Entre segunda-feira e esta 5ª feira, vinte e dois acusados da prática de violência doméstica contra a mulher foram condenados pelo juiz Fabiano Veronez. Nestes quatro dias, o titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher presidiu trinta e cinco audiências sentenciadas e as condenações representam 62,85% delas.
Absolvidos
Outros treze acusados foram absolvidos (37,15% do total julgado). Quatro audiências foram redesignadas. De todos esses delitos, vinte e quatro são de 2025 e dez do ano passado. Os casos “mais velhos” foram dois, de 2020.
Encerramento
Nesta 6ª feira, com mais dez audiências, o juiz Veronez fecha a semana de esforços concentrados na Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Mais esta!
Há três dias, trio de homens acusados de roubos compareceu a audiência no Fórum Melo Viana e, ao ser condenado, a Polícia Militar foi chamada para conduzi-lo até à Delegacia de Plantão. Até aí, tudo dentro do script. A surpresa veio com a busca a que todos os condenados foram submetidos.
Maconha
No bolso da calça de um deles, os PMs encontraram uma bucha de substância esverdeada, muito semelhante a maconha, como consta no lavrado Relatório de Evento de Defesa Social (REDS). O volume de (eventual) droga e a ausência de outros detalhes levam ao entendimento de se tratar de maconha para uso pessoal e não tráfico.
Continência
Com “chamada geral” da tropa, Elisa esteve no quartel da Guarda Civil nesta 5ª feira para anunciar o próximo comandante da força municipal. O GC Marcelo Santos pediu para deixar o posto, mas permanecerá até 2 de janeiro de 2026. Seu substituto será o GC Danilson Freitas.
Segurança
Tendo no currículo título internacional de campeão em jiu-jitsu, Danilson coordena a equipe de segurança da chefe do Executivo. Ele ingressou na GCM em 2019, integrando o grupo de 79 homens e mulheres aprovados em concurso. A formatura foi em fevereiro de 2020.
Sempre ele
Secretário de Desenvolvimento Econômico continua sendo lembrado e citado em reuniões sobre a educação municipal. E não de forma elogiosa. Isso voltou a ocorrer na audiência pública sobre a Escola Uberaba.
Herança
Para elogiaram a sucessora de Celso Neto na Semed, ao menos dois vereadores consideraram Juliana Petek “herdeira” de problemas deixados pelo antecessor, do qual a agora titular da pasta era a secretária adjunta.
Sindemu e o MP
Ministério Público da Infância e da Juventude foi acionado pelo Sindemu, que, entre outros pleitos, apela para que seja examinada a possibilidade de a Prefeitura desapropriar o imóvel em que funciona a Escola Municipal Uberaba.
Busca da verdade
A diretoria presidida pela professora Thaís Villa pede a instauração de procedimento para se conhecer os detalhes verdadeiros do imbróglio que envolve o funcionamento daquele estabelecimento de ensino.
Decidido
Presidente do Legislativo justificou no grupo Política Uberaba 2026 não ter ido à audiência pública de 4ª feira. Segundo Marão, o principal assunto da pauta de debates já estava resolvido. Frisou ele que, em relação ao prédio ocupado pela Escola Uberaba, está acordado que o imóvel estará à disposição da SEMED em 2026.
Documentando
E ainda detalhou que a Prefeitura está documentando o acordo. Informações que a secretária de Educação não dispunha ou não compartilhou na 4ª feira. Esses detalhes teriam tranquilizado um pouco mais a comunidade escolar, pois a SEMED terá tempo para dialogar com pais e professores sobre outro imóvel.
Repúdio
No comando da audiência pública, o vereador Túlio Micheli anunciou que providenciará, com a assinatura de outros colegas, nota de repúdio contra a Fecomércio e o Sindicomércio. Ele considerou desrespeitoso o comportamento das entidades, que não enviaram representantes à reunião.
Baderneiros
Se o vereador cabo Diego foi sincero ao rotular de “baderneiros”, sob a sua ótica, aqueles que da platéia tentaram prejudicar o seu pronunciamento, Thiago Mariscal foi literalmente para a “galera”.
Quem manda
O “tucano” foi para o meio da plateia e chegou a citar Diego para em seguida dizer aos servidores da escola que “ninguém vai humilhar vocês aqui, quem manda aqui são vocês, que pagam o meu salário”.
Vai cair
Mariscal saiu do tema escola para afirmar que a UPA São Benedito vai no mesmo caminho da UPA do Mirante antes da reforma: está com vários problemas na estrutura e no piso.
Foram ouvidos
Elisa ainda não anunciou formalmente ter desistido da criação da SEPLAG (no lugar da SEPLAN) – uma supersecretaria nos planos iniciais -, mas parece que sim. E quem a teria convencido de que a iniciativa não daria bons resultados foram técnicos da própria Secretaria de Planejamento.