FALANDO SÉRIO

Elegibilidade: juiz dá sentença em ação formalizada por Anderson

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 04/04/2024 às 20:42Atualizado em 05/04/2024 às 21:37
Compartilhar

Anderson estará nessa sexta-feira na 1ª edição do JM News, que começa às 7 horas (Foto/Arquivo)

Em dinheiro
Em notas fiscais emitidas para prestador de serviços de asfalto à Prefeitura, colocadas sob suspeita pelo vereador Jammal, outro detalhe chama a atenção: a indicação de que o pagamento da fatura foi feito em dinheiro. E isso em várias delas, com valores acima de R$ 100 mil.

Curioso
Como e por qual motivo alguém ou empresa paga uma despesa desse montante em dinheiro? Se é que ocorreu realmente, como consta de inúmeras notas fiscais, cuja autenticidade será checada pela equipe de combate ao crime organizado e à corrupção do 5º Departamento de Polícia Civil.

Em mãos
Na tarde desta quinta-feira, Marcos Jammal esteve na sede do 5º Departamento da PC e passou às mãos do delegado Felipe Colombari todos os documentos que reuniu a respeito do recapeamento asfáltico. Citou que não recebeu da Prefeitura toda a papelada requerida, inclusive das empresas prestadoras do serviço.

Pulou fora
O ex-secretário de Saúde Iraci Neto desfiliou-se do PSD, depois de anos de participação ativa e fidelidade à agremiação.

Elegibilidade
Anderson Adauto não logrou êxito na ação judicial formalizada em Uberaba com que pretendia obter mais uma decisão que o colocasse na condição de elegível para disputar a Prefeitura pelo PV. No caso, a exclusão dos efeitos de inelegibilidade determinada em sentença já transitada em julgado. 

Extinção
Em sentença de sete páginas, o juiz Nilson de Pádua Ribeiro Júnior, da 5ª Vara Cível, decidiu, depois de uma série de citações e manifestações jurídicas, extinguir o processo sem resolução de mérito.

Controle social 
O avanço da vacinação em Uberaba é um atestado da importância do controle social. E sinaliza a possibilidade de a SMS galgar algumas posições de forma positiva no próximo ranking do Previne Brasil. O comentário é do ativista do SUS, Jurandir Ferreira, no relatório semanal com dados da saúde feito por ele.

Melhorando
Entre janeiro e março, a cobertura vacinal melhorou consideravelmente, em relação aos números anteriores do Previne Brasil. Veja alguns índices: BCG – 94,71, Rotavírus – 91,13%, Pneumo 10 – 88,57%, DTP – 82,80%, Penta – 85,67%, Febre amarela – 96,08%, Hepatite A – 83,28%.

Ana Caroline reforça os quadros do DC na disputa pelo Legislativo (Foto/Divulgação)

No páreo

Conhecida cantora gospel com 5 CDs gravados e de apresentações ao ar livre como na Feira da Abadia e no Calcadão, formada em Inglês/Português, professora, dentre outros títulos, Ana Caroline disputará uma cadeira na Câmara de Vereadores este ano. Ela é uma das novidades da Democracia Cristã e aluna do RenovaBrasil. 

Pegou mal
A movimentação da Prefeitura na tentativa de forçar um encontro de Jair Bolsonaro com Elisa pegou mal no PL. Assim como a forçada de barra da SeCom para atrelar o nome da chefe do Executivo ao do ex-presidente da República na véspera da visita. 

Nada a ver
“A agenda do Bolsonaro em Uberaba era (e foi) exclusivamente partidária, atrelada ao lançamento da pré-candidatura do Samir – reafirmou a presidente Ellen Miziara. “Bolsonaro não veio aqui para ver ela (Elisa), nem pediu para que isso fosse incluído na agenda, diferentemente do que ocorreu em Uberlândia” – frisou.

Faltou respeito
Ela própria encarregada da agenda do ex-presidente em Uberaba, Ellen considerou “uma falta de respeito” o esforço da SeCom em colocar Elisa no noticiário sobre a presença de Bolsonaro na cidade.

Piso
Publicado no Porta Voz aditivos de convênio com que a SMS estará repassando cerca de R$ 400 mil à Beneficência Portuguesa para bancar parte do piso do pessoal da enfermagem. Dinheiro destinado pela União e ainda referente a meses do ano passado.

Mais cargos
Em assembléia de acionistas programada para 23 de abril, a Codiub extinguirá um cargo e criará outros três (dois gerentes e um assessor de Comunicação) e os respectivos salários. O diretor administrativo terá a remuneração alterada e o advogado ganhará o título de procurador.

Ambulâncias
Liberado pela Justiça, o Cistrisul reabre no dia 10 o período de recebimento de propostas para a compra de vinte e quatro ambulâncias destinadas ao Samu Regional.

Lei, ora lei
Rendendo críticas à GCM a atuação de guardas, de folga, como seguranças de Bolsonaro. Principalmente pelo fato de terem escoltado e até dirigido caminhonete em que  políticos desfilaram na carroceria, o que configura infração de trânsito. Um dos críticos questiona: reclamar para quem se quem deveria apurar lá estava?

Não concorda
O Psol de Uberaba não concorda em participar da federação com o Rede – diz o líder há décadas da agremiação, Eustáquio Reis. Segundo ele, a única afinidade real do Psol é com o PSTU, pois têm os mesmos objetivos em relação à classe trabalhadora.

Virou negócio
Frisando que também já teve experiências negativas com o PT, que, morando na Grande São Paulo, ajudou a organizar nos anos 80, e o PCdoB, Eustáquio afirma ver com tristeza que a política virou negócio. De acordo com ele, a maioria dos partidos se rendeu às tentações que rondam as agremiações políticas.

Sem surpresa
A irregularidade da Democracia Cristã, representada pela falta de prestação de contas à Justiça Eleitoral, não altera os planos do novo comando da sigla em Uberaba. E nem chega a ser uma surpresa, segundo o vice-presidente advogado Luís Novais. O DC estará “redondinho” para participar das eleições, assegura.

Protocolada
Ainda nesta 5ª feira, o advogado protocolou a prestação de contas que não havia sido feita anteriormente.

Novo abrigo
Vereador Cleomar Barbeirinho já está fazendo companhia a Denise Max no PRD (fusão do PTB com o Patriota). E o partido também recebeu a filiação de Luiz Medina, presidente da FUNEL, de adesão e candidatura sugeridas pelo Executivo.

Herdeiro
Com a fusão do DEM com o PSL, dando origem ao União Brasil, representado pelo número 44, o PRD acabou herdando o 25, usado por prefeitos eleitos em Uberaba.

Haja fôlego
A cada 24 horas do ano passado, 27,13 processos criminais iniciaram tramitação nas três Varas de Uberaba, o que representa pouco mais de 9 ações chegando a cada uma delas diariamente. Os 12 meses de 2023 foram fechados com 9 mil 969 processos distribuídos entre os três magistrados.

Sentenças
Somente em janeiro deste ano, nas três Varas Criminais foram dadas 388 sentenças e ainda 1 mil 141 decisões e 1 mil 339 despachos. Na 2ª Vara Criminal, em que tramitam também processos de feminicídio e violência doméstica, o titular concedeu 134 medidas protetivas para mulheres vítimas de ameaças, agressões ou espancamentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por