Definido
Ignorando processo seletivo feito no início da sua gestão, Zema nomeou exclusivamente por indicação política o substituto do professor Maurício Ferreira como superintendente Regional de Saúde. A nomeação de Eurípedes Turati Leitão foi antecipada para este fim de semana, assim como a exoneração de Maurício, antecipada por FALANDO SÉRIO na 6ª feira. Decisões recebidas com surpresa em Uberaba.
Ex-regulador
Leitão, que não é profissional de saúde, foi regulador na SMS então dirigida por Fahim Sawan e não voltou na gestão de Iraci Neto. No processo seletivo feito por Zema para a SRS, não respeitado, o petista Ivan José da Silva, ex-superintendente, foi o segundo colocado.
Fogo “amigo”
O exonerado professor Maurício havia sido, há meses, alvo de uma intriga em Belo Horizonte a partir de Uberaba. Foi enviada ao Governo cópia de pequena parte editada de fala do então superintendente na audiência pública da Câmara, em que foi discutida a regulação em Uberaba e região.
Fora do contexto
A edição fez parecer, vista fora do contexto de toda a conversa, que o uberabense havia criticado o próprio Estado quanto ao repasse de recursos não feitos para o Hospital Regional. E ele estava apenas explicando, em detalhes, a questão do financiamento do HR a partir de questionamento do vereador Túlio Micheli, que não aparece na gravação editada.
Sob ameaça
Blogueira uberabense Mariana Ferrer e sua mãe Luciane Aparecida Borges receberam ameaças de morte pela rede social. Foi o que Luciane registrou em REDS lavrado pela Polícia Militar.
Provas
A mãe relatou ter documentado as ameaças.
Estupro
Mariana ainda hoje luta por justiça em relação ao estupro que denunciou ter sofrido durante uma festa, em Florianópolis, em dezembro de 2018. O estuprador apontado por ela foi absolvido em 1ª instância.
Repercussão
Episódio ganhou repercussão nacional a partir da divulgação, em 2020, de vídeo de audiência na Justiça catarinense, em que a uberabense passou por constrangimentos.
Perdas e perdas
Um artigos publicados pela site jurídico Jota, Cássio Casagrande, procurador do MP do Trabalho no Rio, tece críticas à nova reforma trabalhista, apontando a série de perdas impostas aos trabalhadores.
Estratégia
A Medida Provisória de Bolsonaro, que era uma reprise de normas com 25 artigos, foi enxertada na Câmara, por deputados aliados, e passou a ter 93 artigos, criando a figura de trabalhadores sem direitos e salário aviltante.
Pois é!
Nessas condições, até órgãos públicos poderá contratar servidores temporários.
Mais perdas
E também a reforma tributária acarretará mais algumas perdas para os assalariados. Entre elas, a perda do incentivo ao Programa de Alimentação do Trabalhador, que deixará de ter redução no IR da empresa.
Aumento
A perda de incentivos dados a alguns segmentos como itens farmacêuticos e de higiene e limpeza levará ao aumento dos custos de produção e, consequentemente, de preços ao consumidor.
Autenticidade
Em áudio, o deputado Aelton Freitas desabafa com empresário que cobra seu voto contra a reforma tributária, frisando que “vocês precisam decidir o que querem”.
Dois lados
Segundo ele, se vota contra ou a favor de Bolsonaro, vocês mesmo caem de pau na gente. E destacou que em política questões técnicas precisam ser consideradas.
Taxação
Aelton lembra que, em 2004, enquanto senador, sementes melhoradas seriam tributadas e, procurado por José Olavo e Paulo Ferola (ABCZ), fez trabalho de convencimento de colegas e a isenção foi aprovada.
Vigente
Isenção vigente ainda hoje, mas que desaparecerá se a reforma for aprovada como está, surgindo a tributação de 17%.
Indignados
Loteadores, construtores e produtores rurais já se manifestaram indignados com as consequências da reforma. Na construção de uma casa popular, o investidor terá a metade do seu ganho abocanhado pelo Governo.
