Atraso
Conceituada escola particular de Uberaba chegou a recusar a presença de equipe de técnicos da Secretaria de Saúde que faziam a vacinação contra o HPV (causador de câncer do colo do útero) de mocinhas nascidas entre 2000 e 2003. Só recuou depois que os pais a pressionaram, abrindo suas portas aos vacinadores. Muitas de suas alunas já haviam se vacinado em postos da Prefeitura.
“Otoridade”
Se não bastasse a resistência da escola, os servidores tiveram de enfrentar também assessor de detentor de mandato tirando uma de autoridade. Ele exigia que sua filha, fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde e seguida à risca pela Secretaria de Saúde, fosse vacinada contra o HPV. Insatisfeito com os técnicos, acabou lascando o tradicional “cê sabe cum quem tá falando”? E daí?
Imagens de assalto
Câmeras de segurança filmaram a ação dos criminosos que invadiram a Prefeitura na madrugada de domingo para arrombar caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. Impressiona a desenvoltura com que agiram dentro do prédio, a começar pela forma como abordaram o vigia do estacionamento, que usaram para “esconder” o veículo que usavam dos olhos de quem passava pela avenida Dom Luiz Maria de Santana. Imagens já foram disponibilizadas para a Polícia Civil.
Bate-boca
Vereador e empresário interessado em doação de área pela Prefeitura bateram boca, de forma agressiva, fora do plenário da Câmara Municipal.
Troca
Para se dedicar exclusivamente aos projetos regionais na Amvale, Antônio Sebastião deixou a assessoria de Paulo Piau, substituído por Vicentinho Araújo.
Rede de proteção
A proteção que o PCC oferece aos seus integrantes em São Paulo estava em curso também em Uberaba, segundo as investigações da Polícia Civil que levaram quatro dezenas de criminosos à cadeia. O braço do PCC de comando instalado na penitenciária “Aluízio Ignácio” possuía estrutura organizacional capaz de garantir financeiramente os associados que estão presos. Proteção que chega aos seus familiares, que, de acordo com a denúncia do promotor Laércio Conceição, dão continuidade aos negócios ilícitos.
Cadeia de comando
A organização do PCC/Uberaba incluía sete níveis de comando, responsáveis por diferentes atribuições. De um deles partia ordem geral em rede para todos os membros, enquanto outro cuidava das finanças, fazendo a fiscalização das “lojinhas” de venda de drogas, subdivididas por tipo de mercadoria, e cuidando para que dinheiro de rifas não fosse desviado.
Disciplina para todos
O PCC se organiza para exercer o domínio sobre os bairros em que se instala. Nas manifestações do Ministério Público consta que o grupo desbaratado se intrometia até mesmo nas desavenças pessoais entre cidadãos comuns, inicialmente de forma apaziguadora. Mas, existe também o grupo da disciplina, que julga os próprios companheiros com “desvio de conduta ou falta de compromisso”. E, nesses casos, a punição vai da advertência, passando por uma surra, à morte violenta.
Punidos
E foi neste contexto, segundo o promotor Laércio, com base nas investigações da PC, que Cleber Ferreira dos Santos Júnior e Matheus Cristiano de Araújo Nascimento foram torturados.
Desmoralizante
Apesar de celular ser proibido no sistema prisional, membros do PCC de Uberaba e de outros presídios faziam até teleconferências entre si, ditando regras a serem cumpridas do lado de fora.
Telhado de vidro
Este é o nome dado à operação da Receita Federal voltada para os imóveis de alto padrão, inclusive em Uberaba e região. A RF está recorrendo a helicóptero para identificar casas luxuosas já construídas ou em construção sem que os proprietários tivessem recolhido as contribuições previdenciárias dos operários. Os que foram assim identificados serão convocados a prestar contas e, se isso não ocorrer, ficarão sujeitos a multas de 75% a 225% sobre o valor devido e a outros encargos.
Ilegais
A Prefeitura já adotou procedimento semelhante entre 2008 e 2011, com as atenções voltadas para a sonegação de IPTU. Inúmeros imóveis de alto padrão figuraram entre os irregulares.
Prisão prorrogada
Justiça Federal acolheu pedido da Delegacia da Polícia Federal em Uberaba e prorrogou por mais cinco dias a prisão temporária dos três patrulheiros rodoviários presos aqui e recolhidos a presídio na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trio é acusado de corrupção e a PF pediu mais prazo para juntar as provas que alicerçarão a ação penal contra os policiais.
Uma e outras
Advogado Marcelo Palis assume a diretoria de administração da Fundação Cultural, enquanto a servidora de carreira Sandra Barra passa a comandar o RH da Prefeitura.// Porta-Voz desta terça-feira trouxe o resultado final do concurso do Codau.// China não se intimidou com a ameaça que recebeu para recolher outdoors por ele distribuídos no Grande Abadia.
“Uma pessoa boa é diferente de todas as outras.”
(Felix Frankfurter/professor austríaco)