FALANDO SÉRIO

Endurecer leis não resolve, diz Sapori sobre segurança

Wellington Cardoso
Publicado em 03/09/2019 às 07:03Atualizado em 17/12/2022 às 23:58
Compartilhar

Não resolve

Sociólogo Luís Flávio Sapori, ex-secretário-adjunto de Defesa Social de Minas, disse ontem em Uberaba que não se combate a violência apenas com endurecimento de leis.

O caminho

“O que resolve é ter capacidade de fazer com que as leis sejam cumpridas” – sentenciou, considerando, porém, que o pacote Moro tem algumas medidas positivas.

Atraso

Um dos responsáveis pelo projeto de integração das polícias mineiras, Sapori lamentou o atraso ainda reinante no sistema na segurança pública.

Poder

E citou no contexto a disputa pelo poder entre polícias e entre delegados e Ministério Público (quanto à competência para investigar).

O segredo

Professor da UFMG, ele acrescentou que nenhum órgão, sozinho, é capaz de combater a violência com eficiência, pois cada instituição detém uma parcela do conhecimento.

Integração

“As informações de uma podem complementar as de outra, o que torna a integração dos órgãos fator decisivo para a melhoria do sistema” – frisou.

Aula

Sapori foi o convidado de honra para a aula inaugural do novo Curso de Formação de Guardas Municipais, iniciado nesta segunda-feira.

Empresário

Ex-vereador Edmilson de Paula agora investe no ramo farmacêutico, inaugurando farmácia popular.

Barbárie

Cenas resultantes do bárbaro crime do fim de semana em Frutal foram replicadas na rede social, com reprovação de expressiva parcela dos moradores daquela cidade.

Negativo

Arquidiocese de Uberaba não recebeu qualquer orientação da CNBB para fazer pregação política durante as missas. Informação é da assessoria de imprensa da Igreja.

Incidente

Pregação ocorrida no domingo, revoltando eleitora de Bolsonaro, e divulgada em rede social tendo como palco a Catedral de Uberaba, não foi registrada aqui.

Atropelado

Secretário Luiz Carlos Saad está contundido. Foi literalmente atropelado por um boi na zona rural.

Drenagem

“Serviços Urbanos” estará realizando obras de drenagem nas praças do Mercado e Manoel Terra, a partir desta terça-feira, sem necessidade de interdição do trânsito de veículos.

Leitos

Câmara de Vereadores fará discussão, em sua sessão de hoje, sobre leitos do sistema municipal de saúde e SUS.

Convidados

Os convidados do vereador Agnaldo dos Santos são o secretário de Saúde, Iraci Neto, o superintendente regional Maurício Ferreira e o cogestor de Leitos Raelson Lima.

Carência

Com a carência de leitos em Uberaba, que atende outras cidades da região, em especial no Hospital de Clínicas, as UPAs têm sido sobrecarregadas.

Consequência

Com a chegada de grandes redes de supermercados também nos bairros, as feiras livres estão diminuindo. Já foram vinte e uma e hoje são catorze.

Novo espaço

Alguns condomínios têm manifestado à Secretaria do Agronegócio o desejo de se abrirem às feiras livres, o que vem sendo discutido.

Malefícios

Cardiologista Stanton Glantz, pesquisador da Universidade da Califórnia, dá entrevista amanhã, na sede do Conselho Federal de Medicina, sobre os malefícios do cigarro.

Bagagem

Cientista tem quarenta anos dedicados a pesquisas sobre os efeitos do tabagismo sobre a saúde e lidera movimentos para proteger o fumante passivo e os jovens do vício.

Perfil do MEI

Realidade também em Uberaba, em especial entre os motoristas de aplicativos, em 10 anos o Microempreendedor Individual é a fonte de recursos de 1,7 milhão de famílias.

Informalidade

Antes de optarem pelo MEI, diz pesquisa do Sebrae, 33% dessas pessoas estavam na informalidade como empreendedores ou empregados.

Melhorou

Mais de 70% dos entrevistados disseram que sua renda melhorou com a formalidade. “Mais do que isso, ganharam autoestima” – frisou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Maiores

Uberlândia (691 mil), Uberaba (333,7 mil), Patos de Minas (150,8 mil), Araguari (117,2 mil) e Araxá (105 mil) são as cidades mais populosas do Triângulo, segundo o IBGE.

Recurso

No censo de 2010, a Prefeitura recorreu dos números anunciados pelo IBGE, mas não logrou êxito.

Investigados

Quatro ações judiciais resultantes do escândalo que envolveu a Cidade das Águas, de Frutal, têm mais de quinze indiciados entre pessoas físicas e jurídicas.

Fraudes

Envolvidos respondem por fraudes em execução contratual, improbidade administrativa, lavagem de dinheiro e outros delitos.

Inocência

As mortes de quatro recém-nascidos no Hospital de Clínicas, em março de 2018, não resultaram de falhas ou imperícia, comprovou a Vigilância Sanitária.

Investigada

Sob investigação permanece empresa fornecedora de alimentação por via venosa dada aos bebês, de contrato rompido, e interditada a partir da notificação da UFTM/HC.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por