“Conversa proveitosa” – avalia pastor Eloísio
Prefeita disse textualmente a grupo de pastores evangélicos, nesta 4ª feira, que está de acordo com as pautas conservadoras do segmento. Elisa recebeu mais de quarenta deles, na companhia do também pastor vereador Eloísio, sentado ao seu lado.
Sinalizada
Encontro estava sinalizado e antecipado por Eloísio desde o convite da prefeita ao colega Celso Neto para assumir a Semed. É que, enquanto vereador, ao se posicionar contra projetos, ele foi visto por alguns como defensor de propostas rejeitadas pelo segmento evangélico.
Conhecedor
A chefe do Executivo deixou claro aos pastores que o novo secretário conhece suas posições, o que respondeu a qualquer pergunta ou comentário que viesse a ser feito sobre Celso Neto.
Aproximação
Na reunião, considerada “extremamente positiva” pelo vereador pastor Eloísio, Elisa recepcionou algumas reivindicações dos evangélicos e as encaminhará aos secretários. Entre os pedidos, obstáculo físico ou passagem elevada diante de algumas igrejas por motivo de segurança.
Olhos nos olhos
E ficou estabelecido que ela se reunirá com os pastores a cada três meses e que cada um deles receberá um balanço das atividades do Executivo.
Novo líder do Executivo no Legislativo, o vereador Almir Silva também participou da conversa.
Petição
Comissão de Prerrogativas da OAB protocolou no Fórum “Melo Viana” petição em defesa do advogado Ruberth Amaral de Oliveira, alvo de mandado de busca e apreensão cumprido no início deste mês pela Polícia Civil.
Anulação
A Ordem pede que seja anulada a busca e apreensão feita na casa do advogado e a devolução de computador dele apreendido. Um dos argumentos é que no equipamento existem detalhes de ações de clientes protegidas pelo sigilo profissional.
Cisvalegran
Está em investigação desvio de recursos públicos da área da saúde via Cisvalegran, consórcio de municípios da região. Há médicos indiciados em inquérito e ainda em investigação numa segunda etapa da operação da Polícia Civil.
Manifestação
Titular da 1ª Vara Criminal desde a designação do colega Marcos Botega para Itabira/MG, em setembro, a juíza Beatriz Auxiliadora Rezende Machado determinou que se manifestem sobre a petição da OAB representante da PC e o MP.
Transporte
A forma ainda depende de “batida de martelo”, mas o transporte escolar urbano e rural está assegurado para o início de 2023. Garantia é do secretário de Educação, Celso Neto, que encontrou alguns “esqueletos” (não confundir com pessoas) a serem removidos na pasta.
Bombeiro
O primeiro “incêndio” apagado por ele foi exatamente essa prestação de serviços. O contrato com o transportador terminou dia 10 deste mês, mas as atividades pedagógicas vão até esta 5ª feira.
Indenização
Com poucos dias como titular da pasta, o vereador teve de encontrar uma saída, e rápido. Para isso, convocou uma reunião com a empresa e fez uma série de exigências (segundo ele, cumpridas) para estender o transporte por mais duas semanas.
Em missão
Nesta 4ª feira, Celso Neto esteve em Brasília mantendo contatos no Ministério da Educação, na tentativa de destravar alguns recursos do FNDE e regularizando o processo da escola cívico-militar para evitar a devolução de R$ 750 mil à União.
Custa caro
Para o vice-prefeito Moacyr Lopes deve custar em torno de R$ 50 milhões a melhor solução para o Córrego dos Carneiros e as imediações dele. Segundo ele, o que precisa ser feito está visto desde a inundação do local no ano passado.
Sem desculpa
A sujeira em vias públicas de Uberaba está com os dias contados. Ao que parece. Pelo menos vai acabar a desculpa de que as equipes de limpeza “eram” em número menor que o necessária. Essas equipes passarão de 8 para 28 em janeiro.
Bagagem
Há poucos meses em Uberaba, a promotora Ana Catharina, da Infância e da Juventude, já conquistou os colegas que mais têm contato com ela. Não exclusivamente pela sua simpatia, mas, sobretudo, pela inteligência.
Mestrado
Ana, que se formou em Direito pela PUC/SP, fez mestrado na USP tendo como orientador ninguém menos que o ministro Levandowski, do STF.
Quem avisa...
E nesta 4ª feira, a promotora comentou em nota divulgada à imprensa a ilegalidade da exposição na rede social de imagem, nome e outros detalhes que podem identificar a criança que teria sofrido maus-tratos em CEMEI. A vedação dessa “publicidade”, que pode prejudicar ainda mais a vítima, está no ECA.
Apurando
Na mesma nota, Ana Catharina diz estar apurando o episódio desta o início da semana.
Calma aí!
Advogado Adriano Espíndola foi à rede social para dizer dos riscos que podem representar contra a integridade moral e física de uma pessoa – no caso, a professora – os pré-julgamentos alicerçados em vídeo exibido na Internet. Mas, defende uma apuração justa para a elucidação da denúncia. E punição para quem eventualmente for considerada culpada.
Escola de Base
Adriano até fez referência a episódio ocorrido há 29 anos, quando uma denúncia (infundada) de abuso sexual contra uma criança levou à depredação e à extinção da Escola de Base (particular e de educação infantil). Os donos do estabelecimento jamais se recuperaram dos prejuízos materiais e morais sofridos à época.
Retomada
Secretaria de Desenvolvimento Econômico chega ao fim do ano com vinte e cinco terrenos retomados com acordo ou devolvidos por empresas que não cumpriram a obrigação de ocupá-los. Algumas delas por perda da capacidade de investimento.
É de todos
A obrigação de fazer audiência de custódia não é exclusivamente dos juízes criminais, mas de todos. A decisão é do Conselho Nacional de Justiça em julgamento feito no início desta quinzena.
Sem problema
Isso nunca foi problema em Uberaba. Os juízes criminais fazem as audiências de segunda a sexta-feira e os seus colegas de outras áreas nos finais de semana, quando no plantão.
Taxa de lixo
A poucos dias de entrar em vigor a cobrança da taxa de lixo junto com a conta da Codau, ainda há muito o que ser detalhado pela Prefeitura, se é que atentaram para todas as particularidades do novo sistema. Um deles, relacionado com os prédios, em que a água é cobrada do condomínio, e não dos apartamentos individualmente.
Desigualdade
Além de dificultar a vida do síndico, que terá de repassar a cobrança para cada unidade, há a possibilidade de injustiça representada pelo fato de um apartamento maior pagar o mesmo valor da taxa de lixo que um menor. Como definir quem consumiu mais ou menos água?