Energia solar: 17 meses depois, PMU ainda analisa o contrato
Demissão
Pressionado por melhores resultados, o superintendente de Transportes teria pedido exoneração. Cristiano Melo da Silva, indicado do deputado federal Zé Silva, veio de Contagem no início de 2021 para assumir o posto.
Complexo
O sistema é muito complexo, em especial para quem não conhece as peculiaridades locais. Uma complexidade agravada por dois anos de pandemia. Cristiano teria entregue o cargo neste fim de semana.
Tensão
A tensão no sistema de segurança pública criada por Zema desnuda a carência comum a todas as penitenciários e presídios de Minas Gerais: a falta de pessoal, agravada com a demissão de contratados.
Teimosia
Muitas das outras carências enfrentadas diariamente pelos policiais penais agora se voltam contra o próprio Estado pela teimosia do governador em ignorar as forças de segurança (não confundir com concordar com a reivindicação, ainda que justa). É questão de respeito.
Copo de vidro
Se o diálogo é a arte da política, Zema pulou essa etapa nas suas relações com os policiais mineiros. Talvez por não acreditar na deflagração do movimento em curso, como fizera Eduardo Azeredo em 1997. Agora, o governador tenta consertar o copo de vidro quebrado.
Na lei
Policiais penais estão dispostos a cumprir rigorosamente o que determinam as normas de procedimento a que estão submetidos. Com os agentes em número insuficiente – de acordo com as normas -, advogados não conseguem falar com os clientes presos e a visitação é prejudicada.
Expondo-se
Até então, eles vinham se expondo a riscos com a quantidade de visitas (cada preso tem direito a três pessoas) sem ter número suficiente para fazer a necessária vigilância. O mesmo ocorria com a retirada de presos da cela para conversa com o advogado.
Cumpra-se
Agora, prevalecem as normas de segurança ditadas pela Subsecretaria de Administração Prisional, válidas para todos os complexos prisionais de Minas.
Fotovoltaica
Chegou a informação da Prefeitura sobre o atual estágio do contrato firmado para a instalação de três usinas fotovoltaicas em Uberaba. “O contrato está sendo reavaliado pela administração municipal” – diz o lacônico retorno.
Tempo demais
A comunicação não esclareceu de quem é a responsabilidade da revisão interna nem se há prazo para que seja concluída. Desde a assinatura o contrato, em outubro de 2020 já se passaram dezessete meses.
Três usinas
Contrato no sistema PPP – Parceira Público Privada prevê investimentos de R$ 60 milhões e implantação de três usinas em um ano para o fornecimento de energia solar para a própria Prefeitura. A produção excedente seria comercializada com a iniciativa privada.
Uniformes
A não ser pelo impedimento da entrada dos vereadores Celso Neto e cabo Diego no Centro de Distribuição da SAD, tem tudo para ser arquivada a denúncia de que a Prefeitura escondeu uniformes escolares com slogan proibido.
Sem ofensa
Quais são os resultados das apurações anunciadas pela Controladoria a respeito da vacinação em Uberaba? Uma delas deflagrada em março, segundo a Câmara foi informada exatamente na noite em que era lido o relatório da CEI das Vacinas. Informação que foi decisiva para o surgimento de um relatório alternativo.
Nova identidade
Entra em vigor nesta terça-feira o decreto de criação da nova Carteira de Identidade dos brasileiros. Documento unificará informações e dados pessoais de cada um. Identidade terá 5 anos de validade para crianças de até 12 anos e prazo indeterminado para os idosos.
Número único
Documento terá como número único do portador o seu CPF e os institutos de identificação dos Estados terão até março de 2023 para começar a expedição do novo modelo. Minas Gerais ainda não se pronunciou a respeito. Carteira será gratuita.
Segurança
A Identidade única será de muita utilidade para os órgãos de segurança pública. Atualmente, uma pessoa consegue ter um RG diferente em cada Estado.
Previdência
Termina neste mês de março o prazo para que a Prefeitura adapte as regras da Previdência Municipal às normas aprovadas para o INSS. Um dos projetos necessários para isso sequer chegou ao Legislativo.
Petrópolis
Na sua rede social, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico lembrou nesta 2ª feira que o dia marcou os três anos em que ele e Piau bateram na porta do Grupo Petrópolis. Disso resultou a criação de pólo cervejeiro em Uberaba – comemorou José Renato Gomes.
Tragédia
Empresário frutalense Rafael Petersen, ciclista profissional, morreu tragicamente no domingo. Treinando para corridas de longas distâncias, ele bateu de frente com um caminhão na MGC-455, perto de Pirajuba. As causas do acidente ainda serão apuradas pela PC.
Julgamentos
A 3ª Vara Criminal manteve o ritmo de julgamentos de acusados de crime contra a vida mesmo durante a pandemia. Entre agosto de 2020 e dezembro de 2021, foram quarenta e uma sessões do Tribunal do Júri, presididas pelo juiz Stefano Renato Raymundo.
Pauta
No dia 16 de março será levado a julgamento homem acusado de matar outro com cinco tiros, em março de 2008. Crime ocorrido na rua França, Boa Vista. Segundo relato, a vítima (W.G.C) estava sentada de costas para a rua quando recebeu os disparos.
Liberdade
Na pronúncia de março de 2019, o juiz Stefano permitiu que o investigado permanecesse em liberdade para recorrer da decisão.
Facadas
No dia 6 de abril, estarão no banco dos réus dois acusados de tentativa de homicídio ocorrida em 2008, no Residencial 2000. A vítima, de acordo com o processo, levou trinta facadas quando se encontrava na residência de um deles.
Silêncio
Ensurdecedor o silêncio da Superintendência do Bem-Estar Animal sobre a extermínio de cães em Uberaba.