FALANDO SÉRIO

Estremecimento entre vice e prefeita é o mais rápido dos mandatos do Executivo

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 17/03/2022 às 19:30Atualizado em 18/12/2022 às 23:41
Compartilhar

Mudança no HC

Ana Lúcia Simões está deixando a Superintendência do Hospital de Clínicas, o que era esperado a partir do momento em que médicos levaram ao reitor Luís Fernando a sua insatisfação com a gestão dela. Nesta 5ª feira, Ana já limpava suas gavetas.

Confirmado

Segundo a Comunicação do HC, a intenção de mudança havia sido externada pelo reitor à própria Ana Lúcia, em reunião na sexta-feira (11). Luís Fernando disse-lhe que tinha a intenção de colocar outra pessoa no cargo. A enfermeira fica no posto até a publicação oficial.

Será médico

E tudo indica que o novo superintendente será médico. Pelo menos dois já teriam sido consultados e recusado. Um deles, Murilo Antônio Rocha, que já ocupou o cargo no HC e o exerce atualmente no Hospital Regional.

Infectologia

A Superintendência pode ser confiada a um infectologista e os nomes especulados são Rodrigo Molina e Mário Leon Silva-Vergara.

Vapt vupt

O afastamento do vice-prefeito Moacyr Lopes da prefeita Elisa foi o mais rápido de um mandato do Executivo em Uberaba. Houve estremecimento de relações em outras gestões, não nessa rapidez, e em nenhum caso o vice decidiu mudar seu gabinete do Centro Administrativo.

Júri cancelado

Incidente de insanidade mental formalizado pela defesa de Márcio Antônio de Souza Rodovalho levou ao cancelamento da sessão do Tribunal do Júri que ocorreria na 4ª feira sob a presidência do juiz Stéfano Renato Raymundo.

A acusação

Márcio é acusado de ter matado com 5 tiros Washington Gomes Cordeiro. Crime registrado há 14 anos, em 21 de março de 2008, na rua França/Boa Vista.

Covid-19

Pedido de informações feito pelo procurador federal Felipe Augusto sinaliza dor de cabeça para o Executivo. Um Termo de Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura e o MPF foi firmado em meados do ano passado, e alguns compromissos não foram integralmente cumpridos.

Vacinação

Entre os itens descumpridos estão a publicação no portal da Transparência do número de idosos vacinados e a vacinação à época de grupos estranhos ao Plano Nacional de Imunização, com justificativas.

Atualizados

No TAC a Prefeitura se comprometeu a manter atualizados os dados sobre a vacinação disponibilizados à população, o que incluía os números diários da vacinação. O boletim diário deixou de ser publicado.

É legal

Associação dos Delegados do Brasil perdeu ação com que pretendia anular dispositivo de lei estadual mineira, de 2016, permitindo que a PM também faça Termo Circunstanciado de Ocorrência. A decisão de que a prática é legal foi dada pelo STF .

Poder ofensivo

Os TCOs são lavrados em casos de crime de menor poder ofensivo e encaminhados diretamente ao Juizado Especial.

Agora é o Reds

A Guarda Civil de Uberaba passará a ter competência para também lavrar Relatório de Evento de Defesa Social, atualmente restrita às Polícias Civil e Militar. A iniciativa é do deputado Heli Grilo, que teve projeto de lei com esse objetivo aprovado pela CCJ da Assembléia.

Paternidade

O Reds nasceu na área de tecnologia da Polícia Militar, substituindo o antigo Boletim de Ocorrência. Documento tem riqueza de detalhes de um evento criminoso, o que era uma carência no anterior.

Normalidade

Retornou à normalidade esta semana o atendimento ao advogado que procura a penitenciária para conversar com o cliente preso. Nesta 4ª feira, a presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB esteve conversando com os diretores do complexo.

Avanço

A advogada Núbia Martins Costa agradeceu a compreensão dos policiais penais, frisando ser legítima a reivindicação salarial deles, mas que os advogados não podem ser privados do contato com os clientes.

Grampo

STF já tem votos suficientes para considerar legal a renovação de escuta telefônica pelo período que ela for necessária às investigações. Uma decisão em contrário poderia anular provas em inúmeros processos criminais, inclusive em Uberaba.

Postos

Um desses processos, o decorrente de denúncia do Ministério Público contra dez empresários do ramo de combustíveis.

Parada

Ação está praticamente parada desde o início do ano passado, quando o Tribunal de Justiça analisou recurso de advogados da defesa e suspendeu a programada audiência de instrução e julgamento.

Muitas perdas

Enfermeiros da UFTM a serviço do Hospital de Clínicas acumularam perdas durante a pandemia. A mais incompreensível delas é o corte da insalubridade na fase mais crítica da Covid-19. Até na alimentação foram prejudicados, perdendo a refeição em plantão de 12h.

Desigualdades

Os enfermeiros também se queixam da falta de um espaço digno para os pequenos intervalos para descanso durante os plantões e ainda da diferenciação de carga horária entre eles (estatutários de 40 horas semanais) e os celetista da Ebserh (30 horas).

Sem eleição

Outra bronca da categoria é com o fim da eleição direta para diretora da Divisão de Enfermagem, que passou a ser indicada sem o aval da categoria.

Respiração

Nos primeiros 14 dias de março, 20% dos pacientes atendidos nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) apresentavam problemas respiratórios. Foram 1 mil 315 no universo de 6 mil 616 atendimentos.

Ameaça

Pegou mal entre os agentes a ameaça feita por Zema, acenando com a possibilidade de punição e até demissão dos policiais mineiros que estão cobrando dele compromisso de 2019 não honrado.

Ai que medo!

Lembrando que a segurança pública não está de greve, o deputado sargento Rodrigues respondeu ao governador: “Se policial tivesse medo de ameaça nem sairia às ruas”. E o deputado subtenente Gonzaga acrescentou: “Para ele (Zema) dormir, o soldado permanece acordado”.

Fuga de APAC

Em Patos, dois recuperandos com extensa ficha criminal, segundo a PM, fugiram da APAC na noite de 4ª feira. Com um grampo eles abriram a porta da cela e depois pularam o muro da instituição. Até a tarde desta 5ª feira eles não haviam sido recapturados.

China busca a Justiça

A falta de transporte escolar na zona rural levou o vereador China a procurar a Justiça. Lembrando que o serviço é prestado pelo município há mais de 20 anos, China quer que a Justiça determine à Prefeitura que cumpra com a obrigação. Inicialmente, em favor dos estudantes que moram em fazendas ao longo da BR-050, imediações do Posto Caxuxa. “Cansei de pedir e não ser atendido, por isso busquei a Justiça” – justificou o vereador.

De mau gosto

Da tribuna da Câmara Federal, o deputado Franco Cartafina considerou o que “parece brincadeira de mau gosto”, representada pelo anúncio da Aneel da cobrança de uma nova taxa na conta de energia elétrica a partir de 2023. E conclamou os colegas a unirem esforços contra essas cobranças (a outra é a taxa de escassez hídrica) que encarecem a vida do brasileiro. Franco lembrou que mesmo com várias cidades mineiras debaixo de água, a taxa de escassez hídrica continua sendo cobrada. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por