FALANDO SÉRIO

Esquema de corrupção em Prefeitura leva a PC de Uberaba a cumprir mandados em Araxá

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 13/02/2023 às 20:15Atualizado em 14/02/2023 às 19:44
Compartilhar

Atualizada às 11h19

Operação que reuniu mais de cinqüenta policiais, comandada pelo chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, Felipe Colombari, cumpriu duas dezenas de mandados na manhã desta 5ª feira, em Araxá. No pacote estavam 19 mandados de seqüestro de bens para garantir o ressarcimento de prejuízos aos cofres públicos. 

Prefeito é alvo
Entre os inúmeros servidores alvos da operação está o prefeito de Araxá, em cuja residência foi cumprido mandado de busca e apreensão, e também o secretário de Agricultura.

Consórcio
O esquema de desvio de verbas públicas ainda em apuração ocorria via consórcio intermunicipal de prestação de serviços com maquinário agrícola. Segundo as denúncias, serviços feitos para particulares influentes eram pagos por Prefeitura.

Estranho
Diferentemente de outras operações, a nota sobre a ação em Araxá, produzida pela Comunicação da Polícia Civil em Belo Horizonte, traz pouquíssimos detalhes da investigação, dos alvos e dos resultados obtidos pela PC uberabense.

Ellen quer PL mais ao centro da Direita e defende oposição propositiva
Candidato a prefeito que não “abraçar” as pautas e valores defendidos pelo PL terá reduzidas chances de contar com o apoio da agremiação em 2024. É o que deixa entender a presidente da sigla, Ellen Miziara. Ela não descarta uma composição com a presença do PL na chapa majoritária.

Conversas
Desde as eleições, a dirigente já conversou rapidamente com Elisa e com o ex-deputado Franco Cartafina, em momentos distintos. Nada que signifique um alinhamento já encaminhado.

Novos rumos
Atenta aos recados silenciosos dados ao PL no País, Ellen entende que o partido tem de se aproximar mais do centro (da própria direita) e fazer uma oposição inteligente ao Governo de Lula. “Não uma oposição burra, mais propositiva” – sentencia.

Descontrole
A fila eletrônica de 4 mil pacientes à espera de atendimento psiquiatra é irreal. Segundo Gicelle Souza De Santi, diretora da Atenção Psicossocial da SMS, na fila figuram centenas de pacientes que estão sendo atendidos. “Talvez a metade esteja nessa situação” – frisou ao JM News 1ª edição.

Suprindo
Gicelle comentou que a SMS está contratando mais dois psiquiatras e também alguns psicólogos para melhorar a prestação de serviços, cuja demanda aumentou como uma das consequências da pandemia.

A proposta
A diretora também defendeu o tempo gasto pela área técnica para analisar projeto como a da UNIUBE, em que o Instituto “Maria Modesto” se dispõe a atender cerca de quatro mil pacientes. Ao “Pingo do J”, o reitor Marcelo Palmério comentou na semana passada a morosidade na análise da proposta.

Jogo de datas
Explicou Gicelle que o projeto a que se referiu o magnífico somente deu entrada na SMS em dezembro (há dois meses). Contudo, documentos a que a coluna teve acesso também nesta segunda-feira mostram que as tratativas entre UNIUBE/Instituto e Secretaria de Saúde tiveram início em fevereiro do ano passado para a habilitação do “Maria Modesto” como Ambulatório em Psiquiatria.

Diferenciado
O projeto não falava em internação, mas sim em atendimento psiquiátrico pelo SUS com porta de entrada separada e equipe própria. Na ausência de uma resposta da SMS, a Uniube reiterou sua proposta ao secretário Sétimo Bóscolo, aí sim no final do ano passado. 

Salve elas!
Com a uberabense tenente-coronel Fernanda Patrícia assumindo o comando do 32º Batalhão em Uberlândia, nesta terça-feira, agora são duas as mulheres comandantes no Triângulo. Fernanda é a pioneira em comando de Batalhão na região e a coronel Marisa a primeira em CRP (Patos).

Assassinato
Com Uberaba inserida entre os locais em que exerceu suas atividades, o empresário Antônio Caetano de Carvalho, de 67 anos, foi morto a tiros, nesta 2ª feira, no Procon de Campo Grande/MS. 

Audiência
O homem estava no órgão para uma audiência de conciliação com um dos seus clientes, policial militar, de acordo com os primeiros dados. Em discussão estaria uma dívida de cerca de R$ 600. 

Na cabeça
Com os servidores do Procon dizendo que não viram nada, mas apenas ouviram os estampidos, o empresário do ramo de peças recebeu três tiros, um deles na cabeça. O autor fugiu sem ser identificado.

Devagar
Está aquém das expectativas a procura pela regularização de imóveis com “contrato de gaveta”, com a cobrança de apenas 1% de ITBI. A redução do imposto vale por apenas 3 meses e quase 45 dias já se passaram.

Irregulares
Não são poucos os imóveis nessa situação de irregularidade, o que também gera dificuldades para o Departamento de Posturas na lavratura de uma multa por terreno sujo, por exemplo. Ela sai no nome do proprietário original, que reclama, e não do dono com “contrato de gaveta”.

Sem prorrogação
Sem qualquer perspectiva de prorrogação do prazo, que vence em 31 de março, o secretário da Fazenda, Roberto Tosto, irá se reunir na 4ª feira com segmentos interessados no tema ITBI para regularização: cartórios, construtoras e empreendedores imobiliários.

Desconhece
Avalia Tosto que a baixa procura pela regularização de imóvel, que se esperava ser estimulada com a redução do ITBI, resulte do desconhecimento da possibilidade em prazo de 90 dias.

Recurso
“Premiada” com uma declaração de inidoneidade firmada pelo secretário Alexandre Marcelo, da SDS, a EXP Parking (rotativo) apresentou recurso, agora submetido à Procuradoria Geral do Município.

Ação trancada
Aceitando a tese dos advogados da defesa (Leuces Teixeira pelo NPJ da Uniube e Lucas Mazete), o STJ determinou à Justiça de 1ª instância, em Uberaba, que seja trancada ação penal contra dois homens acusados de tráfico.

Ilegalidades
Desembargador Jesuíno Ressato, atuando no STJ como convocado, considerou ilegais as provas apresentadas contra os suspeitos e até mesmo a forma da abordagem feita a eles por PMs. Para o magistrado, feita sem justificativa. 

Na calçada
Dizem os autos que os acusados de tráfico estavam sentados na calçada diante da casa de um deles quando foram abordados. Com o morador foi encontrado um cigarro de maconha, o que levou os policiais a entrarem na residência, segundo disseram, com a concordância do abordado.

Mais drogas
Dentro do imóvel foram encontrados 400 gramas de maconha e uma grande pedra de crack de 35 gramas e ainda vinte e nove pedras menores. Provas também consideradas ilícitas pelo membro do STJ, que tratou a entrada na residência como invasão.

Errata
Diferentemente do que foi noticiado, em assembléia do Conselho Universitário da UFTM, de 6 de fevereiro, os professores integrantes do Instituto de Ciências de Saúde ajudaram a aprovar o voto paritário na consulta informal para reitor. Equívoco resultou de informação truncada transmitida à coluna, envolvendo três diferentes siglas de setores da UFTM.

Composição
O Instituto Ciências da Saúde (ICS) reúne Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Nutrição e Educação Física. E todos os professores do instituto com assento no CONSU votaram pela paridade de votos para a aferição do nome desejado pela comunidade UFTM para futuro reitor, na consulta informal. Posição que estava previamente decidida pelo colegiado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por