Cemitério
Capacidade do cemitério Medalha Milagrosa também está praticamente esgotada, o que representa mais um problema a ser solucionado por Paulo Piau em curto prazo. Somente este ano já ocorreram 864 sepultamentos nos chamados campos-santos e não há áreas disponíveis para a ampliação de nenhum dos dois. O “abacaxi” está nas mais do secretário Cláudio Junqueira.
Motéis
Ainda que sem grandes problemas, as lavanderias são o setor dos motéis que mais chamam a atenção da Vigilância Sanitária, exigindo adequações. Segundo o diretor da VS, as regras para os motéis são as mesmas dos hotéis. Mas, explica Nelson Ranieri Tironi, em muitos estabelecimentos a preocupação dos empresários fica concentrada no conforto e beleza dos quartos, visíveis aos frequentadores.
Registro de cães
A lei exige, mas pouquíssimos uberabenses acessaram o site do Corpo de Bombeiros para promover o registro obrigatório de seus cães pit bull, dobermann e rottweiler. Essas raças são consideradas perigosas e exigem controle, de acordo com lei mineira, que proíbe a criação e adoção de pit bull. A apreensão de cães sem registros tem se limitado a situações de ocorrências envolvendo os animais ou denúncias de vizinhos, por falta de pessoal para a fiscalização rotineira – admite o comandante do CB/Uberaba, major Casarin. As multas previstas para o descumprimento da lei chegam a R$6 mil.
Papai
Tem mais choro de bebê novo no secretariado de Paulo Piau. Depois de Vinícius Rodrigues, do Meio Ambiente, agora é a vez de Carlos Bracarense (Patrícia), pai desde a última segunda-feira.
Ilegais
Muitos hotéis funcionam sem alvará expedido pela Prefeitura por falta de documentos que possibilitem sua aprovação. Na esteira da clandestinidade estão também centenas de bares.
Autoatendimento questionado
Nos próximos dias, a Vigilância Sanitária voltará suas atenções para o autoatendimento em padarias uberabenses. É que as normas de higiene são rotineiramente ignoradas, ficando os pães expostos à apalpação, à tosse e à saliva resultante do falatório de clientes em cima dos produtos. Em Belo Horizonte, está em vigor lei municipal que proíbe o autoatendimento por causa da contaminação de pães, mas aqui a Secretaria de Saúde ainda não julga necessário recorrer ao expediente.
Exigências a serem cumpridas
Os proprietários de padarias terão de cumprir as normas da Anvisa se quiserem manter o autoatendimento. Entre as exigências está a de funcionários do estabelecimento “ficarem de olho” no cesto para impedir a prática de procedimentos por parte dos clientes que possam comprometer a higiene dos pães.
Dificuldade
Parece haver dificuldade de entendimento da linguagem de técnicos da Prefeitura na Câmara, em suas exposições de motivos de projetos submetidos aos vereadores, pois, segundo Samir Cecílio, eles não estão conseguindo entendê-los. Além das informações constantes nos projetos, cada um deles é explicado ao vivo pelos técnicos da área.
Denúncia
Vereador Edmilson de Paula denunciou a construtora do Parque das Gameleiras ao Ministério Público pelo que considera irregularidades apresentadas no conjunto entregue aos mutuários. Recentemente, a empresa e a Caixa Econômica, embora convidadas, não estiveram presentes em reunião programada com os proprietários das casas.
Marcha lenta
Até ontem não havia começado a investigação do tiroteio a que foi submetido patrulheiro rodoviário federal, baleado por policiais militares. José Alano Leal foi surpreendido por disparos quando namorava, no escuro, às margens da BR-262. Episódio ocorreu em janeiro, quando PMs procuravam por veículo tomado de assalto. Baleado o patrulheiro, sete policiais foram presos em flagrante por oficial da PM e liberados dias depois pela Justiça Militar, com a decisão de que o crime era de competência da Justiça Comum.
Vala comum
Os autos, porém, jamais chegaram à Delegacia de Polícia para a produção do inquérito – revela o delegado regional Francisco Gouvêa. O policial já admitiu as dificuldades da determinação de responsabilidades pelo disparo que atingiu o patrulheiro. A bala não pôde ser retirada pelos médicos, o que dispensou o exame pericial das armas usadas pelo PM na noite do tiroteio.
Fila eletrônica
É apenas mais uma fila. Assim pode ser considerada a chamada fila eletrônica para o agendamento de atendimento de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde. Para o secretário Fahim Sawan, o sistema que encontrou implantado é ineficiente, pois não agrega condições para a agilização da assistência. Ele encontrou mais de vinte e oito mil uberabenses na fila.
Zerado
A fila de espera por tomografia pelo SUS foi zerada pela Secretaria de Saúde com a parceria da UFTM. Têm sido feitos seis exames/dia. Também as mamografias estão zeradas com a colaboração do Sesc – diz o secretário.
Obesidade
Hoje à noite tem sessão cinema na RN Saúde (rua Ituiutaba) para se debater a obesidade e os problemas por ela comprovadamente causados entre as crianças e os adolescentes. Reunião aberta a todos os interessados.
"Quer você acredite que consiga fazer uma coisa
ou não, você está certo”
(Henry Ford)