Está demais
Em apenas sete meses, a Polícia Militar flagrou 2.066 pessoas inabilitadas conduzindo veículo automotor pelas ruas de Uberaba. Do total, 70% são “motoqueiros”.
Morosidade
Muita gente na bronca com a morosidade no Juizado Especial, também abarrotado de processos, alguns deles tramitando há mais de dois anos, segundo advogados.
Celeridade
A celeridade de outrora foi substituída pela demora de até seis meses para a realização de audiências de conciliação, primeiro passo do processo.
Formalidade
Assevera advogado que a simplicidade processual do passado cedeu lugar ao formalismo de atos em alguns casos.
Furado
Diz integrante do Judiciário em Uberaba não ter fundamento o recente anúncio (com estardalhaço) de que 80% dos que estão em presídios e penitenciárias são presos apenas provisórios.
Reincidentes
Acrescenta que o percentual resulta de leitura equivocada dos relatórios elaborados pelos estabelecimentos prisionais, em que boa parte dos presos provisórios é formada por reincidentes que cumprem pena por outros delitos.
Acareação
Pelo jeito será necessária acareação para cessar o jogo de empurra entre Petrobras e Estado envolvendo o gasoduto e a planta de amônia.
Parece pouco
Para uma ação que mobilizou centenas de homens em mais de vinte regiões do Estado – inclusive a de Uberaba – parece pouco o resultado da operação Impacto do fisco mineiro para combater a sonegação.
Os números
Setenta e sete veículos foram encontrados em situação irregular e constatada sonegação que, somada com as multas aplicadas, somou R$334,2 mil. Os gastos da operação não foram divulgados.
Nomeações
Wellington Gaia sai da condição de interino para a de titular da Secretaria de Finanças, enquanto o servidor de carreira Jorge Cardoso Macedo assume de vez a Assessoria de Orçamento. Atos foram assinados ontem por Piau.
Juventude
Chefe de gabinete de Franco Cartafina, Guilherme Gonzaga Bento assume a Superintendência da Juventude, enquanto o chefe de gabinete de Denise Max, Raphael Muchiutti, cuidará da superintendência voltada para os animais.
Canetada
Com histórico de reincidências em infrações contra o consumidor, supermercado uberabense foi multado em R$20 mil pelo Procon.
Desleixo
À exposição do cliente o estabelecimento tinha Danone vencido há quatro meses.
Na rua
Coordenador do Procon, o advogado Leonardo Varanda tem colocado os seus fiscais nas ruas diariamente em ações preventivas.
Preso
Placa do veículo dobrada e inúmeras infrações de trânsito, incluindo gesto obsceno e direção perigosa para escapar da fiscalização, levaram homem à prisão nesta 4ª-feira.
Refúgio
Infrator se refugiou dentro da loja em que trabalha, mas não conseguiu evitar a detenção.
Bomba
Juizado Especial deu bomba em pretensão de empresa que queria anular multas decorrentes da não indicação do real infrator de trânsito na direção de seus veículos.
É lei
A sanção – com aumento de valores nas reincidências – consta do Código de Trânsito e a decisão é da juíza Cíntia Fonseca.
A Geni (sic)
De todos os envolvidos no “mensalão” e consequente sonegação de impostos, Marcos Valério continua sendo o mais condenado. As sentenças recentes representam mais seis anos de prisão por sonegação fiscal e supressão de documentos.
Acordou
E parece que agora a Assembleia Legislativa acordou, de fato, para a importância do projeto da planta de amônia em Uberaba.
Comparação
Release daquela Casa o considera a melhor oportunidade de desenvolvimento econômico do Estado desde a implantação da Fiat, em 1970, se atrelado ao gasoduto Queluzito a Uberaba, que beneficiaria mais de 30 municípios.
Recuo
Câmara dos Deputados recuou e retirou da reforma política o mandato de cinco anos para presidente da República, governadores, deputados, senadores, prefeitos e vereadores.
Breque
Nas eleições parlamentares, incluídos os vereadores, quem não se eleger com os próprios votos terá de obter no mínimo 10% do quociente eleitoral para entrar na vaga do partido.
Mais restrição
O voto em trânsito estará de volta nas cidades com mais de cem mil habitantes, mas – detalhe – apenas para presidente da República, governador e deputados (se dentro do próprio Estado). O viajante não poderá votar para prefeito e vereador.