveis e alguma coisa de prático precisa ser feito para que quem produz não fique refém do crime.
Arma na cintura
Com aprovação em assembleia, o Sindicato Rural contratará assessorias jurídica e psicológica para que os fazendeiros se armem dentro da legalidade. Aos interessados será oferecida toda a assistência possível para que tenham registro e porte de armas e, com isso, possam andar com revólver na cintura em suas propriedades. A estrutura funcionará também para as situações em que invasores de fazendas sejam eventualmente baleados por quem defende o que é seu. Até mesmo a criação de um estande, para que os produtores possam treinar tiro ao alvo, está sendo cogitada.
Sem rodeios
A gravidade do quadro de violência no campo chegou a tal ponto que Romeu Borges não faz rodeios sobre as intenções dos produtores e do sindicato que lidera. Tanto que fez todas as colocações em reunião para a qual foram convidados – e estavam presentes – o comandante regional da PM, coronel Laércio dos Reis Gomes, o delegado regional da PC Francisco Gouvêa e os secretários municipais Danilo Siqueira (Agricultura) e coronel Kappel (Settrans). Uma conversa olhos nos olhos, sem rodeios.
Aonde chegamos!
A insegurança (e não apenas a sensação) é tamanha no centro da cidade que vários comerciantes estão recorrendo a seguranças armados, colocados ostensivamente diante das lojas.
Concertinas
Enquanto isso, aumenta o número de residências com aspecto de campo de concentraçã cerca elétrica, concertina e câmeras de monitoramento instaladas em pequenas áreas.
Ainda desaparecido
Até o início da tarde desta 4ª-feira permanecia ignorado o paradeiro de Carlos Otávio Gomes da Silva, assassino do centroavante André Nascimento, à época no USC. Ele está desaparecido há uma semana em Barueri, para onde foi transferida a execução de sua pena (confinamento em hospital psiquiátrico, mas colocado em liberdade por falta de vagas no sistema). A família de Carlos, declarado doente mental, desabafou com o advogado uberabense Antônio Alberto que não vê disposição da polícia em elucidar o desaparecimento, apesar de o seu veículo ter sido encontrado queimado.
Perda
Capitão Jackson Santiago foi a Belo Horizonte fazer curso que o habilitará à promoção a major e acabou ficando por lá. Foi transferido do 5º CRPM para a Diretoria de Educação da PM.
UPA Boa Vista
Secretaria de Saúde ultima preparativos para dotar o bairro Boa Vista de Unidade de Pronto-Atendimento. Participa dos entendimentos o policial/vereador Afrânio Cardoso.
Troca de comando
Já está oficialmente definida a data em que o tenente-coronel Ademir Ribeiro de Moura passará o comando do 4º Batalhão ao colega Waldimir Soares Ferreira, recém-promovido ao post 7 de fevereiro. Oficial chegará a Uberaba com a missão de tentar reverter o alarmante quadro de violência, mas contando com o mesmo efetivo. Teria sido escolha pessoal do coronel Laércio, comandante regional.
Uma e outras
Publicado no Diário Oficial de ontem o edital do concurso para assistente técnico do Ministério da Fazenda com previsão de duas vagas para Uberaba.// Salário inicial oferecido é de R$3.050.// Há vagas também para Frutal (1), Araxá (1) e Uberlândia (3).// Larissa Prata, diretora da Rádio JM e colunista do JM, entre os formandos do Direito da Uniube.// Sem muito esforço, José Genoino recebeu tantas doações que pagou sua multa judicial do processo do mensalão e ainda doou R$30 mil para o companheiro Delúbio.
"Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier.”
(provérbio chinês)