Troca
Não apenas a Superintendência Regional de Saúde terá troca de comando. Um outro cargo do Estado está na iminência de mudança. Na SRS, o nome do substituto de Maurício Ferreira deve ser formalizado até terça.
Bem dito
O mineiro presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse em entrevista que “gostaria que toda essa energia gasta no Brasil para criar polêmica e divisões fosse concentrada para resolver problemas de fome, miséria, desemprego” e outros.
Exposição
Tem sequência neste domingo, no Jockey Club, o 68ª Fest In Dog do Triângulo.
No campo
Nos sete primeiros meses do ano, 127 pequenos produtores rurais foram beneficiados com serviços executados em suas propriedades por tratores e implementos agrícolas da Sagri.
Censo animal
Denise Max insiste na necessidade de o município conhecer de fato quantos são os cães e gatos de Uberaba para atender a lei estadual de 2016, que trata da identificação, proteção e controle desses animais.
Quantidade
Vereadora quer a realização de um censo, lembrando que os últimos números conhecidos são os aferidos em 2004 pela Supra, constatando que 12 mil animais viviam em situação de rua.
Estimativa
Os números atualmente conhecidos são estimados, cita a vereadora: 64,1 mil cães e 20,6 mil gatos entre os domiciliados e os abandonados.
Maus-tratos
O seu colega Caio Godoi está propondo que nas contas da CODAU sejam inseridos os telefones (do Estado e do Município) para a população denunciar maus-tratos a animal.
Reclamação
Uberabense formalizou à Agência Nacional de Saúde Suplementar reclamação contra a RN. Diz ele que não pode ser atendido pelo plano em Uberaba e precisou se dirigir a Uberlândia para um procedimento.
Reembolso
E, passados mais de 40 dias úteis, a RN não fez o reembolso do que gastou, pedido em protocolo de 23 de junho. Depositou apenas R$ 181,19, na última 6ª feira, de uma despesa de mais de R$ 4 mil.
Pão dá prêmio
Sindicato da Panificação e Confeitaria promove o concurso “Meu jeito de comer pão francês” para incentivar o consumo de um dos alimentos mais tradicionais do País e premiar receitas novas e criativas postadas no Instagram até 7 de setembro.
A lição
Mais uma aula do professor de física Éber Chaban. Agora, sobre a calibragem de pneus.
30 libras no pneu do carro e 60 na bicicleta?
Uma das poucas coisas que restam em nosso país que ainda é medida em unidades do sistema inglês é a pressão nos pneus. Nós chamamos à esta unidade de libras mas, o nome correto é libras-força por polegada quadrada. Mas, vamos deixar estes detalhes para lá.
A questão é a seguinte: é comum se calibrar os pneus de um carro com pressão de 30 libras e nas bicicletas, com 50 ou 60 libras, Isto nas bikes mais comuns. Nas chamadas de speed, aquelas que tem um pneu bem fininho parecendo uma salsicha, a pressão pode chegar a até 120 libras. Mas como? Pneu pequeno com pressão grande e pneu grande com pressão pequena? Parece um contra senso.
Vamos examinar este fato pelos olhos da física. A pressão é uma grandeza inversamente proporcional à área, significa que área pequena precisa de pressão grande e vice-versa. Em uma bicicleta tipo speed, a área de contato do pneu com o solo é muito pequena, portanto requer na calibração uma pressão bastante grande. Por que os tratores tem pneus tão grandes? Justamente para que possam ser utilizados com pressão pequena, afinal eles devem trafegar em regiões de plantio. Nestes locais se o solo for compactado pelo contato com um pneu muito duro, de grande pressão, as plantas não vicejam. O trator então, pode transitar sem comprimir demais o solo em terrenos arados, coisa que seu carro não pode fazer. Resumind quanto maior a área de contato do pneu com o solo, menor a pressão necessária.