Em entrevista, Elisa minimizou a perda de representatividade por Uberaba. No seu entendimento, todos os eleitos pela região que tiveram votos aqui têm compromissos com a cidade. E até acrescentou que ela construiu “essas pontes”.
Dado o recado
Mesmo reeleito e recebendo mais de 2 mil votos em Uberaba, o deputado Zé Silva mostrou sua insatisfação com os uberabenses e a prefeita em fala à colega Gisele Barcelos, na noite de domingo.
Prioridade
Disse ele que uma cidade do Vale do Jequitinhonha, de nome não citado, deu-lhe 50% dos votos locais e seu compromisso com ela é maior do que com município onde teve 1%. E lembrou que abriu o SDD à Elisa para viabilizar a candidatura dela a prefeita.
Ultimato
Acrescentou o parlamentar que Uberaba e Elisa precisam dizer que tipo de relação política querem ter com ele. Parecia até um desabafo de perdedor.
Com o fígado
Para um dos secretários municipais, o deputado “falou com o fígado. Deveria ter esperado o dia seguinte”.
Reflexão
Para companheiro de 1ª hora da então candidata Elisa, e que não ocupa cargo na administração, a prefeita terá de repensar como irá trabalhar a própria reeleição sem contar com deputados, sem apoio da maioria dos vereadores e precisando melhorar a imagem da administração.
Ainda junto
E não se trata de comentário de correligionário que se desgarrou. Ele diz que “vamos ter de trabalhar muito” para reverter essa imagem desfavorável junto à comunidade.
Sangue no olho
Sem conhecer até agora a oposição de adversários políticos que não sejam uns poucos vereadores (e vez ou outra), esse céu de brigadeiro em que trafega Elisa tende a mudar a partir de janeiro. É muita gente com sangue nos olhos pensando em 2024.
Representação
Disputa por fatia de herança de muitos milhões terá desdobramentos também na 14ª Subseção da OAB. Foi protocolada representação de uma advogada e seus clientes, dois interessados na partilha, contra duas outras advogadas.
O que pesa
A advogada denunciante se sentiu vítima de calúnia e difamação por parte das duas colegas, quando elas conversavam, na sua ausência, com os outros dois queixosos por ela assistidos. Falas gravadas por celular.
Oferta
Na gravação do encontro consta ainda proposta feita por outro interessado na herança para que os queixosos saíssem da disputa.
Na íntegra
Em reunião reservada, o presidente da OAB, Eduardo Jardim, ouviu a íntegra da gravação. A representação a ele dirigida pede que as duas advogadas sejam submetidas à comissão de ética da Ordem.
Pois é!
Enquanto a Semed fala em regularidade no transporte de escolares, o Sindicato dos Servidores constata exatamente o contrário ao realizar uma inspeção nos veículos por conta própria.
Aos montes
Presidente Martinho Pereira e colegas de diretoria encontraram uma variedade de problemas nos veículos, de falta de manutenção ao sucateamento. “Praticamente todos os ônibus estão danificados” – diz o sindicato.
Inacreditável
Vidros trincados, janelas e bancos quebrados, falta de cinto de segurança, um grande pedaço de lata improvisado como vedação em uma das janelas de um veículo oferecendo riscos às pessoas – revela o sindicato, frisando ter tudo isso em fotos e vídeos.
Vitorioso
Ex-presidente do MDB em Uberaba, Fabiano Elias mergulhou de cabeça na campanha de Ana Paula Leão, a primeira-dama de Uberlândia. Ela havia tentado se eleger deputada federal em 2018, sem sucesso. Agora, seus votos aumentaram de 61,8 mil
Para 77 mil e a vaga veio.
Lisura
A campanha de Ana não chegou a Uberaba em respeito ao colega de partido, Franco Cartafina.
Duas vezes
A extraordinária votação de Nikolas Ferreira (BH) (1,4 milhão de votos) deu mais vagas ao PL, em prejuízo do PP, o que prejudicou Franco. Situação agravada com os 18,9 mil votos do belo-horizontino em Uberaba, dos quais um terço daria a vaga da uberlandense ao uberabense.
Após o 2º turno
Ellen Miziara já está de mangas arregaçadas para o segundo turno das eleições. E garante que, logo após, as atenções do PL se voltarão para o pleito municipal de 2024, em que o partido pretende ter candidato próprio e fazer bancada na Câmara.
Aproximação
A ex-candidata a deputada federal está convidada por Elisa a participar de reunião, 4ª feira, quando entidades bolsonaristas iniciarão mobilização para o 2º turno. Encontro será no Sindicato Rural.
Sem imposto
STF rejeitou embargos feitas pela União e manteve a isenção do Imposto de Renda sobre as pensões alimentícias oriundas do direito de família, para quem as recebem, até o valor de R$ 1, 9 mil.
Renovação
Foi relativamente pequena a renovação na Assembléia Legislativa de Minas: apenas 25 caras novas, entre elas Eduardo Azevedo, irmão do senador eleito Cleitinho. Apenas 14 perderam a vaga no voto. Outros 11 não quiseram concorrer à releição.
Bolsonarismo
Se levou quase 19 mil votos de Uberaba, Níkolas Ferreira recebeu 43,7 mil votos em Uberlândia. Bruno Engler teve 11 mil (outros 7,3 mil aqui). Uma das novidades na cidade vizinha foi o vereador Caporezzo, cabo da Polícia Militar, que chegou à Câmara Municipal com a morte de uma vereadora da qual era o suplente.
De fora
Uma perda para a segurança pública foi a derrota do deputado federal mineiro Subtenente Gonzaga. Nas cidades do interior, onde ele teve mais voto foi em Uberaba (1291), onde tem como assessor o subtenente Willian Alberto, o instrutor e maestro da orquestra jovem do Colégio Tiradentes.
Curioso
Zema admite apoiar Bolsonaro no segundo turno, mas diz que quer conversar primeiro para saber o que o presidente assegurará para Minas, “já que queremos que ele resolva problemas sérios que temos aqui como a BR-262”. Algo foi pedido a Zema para ter o apoio maciço de Uberaba como ele quer fazer com Bolsonaro?