FALANDO SÉRIO

Está proibida a venda de frango vivo

Segundo Guimarães, a proibição não é nova, mas somente agora será fiscalizada. É que ...

Wellington Cardoso
Publicado em 24/11/2011 às 10:20Atualizado em 19/12/2022 às 21:15
Compartilhar

De olho

O sistema bancário está merecendo atenção especial das polícias nas últimas semanas. Nomes de gerentes, endereços e telefones foram levantados para a eventualidade de uma emergência. Aparentemente, todos eles estão sob vigilância velada. A questão é mantida sob sigilo, mas fica claro que houve sinalização de que quadrilhas estariam vindo de outras regiões, em especial do estado de São Paulo, para ações na cidade. São inúmeros os casos de gerentes de agências que tiveram residências invadidas e foram obrigados a acompanhar ladrões até ao banco.

Comércio clandestino

De R$5 milhões a R$6 milhões são movimentados anualmente em Uberaba pelo comércio de frango vivo e ovos sem qualquer controle sanitário – revela o secretário de Agricultura. José Humberto Guimarães não tem notícias de que isso tenha provocado alguma doença, mas ressalta a necessidade do controle sanitário, previsto em convenções internacionais e na legislação brasileira, como ação preventiva voltada para a saúde do consumidor e à proteção e melhoria das raças, com reflexos na economia globalizada.

Frango em pé

A partir deste fim de semana estará proibida a venda de frango vivo nas feiras e de porta em porta. Segundo Guimarães, a proibição não é nova, mas somente agora será fiscalizada. É que antes não havia no município um abatedouro de aves, agora em funcionamento. Diz o secretário que é impossível o controle sanitário das aves no município, pois frangos e ovos são produzidos em 80% das propriedades rurais, fazendo parte da renda dos ruralistas. Com a concentração do abate em local adequado, a carne terá esse controle.

Como podem?

A Assembleia Legislativa de São Paulo usou sua varinha de condão para acabar com os assaltos praticados por motociclistas: aprovou projeto de lei proibindo o garupa em moto. Brilhante! Como bandidos também usam carros em suas ações, o próximo passo, certamente, será proibir o passageiro. Na incompetência do Estado em combater o crime, as consequências sobram para os cidadãos de bem, que ficam sob fogo cruzad de um lado, os bandidos, do outro, os políticos com as suas ideias. Fica a expectativa de que o governador não compartilhe dessa insensatez.

Na bronca

Indignado e surpreso é como Marcelo Borjão se sentiu com mensagem postada por Tony Carlos no facebook, colocando-o, ainda que sem citar nomes, entre os vereadores que votaram a favor da ganância dos empresários do transporte coletivo, desejosos de eliminar a figura do trocador. Nas entrelinhas, Borjão, ex-peemedebista e agora no DEM, vê ingratidão no comportamento do colega, a quem defendeu como candidato a deputado dentro do PMDB, que não o queria à época, e em outras ocasiões.

Motivação

Borjão não admite também ser rotulado de conivente com o Executivo e diz que o colega, “agora que está magoado” (por não ter o apoio de Anderson para ser o candidato do PMDB a prefeito), muda uma postura mantida ao longo de sete anos. “Esse não é campo de batalha” – disparou Marcelo, sem esconder sua insatisfação com Tony Carlos, que “absolveu” no episódio apenas Almir Silva, Riposatti, Godoy, Jorge Ferreira e Itamar Ribeiro. Até o início da tarde não havia tréplica postada por Tony.

Tô fora

Marcos Montes aproveitou a coluna que escreve semanalmente no JORNAL DA MANHÃ para dizer, ontem, que não será candidato a prefeito em 2012. Em meio a críticas a Anderson, o deputado federal ressaltou que, no ano que vem, não haverá confronto direto entre eles, nas urnas, porque cada um terá o próprio candidato à Chefia do Executivo. Mas, que isso ocorrerá em 2014, deixando claro que buscará outro mandato na Câmara Federal e que espera ter Anderson como adversário.

Nem céu nem inferno

Conselho da Comunidade, criado pela Vara das Execuções Penais para acompanhar a rotina da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”, não identificou até agora nenhuma situação real de maus-tratos a detentos. Mesmo tendo ouvido esta semana todas as mulheres recolhidas ao pavilhão feminino, segundo seu presidente, o advogado Vitor Rachid Daher mencionou que algumas detentas se queixaram da “falta de polidez” de agentes, mas houve elogios da parte de outras. Nos próximos dias, a comissão ouvirá os homens, começando pela escola que funciona no complexo.

Comida ruim

Unanimidade mesmo na penitenciária é a má qualidade da comida, sem que o Estado adote qualquer providência em relação à empresa que a fornece. O que falta em tempero sobra em “porcarias” encontradas por presos e agentes penitenciários, incluídos fios de cabelo, larvas e pedras. O Conselho da Comunidade vai propor à juíza da Vara das Execuções Penais que presos sejam selecionados para trabalhar na cozinha, como experiência, na tentativa de mudar a qualidade das refeições quanto ao seu preparo.

Uma e outras

Delegado Alexandre, escrivão e quatro investigadores encarregados do caso Stacciarini retornaram a Uberaba na 2ª feira, depois de passarem o feriadão em BH.// O “xerife” Edson Moreira ficou por lá.// Posto de Policiamento no Residencial 2000 será inaugurado por Anderson e entregue à Polícia Militar no início da noite de sábado.

A vida é construída nos sonhos e concretizada no Amor”.

(Chico Xavier)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por