FALANDO SÉRIO

Escândalos levam Controladoria a promover curso antifraudes para os servidores

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 18/11/2025 às 21:15Atualizado em 19/11/2025 às 22:33
Compartilhar

Junia Cecílio quer servidor, em especial da área de licitação, preparado para detectar fraude. (Foto/Reprodução)

Junia Cecílio quer servidor, em especial da área de licitação, preparado para detectar fraude. (Foto/Reprodução)

O escândalo envolvendo a Gathi, Gestão e Transportes faz a Controladoria Geral do Município a agilizar procedimento que vinha sendo amadurecido: oferecer um curso especializado antifraudes a um grupo de servidores, em especial aos que atuam na Licitação. A revelação é da controladora geral Júnia Cecílio.

Muito ruim
Com diferença de poucos meses, duas empresas prestadoras de serviços à Prefeitura foram alvos da Polícia Federal e do Ministério Público. A primeira foi a BK Bank, que era a gestora do vale-alimentação dos servidores municipais, citada no episódio da “Faria Lima”, em São Paulo. 

Menos mal
Quando estourou o escândalo do envolvimento de empresários paulistas com o crime organizado, levando alguns deles à prisão, a BK já estava se retirando de Uberaba. Não teve interesse em renovar o seu contrato, depois de uma prestação de serviços de críticas recorrentes entre os servidores municipais.

Agora, a Gathi
Contratada pela Prefeitura no início do ano para fazer o transporte escolar rural, a Gathi iniciou os serviços em fevereiro com a totalidade dos seus veículos irregulares em relação às normas desse tipo de transporte e ao CTB.

Pediu socorro
Ainda com veículos irregulares, nove meses após iniciar o contrato, a Gathi precisou recorrer a profissionais da Ubervan para fazer a gestão dos seus serviços. E, se não bastasse, é agora suspeita de “negociata” com outras empresas à época da licitação para “ganhar” a concorrência em Uberaba.

Investigação
Nesta terça-feira, em razão da suspeita de fraude, o Ministério Público pôs em campo a Operação “Todas por Uma”. Com o auxílio do MP paulista, Gaeco dos dois Estados e as Polícias Civil e Militar, foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão em Uberaba, Cravinhos, Araraquara, Vargem Grande Paulista, Cotia e Guarulhos.

Bloqueio
A pedido do promotor Eduardo Fantinati, de Defesa do Patrimônio Público, a Justiça determinou o sequestro de bens até o valor de R$ 12 milhões, soma já recebida da Prefeitura pela Gathi. Em nota, o promotor disse que “até o momento não há indícios de envolvimento ilícito de servidores públicos municipais no esquema investigado”. E que a Controladoria Geral do Município tem colaborado com documentos e informações.

Notificações
Novamente consultada pela coluna sobre os serviços prestados pela Gathi, desta vez a Secretaria de Educação, via SeCom, detalhou procedimentos adotados nesses nove meses de contrato. Em consequência de denúncias e fiscalização. Números antes não mencionados nem sob consulta.

Uma centena
De acordo com as informações da SEMED à SeCom foram feitas 140 notificações à Gathi, entre fevereiro e outubro, exigindo providências da empresa quanto à regularização e à condição de veículos, atrasos nas rotas e até má conduta de motoristas, dentre outros motivos.

Processos
O titular da SeCom, Marcos Ferreira, também detalhou à coluna que foram abertos dois processos sancionatórios no mesmo período. Um deles sobre a má condição dos veículos e o outro sobre a falta de aparelhagem adequada para a execução do serviço.

Inabilitada
Enquanto o Ministério Público fala em apuração da fraude (combinação entre empresas) em prejuízo do processo licitatório, a explicação da SEMED para a desclassificação da empresa primeira colocada na concorrência é que faltou a apresentação de documentos exigidos no edital. E mais: uma das empresas consorciadas possuia dívida ativa no Estado de São Paulo.

Compromisso
Fala oficial é fechada com a afirmação que a Prefeitura tem compromisso com a legalidade, a transparência e a qualidade dos serviços prestados.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Ignorando
Em cada 10 uberabenses, 4 não sabem o que é o Geoparque. É o que mostra pesquisa do Percent, em que as opções de resposta eram apenas “sim” e “não”, segundo o presidente e analista do instituto uberabense, Luiz Cláudio Campos. A faixa etária a partir dos 60 anos é a que menos sabe sobre o tema: 55%.

Confusão
Pesquisadores notaram que muitos dos entrevistados que disseram “sim” confundem Geoparque com Peirópolis.

Escolaridade
Luiz Cláudio também relata que o nível de conhecimento é maior entre os uberabenses que possuem nível superior (completo ou não) de educação. Disseram “sim” 93%. Entre os escolares, até a 4ª serie do ensino fundamental, os que não sabem o que é o Geoparque bateu em 80%. Na faixa da 5ª à 8ª série, 66% disseram “não”.

Compromisso
Um dos vários compromissos assumidos por Uberaba para manter a chancela da UNESCO é exatamente melhor o nível de conhecimento do uberabense em relação ao Geoparque. O Percent ouviu 600 pessoas e o analista Luiz Cláudio arrisca ser preciso investir em bons guias turísticos para melhorar o cenário.

TJ reverte
Clarindo Bergamini Júnior vai reassumir a sua cadeira na Câmara de Vereadores de Água Comprida. O desembargador Renato Dresch, do Tribunal de Justiça de Minas, deferiu tutela provisória de urgência para suspender o decreto do Legislativo que cassou o mandato de Clarindo. O vereador se diz perseguido pela situação.

Sem resposta
Consultada ainda na 2ª feira sobre as denúncias do vereador Jammal quanto ao aumento dos salários dos diretores e do número de nomeados na Cohagra, a empresa preferiu não responder até a tarde desta terça-feira. 

Olho no Senado
Em Uberaba para receber título de cidadania, deputado cabo Caporezzo esteve reunido com grupo de militares convidados pelo cabo Diego Fabiano. O parlamentar uberlandense disse estar de olho em vaga ao Senado, o que, se concretizado, abriria alguns caminhos na região para Diego e sua provável dobradinha com Ellen.

Defesas
Prefeitura apresentou defesa contra os relatórios técnicos do Tribunal de Contas do Estado que apontam irregularidades nos exercícios de 22, 23 e 24. Contas ainda sem manifestação de rejeição, diferentemente das de 2021, alvo de recurso da prefeita.

Alimentação
FETI alimenta bem os adolescentes que procura preparar e encaminhar ao mercado de trabalho. Em pregão eletrônico programado para dezembro a fundação investirá cerca de R$ 254,2 mil reais na compra de carnes para as refeições dos assistidos nos 12 meses seguintes.

Auditoria
IPSERV prepara documentação para a contratação de auditoria externa independente sobre o período de 2020 a 2025, solicitada pelo Conselho de Administração para as áreas orçamentária, contábil e administrativa do instituto.

Viajando
Informação de última hora indicou no fechamento da edição que ocupante de cargo municipal quase no topo de pirâmide estaria curtindo uns dias “de merecido descanso” em uma das principais cidades turísticas do País. Mesmo não tendo direito a férias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por