Delicada
É juridicamente delicada a situação de treze uberabenses (surgiu mais um nome) ainda presos no Distrito Federal. A liberação de detido por causa da manifestação de domingo não depende do juiz da Custódia. O ministro Alexandre de Moraes está concentrando a decisão no STF.
Duro
E, nesta 5ª feira, nenhum dos 140 presos de diferentes regiões ouvidos em audiência de custódia foi liberado para voltar para casa. Cada preso, por seu advogado, tem de fazer, após a audiência, pedido formal de liberação do cliente. Não há decisão de ofício do juiz que preside a audiência.
Outro round
Mais um round na polêmica troca de empresa de transporte escolar rural pela Prefeitura, agora por contrato emergencial. E novamente envolvendo a RS Expresso, de contrato encerrado no início de dezembro.
Aqui não
Nesta 5ª feira, diretores da empresa receberam ligação, que teria sido da Semed, informando que estão proibidos de entrar no Centro Administrativo. E que qualquer questionamento que tivessem para fazer sobre a nova contratação que fosse feito por escrito. A razão não foi explicada.
Em nome de...
O que teria sido interlocutor da Semed teria feito questão de dizer aos empresários que a ordem era da prefeita.
Não é verdade
Consultada pela coluna, a prefeita respondeu de pronto que essa proibição não procede. E foi além: “Que eu saiba, não há proibição de entrada de ninguém” nos prédios municipais.
Negativa
A Semed, por sua vez, optou por responder apenas uma das quatro perguntas dirigidas a ela por FALANDO SÉRIO a respeito do transporte escolar rural. Sobre proibição de entrada no Centro Administrativo, “não existiu essa ordem por parte da prefeita” – afirmou.
Sem resposta
A Secretaria de Educação deixou de responder objetivamente às perguntas sobre a eventual contratação da Ubervan e também quantos orçamentos de interessados na prestação dos serviços foram recebidas (a RS está barrada).
Lacônica
Limitou-se a secretaria a dizer que “o processo está em fase de análise para andamento da contratação”. Sequer explicou o que seria essa análise.
Não em vão!
Não seria a primeira vez que a estrutura municipal usou o nome de Elisa indevidamente para transmitir vedações e proibições antipáticas de forma imperiosa.
Vereadores evangélicos querem show gospel na 1ª Exposição organizada pela nova diretoria da ABCZ (Foto/Divulgação)
Show gospel
Bancada evangélica no Legislativo esteve com o presidente Gabriel Garcia Cid, da ABCZ, nesta 5ª feira. Uma conversa que se arrastou por mais de 1h30. Os vereadores Fernando Mendes, Samuel Pereira, Anderson 2 Irmãos, pastor Eloísio e professor Wander pediram a Gabriel que seja incluído show gospel na programação deste ano da Expozebu. Idéia bem recebida por ele, que também é evangélico.
Morte no Recife
Corpo de uberabense que foi passar as festas de fim de ano na Região Metropolitana de Recife em companhia da namorada, é esperado em Uberaba ainda nesta 5ª feira. A namorada, residente lá mesmo, ele teria conhecido pela Internet.
Versões
No início da noite havia duas versões sobre a morte de Paulo Ricardo da Silveira Batista, ex-funcionário dos Correios. Uma delas diz que ele passou mal e veio a óbito; a outra, mais incisiva, fala em assassinato, mas inexistem dados a respeito. O jornalista Carlos Paiva está levantando os detalhes e os narrará para os leitores e ouvintes do Grupo JM.
Só prevenção
Serviços de Inteligência em Uberaba não detectaram qualquer “ruído” de que as invasões de Brasília poderiam ser repetidas aqui. O reforço da GCM no policiamento do Centro Administrativo e da Câmara de Vereadores foi mera precaução, expôs o tenente Weber Januário, secretário do Comseg.
Limpeza urbana
Por ocasião da licitação dos serviços de limpeza urbana em Uberaba, um secretário de Estado esteve muito interessado nos detalhes.
Audiência
Mesmo tendo o seu valor como canal de diálogo e de exposição do sentimento dos usuários, a audiência pública sobre a tarifa do transporte coletivo não tem caráter deliberativo. A competência sobre a aplicação do reajuste de R$ 0,50 é exclusivamente do Executivo.
Como assim?
Frequentador do Shopping Uberaba que perde o cartão do estacionamento tem duas opções para resolver a situação: pagar R$ 18 pela liberação imediata ou apenas o valor da ocupação da vaga, mas que o submete a uma espera de até 60 minutos. Quanto a segurança, o que diferencia uma opção da outra?
Vergonhoso
Mais uma vez, agora fazendo de Elisa a sua porta voz, prefeitos da região cobram do Governo manutenção e melhorias para a MG-427, MGC-455 (Pirajuba e Frutal) e a MGC-464 (Conquista a Sacramento). Eta povo apressado, Zema está iniciando agora o seu mandato (sic).
Posturas
Código de Posturas de Uberaba será atualizado. Quem faz o estudo e reuniões setorizadas para ouvir sugestões é comissão para isso criada e liderada pelo servidor Renê de Freitas. Na semana passada foi ouvido o segmento de bares. Novos encontros já estão programados.
É mentira
Vereador pastor Eloísio desacreditou rumores de que duas assessoras suas haviam sido presas na manifestação de domingo em Brasília e, por isso, sido exoneradas. “Não é verdade” – sentenciou, afirmando que “elas, inclusive, estão trabalhando”.
Repúdio
Vereador China também repudiou a invasão e a depredação de prédios públicos na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo ele, atos inadmissíveis que nada têm a ver com o regime democrático.
Riscos
Denúncia da RS Expresso ao Tribunal de Contas de Minas sobre o processo de contratação do transporte escolar rural em Uberaba pode resultar em: suspensão do decreto que possibilita contrato emergencial e investigação do procedimento, na pior das hipóteses.
Diarréia
Com apenas 12 vasos sanitários e 3 mictórios à disposição de cerca de 1 mil homens presos em Brasília, o comando da PF deve estar rezando desde domingo para que não haja um surto de diarréia no grupo.
2º round
Prefeitura conseguiu derrubar via recurso a antecipação de tutela concedida pela juíza Cíntia Fonseca, tornando sem efeito o decreto que criou a tarifa de lixo. A ação é de autoria do vereador Marcos Jamal e ainda passará por julgamento de mérito.