FALANDO SÉRIO

Em quatro dias, Justiça condena 22 e absolve 13 acusados de agredir mulheres

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 23/10/2025 às 20:33Atualizado em 24/10/2025 às 21:02
Compartilhar

Entre segunda-feira e esta 5ª feira, vinte e dois acusados da prática de violência doméstica contra a mulher foram condenados pelo juiz Fabiano Veronez. Nestes quatro dias, o titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher presidiu trinta e cinco audiências sentenciadas e as condenações representam 62,85% delas.

Absolvidos
Outros treze acusados foram absolvidos (37,15% do total julgado). Quatro audiências foram redesignadas. De todos esses delitos, vinte e quatro são de 2025 e dez do ano passado. Os casos “mais velhos” foram dois, de 2020.

Encerramento
Nesta 6ª feira, com mais dez audiências, o juiz Veronez fecha a semana de esforços concentrados na Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Mais esta!
Há três dias, trio de homens acusados de roubos compareceu a audiência no Fórum Melo Viana e, ao ser condenado, a Polícia Militar foi chamada para conduzi-lo até à Delegacia de Plantão. Até aí, tudo dentro do script. A surpresa veio com a busca a que todos os condenados foram submetidos.

Maconha
No bolso da calça de um deles, os PMs encontraram uma bucha de substância esverdeada, muito semelhante a maconha, como consta no lavrado Relatório de Evento de Defesa Social (REDS). O volume de (eventual) droga e a ausência de outros detalhes levam ao entendimento de se tratar de maconha para uso pessoal e não tráfico.

Continência
Com “chamada geral” da tropa, Elisa esteve no quartel da Guarda Civil nesta 5ª feira para anunciar o próximo comandante da força municipal. O GC Marcelo Santos pediu para deixar o posto, mas permanecerá até 2 de janeiro de 2026. Seu substituto será o GC Danilson Freitas.

Segurança
Tendo no currículo título internacional de campeão em jiu-jitsu, Danilson coordena a equipe de segurança da chefe do Executivo. Ele ingressou na GCM em 2019, integrando o grupo de 79 homens e mulheres aprovados em concurso. A formatura foi em fevereiro de 2020.

Sempre ele
Secretário de Desenvolvimento Econômico continua sendo lembrado e citado em reuniões sobre a educação municipal. E não de forma elogiosa. Isso voltou a ocorrer na audiência pública sobre a Escola Uberaba. 

Herança
Para elogiaram a sucessora de Celso Neto na Semed, ao menos dois vereadores consideraram Juliana Petek “herdeira” de problemas deixados pelo antecessor, do qual a agora titular da pasta era a secretária adjunta.

Sindemu e o MP
Ministério Público da Infância e da Juventude foi acionado pelo Sindemu, que, entre outros pleitos, apela para que seja examinada a possibilidade de a Prefeitura desapropriar o imóvel em que funciona a Escola Municipal Uberaba. 

Busca da verdade
A diretoria presidida pela professora Thaís Villa pede a instauração de procedimento para se conhecer os detalhes verdadeiros do imbróglio que envolve o funcionamento daquele estabelecimento de ensino.

Decidido
Presidente do Legislativo justificou no grupo Política Uberaba 2026 não ter ido à audiência pública de 4ª feira. Segundo Marão, o principal assunto da pauta de debates já estava resolvido. Frisou ele que, em relação ao prédio ocupado pela Escola Uberaba, está acordado que o imóvel estará à disposição da SEMED em 2026.

Documentando
E ainda detalhou que a Prefeitura está documentando o acordo. Informações que a secretária de Educação não dispunha ou não compartilhou na 4ª feira. Esses detalhes teriam tranquilizado um pouco mais a comunidade escolar, pois a SEMED terá tempo para dialogar com pais e professores sobre outro imóvel.

Repúdio
No comando da audiência pública, o vereador Túlio Micheli anunciou que providenciará, com a assinatura de outros colegas, nota de repúdio contra a Fecomércio e o Sindicomércio. Ele considerou desrespeitoso o comportamento das entidades, que não enviaram representantes à reunião.

Baderneiros
Se o vereador cabo Diego foi sincero ao rotular de “baderneiros”, sob a sua ótica, aqueles que da platéia tentaram prejudicar o seu pronunciamento, Thiago Mariscal foi literalmente para a “galera”. 

Quem manda
O “tucano” foi para o meio da plateia e chegou a citar Diego para em seguida dizer aos servidores da escola que “ninguém vai humilhar vocês aqui, quem manda aqui são vocês, que pagam o meu salário”.

Vai cair
Mariscal saiu do tema escola para afirmar que a UPA São Benedito vai no mesmo caminho da UPA do Mirante antes da reforma: está com vários problemas na estrutura e no piso.

Foram ouvidos
Elisa ainda não anunciou formalmente ter desistido da criação da SEPLAG (no lugar da SEPLAN) – uma supersecretaria nos planos iniciais -, mas parece que sim. E quem a teria convencido de que a iniciativa não daria bons resultados foram técnicos da própria Secretaria de Planejamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por